terça-feira, 30 de abril de 2013

 


REKO, O PRÓXIMO GUERREIRO A DESPONTAR

Plantel de Juniores do Sporting de Braga apresenta Reko como um dos seus valores de maior potencial

Numa altura em que se disputa a Fase Final do Nacional de Juniores, esperam-se ainda novidades sobre as suas performances de uma das revelações da prova que atingiu um nível de popularidade elevado junto dos adeptos do Sporting de Braga depois de na época passada ter realizado um Nacional de Juvenis de grande qualidade.

Luís Silva, mais conhecido por Reko, foi brilhando em vários encontros que não passaram em claro, justificando assim o interesse dos bracarenses apos a sua saída do Sporting, e esse talentoso jogador acedeu a responder a várias questões colocadas pelo ‘Nova Academia de Talentos’ na primeira de várias entrevistas previstas para o futuro.

Como correu a época passada pelo Sporting de Braga?

As coisas em Braga correram muito, muito bem mesmo, fui titular praticamente todos os jogos, só falhei 3 de todo o campeonato, um deles porque já estávamos apurados para a 2ª fase e o Mister justificou o porquê de eu estar de fora (para dar tempo a outros companheiros) e os outros dois porque fui expulso sem motivo aparente.

Fui capitão em um jogo (voto de confiança do Mister devido à excelente época), fui chamado aos Juniores a meio da época e consegui mesmo ser convocado para um jogo contra o FC Porto no Olival e estive no banco, fui ainda referenciado pela Selecção Nacional... Foi sem dúvida a melhor época até hoje,
fiz 21 jogos na 1ª fase em 22 jogos possíveis, na 2ª fase em 6 jogos fiz 4 porque fui expulso. No total nas 2 fases fiz 2 golos, um na 1ª fase e um na 2ª.

Permaneceste, sem surpresa, nos Juniores. Com 17 anos possuis um interessante grau de experiência… Pode dizer-se que essa foi a tua época de referência?



Foi a melhor época até hoje, sem dúvida nenhuma, e ainda sonho com a minha primeira internacionalização, era mesmo um sonho realizado.

Que feitos da época passada relembras com maior carinho?

Essa época correu-me muito bem a nível individual, consegui ser chamado à equipa de Juniores e ainda fui convocado para um dos seus jogos (FC Porto vs Sp.Braga).
 
Chegaste a Braga depois de várias épocas no Sporting, tens mesmo calado algumas desconfianças de quem mostra uma atenção excessiva sobre os três grandes, nomeadamente o próprio Sporting. Como foi que tudo começou?

Comecei a jogar no Gil Vicente aos 6 anos por influência do meu irmão mais velho.

Como é que isso aconteceu, qual foi a importância do teu irmão para que isso acontecesse?

O :)
meu irmão mais velho jogou no Gil Vicente se não me engano 13 anos, e foi por causa dele que eu fui para lá, mais tarde acabou por ir para o Gil também o meu irmão mais novo por influência de ambos.

Como se chama o teu irmão? Quando é que o deixaste novamente sozinho, ou seja, te mudaste para Lisboa?

Ricardo Silva, esse é o Reko original. Na altura quando tinha 12 anos tinha convite do Sporting, Benfica e FC Porto e acabei por escolher o Sporting.


Como foi a passagem pelo Sporting, tens ideia de quantos jogos fizeste e golos marcaste? Enquanto lá estavas tiveste propostas para sair?

Na época passada realizei 28 jogos, 26 deles como titular, nessa altura
jogos devo ter feito em dois anos seguidos cerca de 40, no máximo… golos no total fiz talvez 10. Que eu saiba não tive propostas... só me diziam os dirigentes do Gil Vicente que se eu saisse do sporting tinha as portas abertas e por acaso quando saí de lá houve um conflito porque diziam que era obrigatório eu ir para lá e eu e a minha mãe tivemos de assinar um documento de que era de meu agrado ir para Braga.
Deixaste o Sporting e voltaste ao Minho. Como resumes a tua passagem por Braga, tens tido propostas de outros clubes?

Vai ser o meu 3º ano cá, foi quando saí do Sporting
, na altura o clube falou-me de um empréstimo à Académica mas no aceitei. Acho que não tenho outros interessados, tenho contrato com o Braga e acho que se falassem de alguma possibilidade de saída não me iriam dizer. Acho que não.

Não seria de estranhar se em pouco tempo fosses ‘premiado’ com um contrato profissional, que seria apenas mais uma motivação para que como jogador te sentas bem no clube, parece-me evidente que tens reais possibilidades de o fazer. Isso seria um objectivo para ti? O que podes acrescentar ao meio-campo do Sp.Braga?
 
Temos é de demonstrar que realmente o merecemos. Gosto de jogar nas três posições, a posição 8 e 10 são idênticas para mim mas a 6 é mais recuada... acho que tiro mais partido e retiro mais de mim na posição 6 e é onde me destaco mais.
 
Em que outras posições jogaste na temporada passada?

No ano passado aqui em Braga a táctica em alguns jogos foi 4x1x3x2, o que fazia com que se jogasse com os médios interiores mais abertos e acabariam por fazer a posição 7 o médio do lado direito e a posição 11 o médio do lado esquerdo, cheguei a jogar do lado direito em dois ou três jogos.
 
Como te saíste nesse lugar? Essa experiência beneficiou o teu jogo?

Não jogo muito bem na posição 7 porque não sou muito, muito rápido.

Assim sendo, qual é a tua verdadeira preferência, o lugar no qual mais rendes?

Gosto mais de jogar a trinco…ali cheio de raça no meio-campo.
 
Acreditas que será nesse lugar que a tua carreira ganhará maior dimensão? Tens alguma motivação especial a impulsionar-te?

Não sei se pode chamar a isto já de ‘carreira’, sou um projeto ainda. Mas sim tenho, claro que tenho. A minha Família, a minha namorada e alguns colegas são pessoas que me dão muita motivação e estão lá sempre que preciso e são eles que me dão força para seguir em frente.
 

Tendo em conta a sua qualidade e a ambição demonstrada nestas respostas, resta esperar que Reko mantenha o nível que tem apresentado, encontrando-se na sua terceira época no clube, tendo em idade sub-18 lutado por um lugar nos Juniores dos arsenalistas e obtido os seus propósitos, nunca deixando para trás as qualidades humanas que o caracterizam.

Reko trata-se de um atleta humilde e muito trabalhador que no presente recupera de uma cirurgia ao dedo mindinho de um dos pés, esperando a sua equipa que possa ter uma recuperação rápida e possa ainda ser opção antes do final da presente época.


 
 
Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com





MADEIRA FOI PÉROLA PARA TÍTULO QUASE ANUNCIADO

Benfica coloca-se a seis pontos da conquista do título depois de ter derrotado o Marítimo

A noite de segunda-feira trazia a lume o encontro mais esperado da jornada da Liga Zon Sagres pelo facto de colocar em jogo o líder da prova, o Benfica, pressionado pela vitória do ainda campeão em título, o FC Porto, cerca de 48 horas antes, perante um adversário sempre forte no seu reduto, o Marítimo.

O conjunto madeirense apresentava como principal força o facto de não perder em casa há cerca de oito meses, força essa com a qual os encarnados souberam lidar, ultrapassando-a com mérito num encontro no qual a presença dos postes se voltou a manifestar, nomeadamente para Lima, que atirou aos ferros por duas ocasiões já depois de ter marcado o golo inaugural, anulado sobre o intervalo pelo maritimista Igor Rossi.

Acabaria mesmo por ser este defesa brasileiro o elemento decisivo ao ter voltado a marcar, desta feita na sua própria baliza, proporcionando um final de encontro no qual as celebrações benfiquistas foram visíveis, certamente pelo facto de estarem cientes de que a sua vantagem de quatro pontos parece confortável tendo em conta que faltam disputar-se apenas mais nove.







FICHA DE JOGO
Liga Zon Sagres – 27ª Jornada
Clube Sport Marítimo 1-2 Sport Lisboa e Benfica
Data: 29 de Abril de 2013
Hora: 20h
Local: Estádio dos Barreiros - Funchal
Arbitragem: Manuel Mota (árbitro principal), - Braga

CLUBE SPORT MARÍTIMO: 77- Romain Salin; 21- Briguel; 3- Márcio Rosário; 4- Igor Rossi; 18- Luís Olim; 5- Rafael Miranda; 6- Sérgio Marakis (90- David Simão, 75 min.); 84- Artur (9- Philipe Fidelis, 82 min.); 10- Heldon Ramos (30- Danilo Dias, 79 min.); 91- Suk Hyun-Jun e 17- Leocísio Sami
Suplentes não Utilizados: 1- Wellington Lima, 2- João Diogo, 44- João Guilherme e 28- Rúben Brígido
Treinador: Pedro Martins

SPORT LISBOA E BENFICA: 1- Artur Moraes; 14- Maximiliano ‘Maxi’ Pereira; 4- Luisão; 24- Ezequiel Garay; 34- André Almeida; 21- Nemanja Matic; 35- Enzo Perez; 18- Eduardo ‘Toto’ Salvio; 15- Ola John (7- Oscar ‘Tacuara’ Cardozo, 60 min.); 19- Rodrigo Moreno (17- Carlos Martins, 75 min.) e 11- Rodrigo Lima (3- Roderick Miranda, 90 min.)
Suplentes não Utilizados: 13- Paulo Lopes, 25- Lorenzo Melgarejo, 10- Pablo ‘Pablito’ Aimar e 23- Jonathan Urreta
Treinador: Jorge Jesus

Indisciplina: Márcio Rozário (4 min.), Igor Rossi (21 min.), Artur (27 min.); Ezequiel Garay (43 min.), Luisão (68 min.) e Oscar ‘Tacuara’ Cardozo (91 min.)
Resultado ao Intervalo: 1-1
Resultado Final: 1-2
Marcadores: Igor Rossi (41 e 72 ag mins); Rodrigo Lima (5 min.)
Melhores em Campo: Suk Hyun-Jun (CS Marítimo) e Rodrigo Lima (SL Benfica)

 
Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

segunda-feira, 29 de abril de 2013





SOFRIMENTO NACIONAL POR UM LUGAR INTERNACIONAL

Sporting continua na rota da Liga Europa ao ter derrotado o Nacional

Depois de ter dado boa conta de si mas ainda assim saído derrotado do derby frente ao Benfica, o Sporting encontrava no Nacional um rival à altura da sua capacidade actual e das suas exigências, viajando até a Alvalade para encontrar um leão em bom momento de forma.

As sensações positivas dos verde-e-brancos cedo se tornaram visíveis, tornando possível, pese embora a equipa tenha passado alguns sustos, mais um triunfo precioso que permitiu mesmo ultrapassar o adversário madeirense e tornar ainda mais ao alcance o objectivo de assegurar o último posto que possibilita o apuramento para a Liga Europa.

Sabe-se que os restantes lugares se encontram já ocupados pelo Vitória de Guimarães e ainda o conjunto que sair a perder no confronto entre Sporting de Braga e Paços de Ferreira, que procuram apurar-se para a Liga dos Campeões, podendo o quinto lugar na Liga corresponder aos interesses dos leões, que mostram um futebol a condizer com esse propósito.




FICHA DE JOGO

Liga Zon Sagres – 27ª Jornada
Sporting Clube de Portugal 2-1 Clube Desportivo Nacional
Data: 28 de Abril de 2013

Hora: 18h
Local: Estádio José Alvalade - Lisboa
Árbitro: Jorge Ferreira – Braga

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL: 1- Rui Patrício; 13- Miguel Lopes (16- Valentin ‘Titín’ Viola, 78 min.); 34- Tiago Ilori; 15- Marcos Rojo, 5- João Graça ‘Joãozinho’; 21- Fabian ‘Fito’ Rinaudo (Capitão); 23- Adrien Silva (8- Stijn Schaars, 60 min.); 28- André Martins (20- Zakaria Labyad, 68 min.); 51- Armindo Bangna ‘Bruma’; 9- Ricky van Wolfswinkel; 11 – Diego Capel
Suplentes não Utilizados: 12- Marcelo Boeck; 6- Khalid Boulahrouz; 19- Santiago Arias e 18- André Carrillo Diaz
Treinador: Manuel Jesualdo Ferreira

CLUBE DESPORTIVO NACIONAL: 12- Gottardi; 6- Moreno (Capitão); 4- Edson Sitoé ‘Mexer’; 27- Ali Ghazal (30- Miguel Rodrigues, int.); 5- Marçal,14- Claudemir da Silva; 15- João Garcês ‘Jota’ (90- Bruno Moreira, 69 min.); 10- Diego Barcellos (31- Nuno Campos, 34 min.); 9- Mateus; 19- Mario Rondón e 11 – Daniel Candeias
Suplentes não Utilizados: 1- Vladan Glijen; 2- João Aurélio; 17- Edgar Costa e 99- Ladji Keita
Treinador: Manuel Machado

Indisciplina: Marcos Rojo (87 min.); Ali Ghazal (40 min.), Marçal (41 min.), Nuno Campos (78 min.), Miguel Rodrigues (86 min.), Daniel Candeias (90 min.) e Bruno Moreira (90 min., expulso)
Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado Final: 2-1
Marcadores: Diego Capel (6 min.) e Marcos Rojo (86 min.); Daniel Candeias (74 min.)
Melhores em Campo: Diego Capel (Sporting CP) e Daniel Candeias (CD Nacional)




Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R. (Carlos Alberto Costa)
Nova Academia de Talentos

domingo, 28 de abril de 2013

 





ÁGUIA REAGE E EQUILIBRA CONTAS

Equilíbrio de forças no Nacional de Iniciados acentua-se com a primeira vitória do Benfica

Numa Fase Final do Nacional de Iniciados na qual se disputa um clássico por jornada, a ocasião desta feita proporcionava um confronto entre Benfica e FC Porto que se assumia acima de tudo como um momento propício ao orgulho benfiquista depois de uma entrada em prova acidentada e até azarada na qual em dois encontros… as águias foram derrotadas por duas vezes.

Acabou por ser essa a reacção da equipa encarnada perante um rival que se esperava forte, tendo entrado cedo a ganhar com um tento do ponta-de-lança José Gomes, respondendo os dragões também pela sua referência ofensiva, Rui Pedro, com o tento de uma igualdade que apenas não se manteve até final por acção do atacante Madiu Bari, que ofereceu aos encarnados a primeira vitória nesta derradeira fase.

Para além do maior equilíbrio entre Benfica, FC Porto e Gafanha, a vitória benfiquista ganha ainda outra dimensão, a de colocar o vizinho e rival Sporting na rota do título, ainda que para as águias apenas interesse que se encontra cumprido o objectivo de regressar à corrida ou pelo menos aos bons resultados.




FICHA DE JOGO:
Campeonato Nacional de Iniciados – Fase Final – 3ª Jornada
Futebol Clube do Porto 2-0 Vitória Futebol Clube
Data: 28 de Abril de 2013
Hora: 11h
Local: Caixa Futebol Campus - Seixal
Árbitro: Hugo Serafim Silva

SPORT LISBOA E BENFICA: 1 - João Moreira; 2 - Diogo Cabral ‘Calila’; 3 - Pedro Pereira; 4 - Luís Silva; 5 - Ricardo Chaby Mangas; 6 – Jorge Javier Pereira; 7 - Matheus Clemente; 8 - João Trabulo; 9 – José ‘Zé’ Gomes; 10 - Madiu Bari e 11 - Ricardo ‘Jorginho’ Araùjo
Suplentes: 12 - Matthew Nogueira; 13 - Nuno Rodrigo Alírio; 14 - Fábio Vianna; 15 - Florentino Luís; 16 - Filipe Soares; 17 - João Filipe ‘JP’ e 18 - Vasco Santos
Treinador: Luís Nascimento

FUTEBOL CLUBE DO PORTO: 1 – Simão Ribeiro; 2 - Tiago Lopes; 3 - Pedro Marques; 4 – Wilson Costa; 5 – Bruno Pereira; 6 - Rui Pires; 7 – Madi Queta; 8 - João Bola; 9 - Rui Pedro Sousa; 10 – Leandro Vieira e 11 - Tavares
Suplentes: 12 – Fábio; 13 – Rogério; 14 – Francisco Pereira; 15 - Miguel Ângelo; 16 – Casimiro Costa; 17- Tiago Couto e 18 – Marcelo Santos
Treinador: António Folha

Indisciplina: nada a registar
Resultado ao Intervalo: 1-1
Resultado Final: 2-1
Marcadores: José ‘Zé’ Gomes (6 min.) e Madiu Bari (59 min.); Rui Pedro Sousa (34 min.)



Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com





VITÓRIA NA MANUTENÇÃO DAS HIPÓTESES

FC Porto continua na corrida pela liderança ao ter batido o Vitória de Setúbal

Há várias jornadas com a necessidade, ou mesmo obrigação, de não deixar para trás um único ponto sob pena de irremediavelmente deixar o seu grande rival Benfica na liderança e consequentemente a conquistar o título nacional, o FC Porto não desperdiçou mais uma etapa numa recepção caseira ao Vitória de Setúbal.

Conhecedor das suas reduzidas possibilidades de sucesso antevistas pela crítica e mesmo pela estatística, o Vitória procurou ‘agarrar-se a elas’ com uma postura claramente defensiva que acabou por ser precária, uma vez que durou pouco mais de uma hora até que os dragões encontraram o caminho da baliza, o que acabou por suceder por duas ocasiões, com tentos dos médios Lucho Gonzalez e Steven Defour, mantendo-se ainda ‘vivos’ na sua senda pela revalidação do título na Liga Zon Sagres.




FICHA DE JOGO:
Liga Zon Sagres – 27ª Jornada
Futebol Clube do Porto 2-0 Vitória Futebol Clube
Data: 27 de Abril de 2013
Hora: 20h30
Local: Estádio do Dragão - Porto
Árbitro:
 Carlos Xistra – Castelo Branco

FUTEBOL CLUBE DO PORTO:
1- Helton; 2- Danilo da Silva; 22- Eliaquim Mangala; 30- Nicolas ‘Nico’ Otamendi; 26- Alex Sandro Lobo; (23- Abdoulaye ‘Abaz’ Ba, int.) 25- Fernando Reges; 8- João Moutinho; 3- Luis ‘Lucho’ Gonzalez (35- Steven Defour, 81 min.); 10- James Rodriguez Rubio; 9- Jackson ‘Chacha’ Martinez e 27- Christian Atsu (17- Silvestre Varela, 40 min.)
Suplentes não Utilizados: 24- Fabiano Freitas; 6- André Castro; 15- Marat Izmaylov ‘Izma’ e 19- Liedson Muniz
Treinador: Vítor Pereira

VITÓRIA FUTEBOL CLUBE: 31- Pawel Kieszek; 24- Pedro Queirós; 14- Frederico ‘Fred’ Venâncio; 4- Jorge Luiz; 20- Francisco Rosa ‘Kiko’; 68- Ney Santos; 37- Bruno Amaro (99- Ariza Makukula, 82 min.); 8- Paulo Tavares; 11 – José ‘Zé’ Pedro (77- Ricardo Horta, 77 min.); 9- Pedro Santos e 10- Miguel Pedro (90- Jorginho, 58 min.)
Suplentes não Utilizados: 25- Fonseca; 6- Eurípedes Amoreirinha; 7- Bruno Gallo e 12- Bruninho
Treinador: José ‘Zé’ Mota

Indisciplina: Christian Atsu (33 min.); Miguel Pedro (32 min.), Pedro Santos (37 min.), Paulo Tavares (77 min.), Francisco Rosa ‘Kiko’ (80 min.) e Jorginho (84 min.)
Resultado ao Intervalo: 0-0
Resultado Final: 2-0
Marcadores: Luis ‘Lucho’ Gonzalez (64 min.) e Steven Defour (87 min.)
Melhores em Campo: Luis ‘Lucho’ Gonzalez (FC Porto) e Pawel Kieszek (Vitória FC)






Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R. (Catarina Morais)
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com



CLÁSSICO MERENGUE… MESMO SEM RONALDO

Real Madrid ultrapassou bem a ausência de Cristiano Ronaldo contra o Atlético de Madrid

Para qualquer equipa ‘normal’, estar habituado a Cristiano Ronaldo e não o ter à disposição… será sinal de problemas. No entanto, se essa equipa estiver acima do normal e der pelo nome de Real Madrid, tudo se torna mais fácil, dada a qualidade dos restantes companheiros, que compensa a dificuldade acrescida de não contar com um jogador da sua valia.

Apesar de não contar com CR7, o Real Madrid voltou a levar a melhor num Clássico que tendo em conta os resultados dos últimos anos quase parece ter deixado de o ser, visto que os ‘merengues’ têm levado sempre a melhor sobre um dos seus rivais de sempre, o seu vizinho Atlético de Madrid, como voltou agora a suceder na casa do seu adversário com uma ‘remontada’ após cedo se ter visto em desvantagem, fixando-se no final um 2-1 favorável ao Real.






FICHA DE JOGO:
La Liga – 33ª Jornada
Atlético de Madrid Club de Futbol 1-2 Real Madrid Club de Futbol
Data: 27 de Abril de 2013
Hora: 19h
Local: Estadio Vicente Calderon - Madrid
Árbitro: Perez Lasa – País Basco

ATLÉTICO CLUB DE FUTBOL:
13- Thibaut Courtois; 20- Juan Francisco ‘Juanfran’; 2- Diego Godín; 23- João Miranda; 3- Filipe Luís; 4- Mario Suarez (11 – Cristian ‘Cebolla’ Rodríguez, 75 min.); 6- Koke; 8- Raul Garcia (7- Adrian Lopez, 72 min.); 14- Gabi; 9- Radamel Falcao García e 19- Diego Costa
Suplentes não Utilizados: 1- Sergio Asenjo; 18- Cata Diaz; 22 – Emiliano Insua; 5- Tiago Mendes e 30- Oliver Torres
Treinador: Diego Simeone

REAL MADRID CLUB DE FUTBOL: 25- Diego Lopez; 15- Michael Essien (2- Raphael ‘Rafa’ Varane, 70 min.); 18- Raul Albiol; 11- Ricardo Carvalho; 27- Ignacio ‘Nacho’ Fernandez; 3- Kepler Lima ‘Pepe’; 6- Sami Khedira; 8- Ricardo dos Santos ‘Kaká’ (14- Xabier ‘Xabi’ Alonso, 67 min.); 22- Angel di María (19- Luka Modric, 76 min.); 9- Karim Benzema ‘Benz’ e 29- Alvaro Morata
Suplentes não Utilizados: 1- Iker Casillas; 10- Mesut Ozil; 21- Jose Maria Callejon e 20- Gonzalo ‘Pipita’ Higuain
Treinador: José Mourinho

Indisciplina: Filipe Luís (12 min.), Koke (25 min.), Raul Garcia (61 min.), Diego Costa (74 min.); Raul Albiol (6 min.), Sami Khedira (18 min.), Kepler Lima ‘Pepe’ (19 min.), Alvaro Morata (41 min.)
Resultado ao Intervalo: 1-1
Resultado Final: 1-2
Marcadores: Radamel Falcao García (4 min.); Juan Francisco ‘Juanfran’ (13 min.) e Angel di María (63 min.)



Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com




GAFANHA FOI ETAPA DO PASSEIO LEONINO

Sporting voltou a vencer, somando por triunfos todos os encontros na Fase Final

Até ao momento a Fase Final do Nacional de Iniciados tem sido um verdadeiro ‘passeio triunfal’ para o Sporting, que depois de ter derrotado os seus rivais FC Porto e Benfica tinha no outsider e surpresa Gafanha um próximo obstáculo que poderia colocar em causa a sua posição de líder.

No entanto, tal não aconteceu, surgindo na Gafanha da Nazaré um leão bem ao seu estilo, muito talentoso pelas alas ofensivas, imprimindo uma dinâmica muito positiva com a movimentação destes mesmos atletas não só pela ala, como também em incursões pelo centro do terreno, o que permitiu desbloquear a defensiva adversária e chegar à posição de vencedor com dois lances de bola parada.

Desta forma, cedo o ponta-de-lança Hugo Farinha converteu em golo uma jogada que colocou a bola na área do Gafanha, na qual o organizador de jogo Moreto Cassamá confirmou em definitivo o triunfo do Sporting com a conversão de uma grande penalidade já nos minutos finais, assegurando assim os leões a conquista de mais três pontos.

Mais este sucesso equivale a dizer que os leões fazem valer um pleno de vitórias que caso se mantenha na próxima jornada poderá mesmo colocar a equipa a um curto passo do título nacional, que parece cada vez mais perto de uma equipa implacável e repleta de boas opções.




FICHA DE JOGO:
Campeonato Nacional de Iniciados – Fase Final - 3ª Jornada
Grupo Desportivo da Gafanha 0-2 Sporting Clube de Portugal
Data: 27 de Abril de 2013
Hora: 17h30
Local: Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré
Árbitro: Pedro Vilaça
 
GRUPO DESPORTIVO DA GAFANHA: Marco Pais; Miguel Anjos, Samuel Dias, Ivan Roça (Bernardo Oliveira, 64 min.), Tigas, Bie, João Pedro, Tiago Silva (José Henriques, 57 min.), Daniel Mendonça (Gil Pereira, 36 min.), Ari Nunes (Marcelo Dias, 23 min.) e Daniel Carvalho (Nassur Bacem, 23 min.)
TreinadorRicardo Pinheiro
 
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL: Filipe Medeiros; João Simões, Bruno Paz, Gonçalo Vieira, João Mendes, Pedro Ferreira, Luís Esteves (Hélder Almeida, int.), Rafael ‘Rafa’ Duarte, Hugo Farinha (Luís Vaz, 60 min.), Moreto Cassamá (Gonçalo Agrelos, 71 min.) e Leonardo ‘Leo’ Almeida (Idrisa Sambú, int.)
TreinadorTelmo Costa
 
Indisciplina:  Moreto Cassamá (33 min.) e João Simões (50 min.); Tigas (67 min.)
Resultado ao Intervalo: 0-1
Resultado Final: 0-2
Marcadores: Hugo Farinha (3 min.) e Moreto Cassamá (68 min. g.p.)



 
Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com



SUB-19 CELEBRAM COM DIREITO A GOLEADA

Selecção Nacional sub-19 goleou a Sérvia e assim revalidou a conquista do Torneio do Porto

Ficava reservada para a última jornada a confirmação do que se previa que seria mais uma conquista para a Selecção Nacional sub-19, bastando para mais uma conquista do Torneio Internacional do Porto uma vitória sobre a Sérvia, o que acabou por suceder sem dificuldades para a equipa lusa.

A separar a equipa portuguesa da vitória no torneio encontrava-se uma Sérvia… umbilicalmente ligada ao nosso País, uma vez que na sua equipa possuem três elementos que fazem ou fizeram em Portugal a sua carreira, casos de Danko Kikovic, que foi suplente utilizado e alinha no FC Porto, Luka Stojanovic, que compete no Sporting e acabou por não ser utilizado, no que diz respeito aos jogadores.
 
Inclusivamente o próprio seleccionador sérvio se trata de um nome bem conhecido em terras lusas, tratando-se do saudoso Ljubinko Drulovic, que brilhou ao serviço de FC Porto e Benfica e agora procura dar os melhores ensinamentos aos maiores talentos do seu país natal, não tendo, todavia, impedido a goleada e posterior conquista portuguesa.





FICHA DE JOGO
Torneio Internacional do Porto – 3ª Jornada
Portugal 6-2 Sérvia
Data: 27 de Abril de 2013
Hora: 16h
Local: Estádio Municipal da Póvoa de Varzim.
Equipa de Arbitragem: Vladimir Kazmenko (árbitro principal, Rússia), João Dias e Álvaro Mesquita (árbitros assistentes, Portugal) e Giorgi Kruashvili (4º árbitro, Geórgia).
 
PORTUGAL:  José Pedro Costa, João Pedro Cancelo, Elton Monteiro (João Nunes, int.), Rudinilson Silva, Luís Rafael (Pedro Rebocho, 84 min.), Tomás Podstawski (Francisco ‘Chico’ Ramos, 75 min.), João Teixeira (Edinho Junior, 60 min), Leandro da Silva (Capitão), Marcos ‘Rony’ Lopes (Sancidino Silva, 75 min.), Hélder ‘Botinho’ Costa (Bernardo Carvalho e Silva, int) e Cristian Ponde (Gonçalo Paciência, 60 min.).
Suplentes não Utilizados: Rui Silva e Tobias Figueiredo.
Treinador: Emílio Peixe.

SÉRVIA: Predrag Rajkovic, Ivan Karanfilovski (Milan Vojvodic, int,), Stefan Milosevic, Milan Savic (Capitão) (Danko Kikovic, 75 min.), Aleksandar Filipovic, Vukan Savicevic, Ognjen Ozegovic (Uros Nenadovic, int.), Milos Veljkovic, Aleksandar Cavric, Aleksandar Jesic (Veljko Simic, 65 min.) e Sergej Milinkovic-Savic (Uros Radakovic, 75 min.).
Suplentes não Utilizados: Stefan Cupic, Dejan Meleg, Luka Stojanovic, Nemanja Krstic.
Treinador: Ljubinko Drulovic.

Indisciplina: Elton Monteiro (24 min.).
Resultado ao Intervalo: 2-0

Resultado Final: 6-2
Marcadores: Cristian Ponde (12 e 57 mins), Marcos ‘Rony’ Lopes (24 e 70 mins), e Gonçalo Paciência (72 e 76 mins); Veljko Simic (80 min.) e Vukan Savicevic (87 min., g.p.).


 
Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

sábado, 27 de abril de 2013





SUB-15 CONTINUAM A OBSERVAR

Terá lugar mais um estágio de observação da Selecção Nacional sub-15

O agendamento de mais um período de estágio para a Selecção Nacional sub-15 levará a mais uma série de sessões de trabalho para uma lista alargada de jogadores, composta pelos maiores talentos deste geração etário, juntando-se aos mais conhecidos e mesmo habituados a estas ‘andanças’ vários jogadores que se vêm destacando nos vários Campeonatos que se disputam no escalão de Iniciados.

Face à muito forte candidatura ao título nacional de Iniciados que apresenta numa discussão que vem mantendo com o Sporting e ainda o surpreendente Gafanha, que não foi também esquecido nesta convocatória, o FC Porto surge destacado como o clube que mais atletas fornece a esta equipa.

Os dragões surgem em destaque com um total de oito atletas que compreendem todos os sectores do terreno e, mais importante do que isso, detentores de capacidade para prosseguir uma caminhada no seio das Selecções Nacionais no futuro a longo prazo.

O FC Porto coloca jogadores em lugares desde a baliza, zona específica na qual Simão Ribeiro poderá comprovar todo o seu valor, até à defesa, onde o lateral esquerdo Bruno Pereira e o central Wilson Costa também se mostrarão, sem esquecer o meio-campo, posição na qual actuam os centrocampistas João Tavares e Rui Pires, e ainda o ataque, no qual se posicionam o extremo Madi Queta e os goleadores Leandro Vieira e Rui Pedro.

A acrescer ao forte contingente portista nesta convocatória aparecem novidades que têm demonstrado potencial em clubes de menor dimensão, com destaque para o criativo Generoso, futebolista natural da Guiné-Bissau que apenas esta temporada chegou a Portugal e alinha ao serviço do Desportivo de Chaves, vendo também o seu nome incluído na vasta lista de 26 elementos que procurarão convencer a equipa nacional a reservar-lhes um lugar em futuros compromissos das Selecções Nacionais jovens.




EIS O LOTE DE CONVOCADOS:

SL Benfica: José ‘Zé’ Gomes, Pedro Pereira e Ricardo Chaby Mangas.

FC Porto: Bruno Pereira ‘Bale’, João Tavares, Leandro Vieira, Madi ‘Dimaq’ Queta, Rui Pires, Rui Pedro Sousa, Simão Ribeiro e Wilson Costa;

Fulham FC: Jonatas Centeno;

GD Chaves: Generoso Correia;


GD Gafanha: Marcelo Dias e Samuel Dias;

SC Braga: Ricardo Velho;

SC Olhanense: Tiago Martins;
Sporting: Bruno Paz, Gonçalo Vieira, João Simões, Moreto Cassamá, Pedro Ferreira, Rafael ‘Rafa’ Duarte e Tiago Dias;
Vitória SC: Jordão e Rodrigo Borges.
 
Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

sexta-feira, 26 de abril de 2013





ÁGUIA NÃO CONTROLA E ADIA DECISÃO PARA A LUZ

Benfica procurou deixar uma imagem conservadora e acabou derrotado pelo Fenerbahçe

Foi com um misto de juventude trazida por André Gomes e experiência trazida por Pablo Aimar que surgiram as novidades na equipa do Benfica na deslocação ao terreno do Fenerbahçe, equipa que mostrou a persistência que se reconhece e que contribuiu para três dos quatro remates travados pelos ferros neste encontro válido pela primeira mão das meias-finais da Liga Europa.

Para lá dos remates travados pelos postes, o Fenerbahçe acabou por conseguir uma vitória tangencial perante uma águia que apesar de até ter mostrado em vários momentos tratar-se de uma equipa com mais argumentos em termos técnicos acabou por pecar na forma demasiadamente conservadora com que tentou abordar o encontro, o que acabou por sair-lhe caro.

Esse conservadorismo encarnado esteve mesmo patente nas últimas duas substituições operadas por Jorge Jesus, nas quais entraram Rodrigo Moreno e Carlos Martins quando muitos esperavam que fosse Lima o escolhido para entrar, tendo estas opções indicado que acima de tudo os encarnados procuraram gerir ritmos e não correr riscos excessivos.


Mais acção fica agora guardada para a Luz, onde apenas um Benfica ao seu melhor nível poderá voltar a chamar a si o controlo da eliminatória e assegurar a passagem à fase seguinte, um feito que apesar da presente desvantagem parece continuar ao alcance da equipa portuguesa.







FICHA DE JOGO
Liga Europa – Meia-final – 1ª mão
Fenerbahçe Spor Kulubu 1-0 Sport Lisboa e Benfica
Data: 25 de Abril de 2013

Hora: 20h05
Local:  Fenerbahçe Şükrü Saracoğlu - Istambul
Equipa de Arbitragem: Milorad Mazic (árbitro principal), Milovan Ristic e Igor Radojcic (árbitros assistentes), Danilo Grujic e Milodrag Gojic (árbitros assistentes adicionais) e Dalibor Djurdjevic (4º árbitro) - Sérvia

FENERBAHÇE SPOR KULUBU: 1- Volkan Demirel (Capitão); 77- Gokhan Gonul; 2- Egemen Korkmaz; 6- Joseph Yobo; 33- Reto Ziegler; 5- Mehmet Topal; 14- Raul Meireles (48- Salih Uçan, 64 min.); 16- Cristian Baroni (21- Selçuk Sahin, 86 min.); 11- Dirk Kuyt; 99- Pierre Webó e 7- Moussa Sow (27- Milos Krasic, 87 min.)

Suplentes não Utilizados: 34- Mert Gunok; 4- Bekir Irtegun; 23- Semih Senturk e 38- Mehmet Topuz
Treinador: Aykut Kocaman


 
SPORT LISBOA E BENFICA: 1- Artur Moraes; 14- Maximiliano ‘Maxi’ Pereira; 33- Jardel Vieira; 24- Ezequiel Garay; 25- Lorenzo Melgarejo; 21- Nemanja Matic; 89- André Gomes (17- Carlos Martins, 81 min.); 18- Eduardo ‘Toto’ Salvio; 10- Pablo ‘Pablito’ Aimar (20- Nicolas Gaitán, int.); 15- Ola John (19- Rodrigo Moreno, 64 min.) e 7- Oscar ‘Tacuara’ Cardozo
Suplentes não Utilizados: 13- Paulo Lopes; 3- Roderick Miranda; 11- Rodrigo Lima e 23- Jonathan Urreta
Treinador: Jorge Jesus

Indisciplina: Cristian Baroni (38 min.), Mehmet Topal (50 min.) e Pierre Webó (90 min.); André Gomes (31 min.), Pablo ‘Pablito’ Aimar (37 min.), Maximiliano ‘Maxi’ Pereira (41 min.), Ola John (46 min.)
Resultado ao Intervalo: 0-0
Resultado Final: 1-0
Marcador: Egemen Korkmaz (72 min.)
Melhores em Campo: Pierre Webó (Fenerbahce SK) e Artur Moraes (SL Benfica)




 
Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com