quinta-feira, 30 de janeiro de 2014




DEZ CRAQUES A SEGUIR NO MUNDIAL SUB-17.

Mundial sub-17 revelou vários talentos para o futuro.

Qualquer apaixonado pelo futebol ficará deleitado por acompanhar as provas internacionais que revelam os nomes daqueles que poderão vir a marcar o futuro da modalidade, sendo o Mundial sub-17 um desses certames, ainda que esta edição tenha acabado ensombrada pela polémica pelo facto de a selecção vencedora, a Nigéria, ter ainda o seu título em dúvida pelo facto de ter, segundo a FIFA investiga, utilizado quatro jogadores com idade superior, o que ainda assim não retirou espectacularidade à prova.

Ainda poderá vir a ser o México o grande vencedor, o que faria com revalidasse assim um título que já havia sido conquistado há dois anos, tendo agora encontrado dificuldades maiores numa prova na qual se destacaram muitas ‘pérolas’, entre as quais se destacaram dez com maior projecção, a saber:

1- VALMIR BERISHA – Foi o grande destaque individual de uma equipa da Suécia que terá sido a grande sensação colectiva ao ter alcançado o terceiro (segundo?) lugar numa prova na qual se encontrava em estreia absoluta mas que valia pelo seu todo e não tanto pelas individualidades.

Coube assim a este ponta-de-lança ligado contratualmente ao Halmstads a responsabilidade de liderar um conjunto que sofreu algumas alterações na sua equipa titular desde o Europeu, apontando um total de sete tentos e sagrando-se o melhor marcador da competição.

2- KELECHI IHEANACHO – Entrou a ‘matar’ no Mundial ao apontar um poker que desde logo o apresentou ao público, assumindo-se desde cedo a estrela maior da equipa da Nigéria ao ter sido o playmaker do conjunto que haveria de garantir o título, levando a sua camisola 10 ao interesse de gigantes internacionais como o Barcelona e o Arsenal e em especial à distinção de melhor jogador da prova para a FIFA.

3- TAIWO AWONIYI – Apesar de ainda se desconhecer a identidade dos futebolistas da Nigéria cuja idade levanta dúvidas à FIFA, arrisco escolher este jovem que ainda actua na Imperial Academy do seu país como a grande sensação do Mundial, principalmente pelo facto de a ter começado enquanto suplente atrás de Sucess Isaac, o primeiro titular na posição de ponta-de-lança.

Com a lesão do seu companheiro, não acusou a pressão, ‘desatando’ a marcar golos para uma equipa nigeriana que contou com valores como Iheanacho, Isaac ou o médio defensivo Chidiebere Nwakali, tendo acabado a prova com quatro golos marcados, três deles nas fases a eliminar, nomeadamente nas partidas que antecederam a final.

4 – IVAN OCHOA – Paulatinamente foi-se tornando a estrela maior da selecção do México, tendo iniciado a prova votado a algum anonimato que foi abandonando com o passar do tempo, tendo este aguerrido extremo direito do Pachuca juntado ao golo que havia marcado na fase de grupos mais quatro tentos na fase final da prova, ganhando preponderância na equipa e até no certamente, o que lhe valeu o prémio de terceiro melhor jogador.

5- GABRIEL BOSCHILIA – Apesar de se tratar de um esquerdino, este extremo que desenvolve a sua carreira no São Paulo demonstrou capacidade para evoluir com semelhante capacidade pelos dois flancos, o que tornou, juntamente com outras promessas como o criativo Nathan ou o ponta-de-lança Mosquito, o Brasil uma verdadeira máquina goleadora e apontado por muitos como principal candidato à conquista do título mundial após a primeira fase.

Ainda assim, Boschilia atingiu outra dimensão, especialmente pelo facto de marcar muitos golos mesmo a jogar pelas alas e sem ser um futebolista de posição, tendo apontado seis tentos no total. Quando esteve indisponível… a ‘amarelinha’ foi eliminada.

6- JOAQUÍN IBAÑEZ – Surpreendeu inclusivamente os responsáveis da sua selecção, a Argentina, pelo índice goleador que demonstrou, principalmente por actuar como lateral esquerdo, o que não impediu o canhoto ligado ao Lanús de ser… o melhor marcador da equipa albiceleste, que obteve a quarta posição (ainda poderá vir a ocupar o pódio) e revelou outros talentos como o defesa central German Ferreyra, com um total de quatro golos marcados, uma marca invejada por muitos atacantes…

7- ULISES JAIMES – Excedeu as expectativas que se lhe apontavam ao cedo ter deixado a perceber que se travava mais do que um mero concorrente para o habitual titular na frente de ataque Alejandro Diaz, tendo o jogador do Monarcas de Morelia de pronto, e com golos, garantido o seu espaço numa equipa na qual também pontificava o defesa central José Almanza.

Assim, Jaimes formou um tridente ofensivo com Diaz e Ochoa que levou a equipa mexicana até à final da prova, impressionando pela movimentação e ainda pelos dois tentos que apontou ainda no decorrer da fase de grupos.

8- LUCA VIDO – Foi claramente a figura em destaque na equipa de Itália que chegou aos oitavos-de-final da prova muito à custa do trabalho atacante do extremo Vittorio Parigini e em especial deste atleta que evolui nas camadas de formação do AC Milan e actua como extremo esquerdo e segundo avançado que apontou dois golos na prova e ambos de carácter decisivo uma vez que permitiram à ‘squadra azzurra’ alcançar triunfos tangenciais sobre Costa do Marfim e Nova Zelândia.

9- FRANCO ACOSTA – Acabou por ser a grande figura individual de um Uruguai que muito prometeu na primeira fase com um futebol bastante colectivista mas que acabou por cair aos pés da campeã Nigéria num encontro no qual se escutaram muitos protestos e acusações por parte da equipa ‘celeste’ que se despediu com quatro golos apontados pelo seu ponta-de-lança que ao nível de clubes mantém ligação com o Fénix.

10DZHAMALDIN KHODZHANIYAZOV - Ler e escrever o nome deste jogador será para muitos um caso sério, mas não só: também o será para os avançados que nos próximos anos procurarão ultrapassar este jogador que pode evoluir como defesa central e lateral esquerdo e há alguns meses se mostrou uma das grandes figuras da selecção da Rússia que se sagrou campeã europeia de sub-17.

Esse sucesso pelas selecções jovens do seu país abriu-lhe mesmo as portas da equipa principal do Zenit, disputando a Champions no seu primeiro ano de júnior antes de ter sido um dos poucos russos a escapar do Mundial com nota positiva.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos



DRAGÃO ENTRA A GANHAR.


FC Porto deu início à 2ª Fase do Nacional de Juvenis com uma vitória tangencial.

De regresso à competição, os Juvenis A do FC Porto entraram a ganhar neste domingo na 2ª fase do Campeonato Nacional do escalão ao terem levado de vencida o Rio Ave por 1-0, passando desde já a liderar a Zona Norte que dá acesso à Fase Final da competição depois de no seu próprio reduto o suplente utilizado José Pedro ter sido capaz de marcar o único golo que a partida veio a conhecer aos 57 minutos, um momento que se justificava face à prestação que a equipa já vinha a realizar.

O FC Porto chegou mesmo a endereçar três remates aos postes num encontro no qual alinhou com a sua equipa habitualmente titular, facto que ilustra a superioridade do conjunto azul-e-branco que fez por merecer a certeira entrada em mais uma fase do seu Campeonato.

FICHA DE JOGO:
Campeonato Nacional de Juvenis - 2ªFase - Zona Norte - 1ªJornada.
Futebol Clube do Porto 1-0 Rio Ave Futebol Clube.
Data: 26 de Janeiro de 2013.
Hora: 11h. 
Local: Centro de treinos do Olival – Vila Nova de Gaia.
Árbitro: Emanuel Rocha – Viana do Castelo

FUTEBOL CLUBE DO PORTO: Joaquim Lopes ‘Nico’; Fernando, Sandro Fonseca, Jorge Fernandes e David Sualehe; Rúben Neves, Paulo Alves (João Cardoso, 73 min.) e Moreto Cassamá (Madiu Bari, 64 min.); Bruno Costa, Luís Mata e Generoso Correia (José Pedro, 53 min.). 
Treinador - José Guilherme. 

RIO AVE FUTEBOL CLUBE: Carlos Alves; Óscar, Letras, Rodrigo e Tiago André; Ricardo Silva, Manuel Lopes (André Sena, 59 min.) e Vitó; Sala (Bernardo, 72 min.), Ivan e José ‘Zé’ Miguel (Jaime, 61 min.). Treinador - Alfredo Lapa. 

Indisciplina: Madiu Bari (81 min.); Rodrigo (64 min.), Ricardo Silva (68 min).
Resultado ao Intervalo: 0-0.
Resultado Final: 1-0.


Marcador: José Pedro (58 min.).


Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos?fref=ts


DRAGÃO PROCURA FAZER MAIS.

FC Porto procurará voltar à liderança da Liga, se possível com uma melhoria exibicional.

Apesar de nos últimos jogos ter somado vitórias de forma consecutiva, o FC Porto ainda busca por ‘aquela’ exibição, uma performance que possa tornar-se um verdadeiro élan entre a equipa e os adeptos, o que ainda não terá sucedido desde o início da época.

Essa necessidade tem sido constatada pela própria crítica, destacando-se a opinião de Nuno Madureira, que no programa ‘MaisFutebol’ declarou que “olhando para a tabela classificativa é claro que o FC Porto tem plantel e equipa para recuperar do atraso de três pontos. No entanto, terá de jogar muito mais do que o que tem feito até aqui, como é evidente.”

Subida de nível exibicional deverá ser conseguida com alterações em todos os sectores.

À primeira vista não parece que os dragões possam encontrar um ponto de ligação com os adeptos como o lançamento de um talento da sua formação. Assim, Paulo Fonseca terá de encontrar o onze ideal para não só melhorar a qualidade das prestações da equipa como até tentar a recuperar a liderança da Liga ZON Sagres, como é obviamente ensejo no clube.

Para que tal suceda o FC Porto deverá atravessar algumas mudanças. Na baliza, Fabiano Freitas continua a demonstrar que se encontra, pelo menos, ao nível de Helton e a reclamar mais oportunidades. Mais à frente, o quarteto defensivo azul-e-branco parece dividido entre a estabilidade que encontrou nas alas, nas quais tem em Danilo e Alex Sandro dois titulares indiscutíveis na direita e na esquerda respectivamente, e algum desequilíbrio no eixo.

Face ao facto de Maicon não ter convencido em definitivo e Eliaquim Mangala se encontrar ‘preso’ no fogo cruzado que é o mercado de Inverno, no centro da defesa portista poderá existir uma mudança absoluta ao entrarem Nicolas Otamendi e, quem sabe, o reforço Diego Reyes para lugares de maior protagonismo, juntando-se uma muito provável ausência de Fernando, o que poderia precipitar a entrada do restante mexicano da equipa, Hector Herrera, para o seu lugar.

Momento actual convida à aposta em Juan Quintero para a posição 10.

Numa análise de potencial, Herrera parece mais habilitado ao sucesso do que Defour, o que poderá vir a fazer com que forme um inédito trio de meio-campo com Carlos Eduardo, que apesar de vir jogando como 10 passou toda a sua carreira como médio interior, pelo que deverá mesmo ser o herdeiro de Lucho Gonzalez. Com o recuo do brasileiro quem pode vir a ganhar será o jovem Juan Quintero, que finalmente deverá ter a sua oportunidade para vingar na sua posição de playmaker.

Por fim, o ataque deverá reservar menos dúvidas, visto que as presenças do ponta-de-lança Jackson Martinez e do extremo Ricardo Quaresma estarão garantidas. Sobra mais um posto na restante ala, para o qual Josué, que até consiste numa adaptação, parte como maior favorito. Estaria aqui inclusivamente uma oportunidade para transitar para o 4x4x2 – estaria Fonseca nessa disposição? Muito dificilmente.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos?fref=ts




SUB-19 VOLTAM ONDE FORAM FELIZES.

Selecção Nacional sub-19 deu a conhecer o lote de convocados para o Torneio de La Manga.

No decorrer de uma época na qual se esperam vários sucessos desportivos, entre os quais e acima de tudo o apuramento para o Campeonato da Europa de sub-19, prova na qual seguidamente se acredita numa participação de alto nível que poderia tornar perfeitamente alcançável uma presença na final, a Selecção Nacional do escalão deu a conhecer a sua lista de convocados para uma das mais importantes provas de preparação.

Para além de constituir uma importante etapa de preparação para as próximas rondas qualificativas, o Torneio de La Manga trata-se de um título que a equipa das Quinas espera manter na sua  posse depois de o ter conquistado nas passadas edições. Com isto, esta competição torna-se num aprazível motivo de interesse para os jovens atletas que terão a oportunidade de a disputar, destacando-se a predominância do Sporting, que contribui para a lista com um total de sete atletas.


Eis o lote de convocados:

SL Benfica: João Nunes, Raphael Guzzo e Pedro Rebocho;

FC Porto: André da Silva, Francisco Ramos ‘Chicão’, Ivo Tiago Rodrigues, João da Graça, Luís Rafael e Tomás Martins Podstawski;

Rio Ave FC: Nélson Monte;

SC Braga: Tiago Sá;

Sporting CP: Cristian Ponde, Daniel ‘Dani’ Podence, Domingos Duarte, Gelson Martins, Guilherme ‘Gui’ Oliveira, João Palhinha Gonçalves e Mauro Riquicho.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos?fref=ts

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014




MEIO-CAMPO FIRME, MESMO SEM MANEL.

Benfica tinha em Matic um indiscutível, mas parece estar a resolver bem a sua sucessão.

“Interessa é que jogam onze, se não joga o Matic joga o Manel -” assim declarou de forma curiosa e até provocadora de gargalhada imediata Jorge Jesus quando confrontado com a saída de Nemanja Matic e a forte possibilidade de vir a encontrar dificuldades em ocupar da melhor forma o lugar que era ocupado pelo sérvio com rótulo de indiscutível.

Para já... o Manel não apareceu. No entanto, diga-se de passagem, ainda bem para este virtual jogador, uma vez que encontraria dificuldades para ganhar o seu lugar tendo em conta que as alternativas a Matic têm não só dado conta do recado como parecem deixar claro que este lugar não será de todo um problema. Mais: a questão encontra-se mesmo sobre quem deve ocupar a posição.

Ljubomir Fejsa e Rúben Amorim mostram capacidade para garantir a posição 6.

Favorito a desempenhar a função 6, até porque foi a primeira escolha de Jesus assim que Matic partiu rumo ao Chelsea, será mesmo o seu compatriota Ljubomir Fejsa, jogador completamente talhado para actuar como médio defensivo, conhecendo-se como um verdadeiro ‘cabeça de área’, bem diferente do novo reforço dos blues visto que em vez de subir no terreno prefere recuar para junto dos centrais e nessa zona libertar o primeiro momento de transição.

Embora diferente de Matic, a acção de Fejsa parece estar a resultar conforme esperado. Ainda assim, nem mesmo dessa forma o seu lugar parece assegurado, uma vez que terá de contar com a concorrência de Rúben Amorim, que se encontra provavelmente no melhor momento da sua carreira, estando inclusivamente a batalhar por um posto na Selecção Nacional que no final da época disputa o Mundial 2014, e a merecer as oportunidades que lhe são dadas.

Vislumbrando um diferente prisma, Amorim ataca de uma forma mais aproximada em relação a Matic, destacando-se pela excelência no passe longo e nas aberturas para as alas e as costas da defensiva adversária. Com tudo isto e a juntar uma prestação de excelência frente ao Gil Vicente no passado fim-de-semana, o português poderá mesmo candidatar-se a nova titularidade perante o mesmo adversário, desta feita para a Liga. Terá a palavra o decisor Jesus.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos

domingo, 26 de janeiro de 2014




ENTREVISTA COM DANIEL MACEDO.

Daniel Macedo tem sido destaque pela juventude na I Divisão da AF Lisboa em Juniores.

Da mesma forma que o sucede nos Campeonatos Nacionais no futebol de formação, também as provas distritais não escapam ao ‘olho clínico’ do NOVA ACADEMIA DE TALENTOS, que segue estas provas com toda a atenção e agora apresenta um dos bons valores da I Divisão da AF Lisboa em Juniores, Daniel Macedo.

O jovem atleta tem-se destacado nessa prova principalmente pelo facto de se encontrar ainda em idade juvenil e por isso se tratar de um dos guarda-redes mais jovens da competição, um aspecto que torna necessária uma atenção especial sobre as suas qualidades sobre as quais o próprio se debruça numa entrevista exclusiva.


Como é que te correu a época passada?

A época teve altos e baixos, tive alguns ‘stresses’ com o meu mister por ele não me colocar a jogar, joguei pouco no Loures e em algumas vezes não fui convocado, por isso tentei terminar a época no Catujalense para ver se conseguia fazer bons jogos e sair pa outro clube, quem sabe fora do País.


Estás na idade certa pra evoluir, realmente não deves ficar num clube que não te valoriza.

Claro, e depois existem aquelas entrevistas como a que fizeste sobre o Sandro Semedo, que foi para o Stoke City,isso dá-nos um grande moral, imagino se fosse comigo.

Pode acontecer, nunca se sabe, continua a trabalhar. Mas tiveste de ficar no Loures até ao final da época? Ou esse regresso ao Catujalense chegou mesmo a colocar-se? Até quando duram as inscrições na AFL? Ainda tiveste a possibilidade de sair?

O Loures tinha-me dito que era até 31 de março, o Catujalense queria ir buscar o Nuno Sogalho e o Jade também, mas acabou por não ser possível.

Acabaste mesmo por voltar ao Catujal. Só tens falado com eles, não sabes se mais alguma equipa estaria interessada em ti?

Que eu saiba não está mais ninguém interessado em mim.

E no inicio da época passada, alguém falou contigo? Ou só falaste mesmo com o Loures?

Já estava no Loures desde a época anterior, de Iniciados, e no ano passado ninguém falou comigo, a única pessoa que me contactou nessa altura foi o pai do Manu que jogou no Benfica para me representar, no final dessa época ele foi contactado pela União de Leiria mas disse que não visto que o Leiria seria mais um Estrela da Amadora.

Talvez até tivesse razão, mas por outro lado as camadas jovens do Leiria continuam bem.

Sim! Mas a ideia era ir para uma equipa com camadas jovens boas e depois ter os seniores também numa divisão boa! Eu por agora não tenho recebido nada, mesmo depois de na época passada ter jogado contra o Sporting em Loures, e depois saí. Sou juvenil de segundo ano e vou jogando pelos Juniores do Catujalense, espero que estejam a acompanhar jogos meus!


Como jogas com regularidade, sempre podem estar mais atentos à tua época no Catujal.

Era isso mesmo que eu queria, ainda pra mais estou a jogar num escalão superior ao meu.

Mereces, mesmo um ano mais novo mereces a titularidade como guarda-redes dos Juniores.
E nos Juniores não querem que eu jogue nos Juvenis, assim o outro guarda-redes que lá estava no ano passado não fica sem jogar, o Gonçalo, que jogou numa equipa da Costa da Caparica, os Pescadores.
 
Acho bem que vocês possam jogar os dois.
Eu vou fazer os jogos todos dos Juniores e nos jogos mais difíceis dos Juvenis fui com eles, mas não vou mais jogar por eles.
Para além dos jogos, sei também que já ‘deste’ em árbitro em algumas ocasiões…
Já apitei alguns jogos. Tenho futuro?
Aquele que vi não estiveste mal. Nenhum árbitro é perfeito, nem os de primeira categoria, é normal que te tenhas enganado em alguns lances. Voltando ao teu percurso como guarda-redes, deve valorizar-se a tua agilidade entre os postes. Suponho que não sejas um guarda-redes alto…
Tenho quase 1,80 metros. Para além da arbitragem gosto também de dar treino, faço-o por vezes aos guarda-redes dos Infantis, e eu próprio treino quatro dias por semana, pelos Juniores e pelos Juvenis, e jogado por ambos. Já joguei contra os seniores, muito fortes, grande equipa mesmo! Posso aprender muito com eles, o mister dos seniores já veio falar comigo para eu começar a treinar com eles uma vez por semana e no próximo ano já vou andar mais por lá.
Muito bom pra ti, jogar nos seniores em idade sub-18.
Mas isso eu não quero, ir agora, porque ainda não estou preparado.
E para já os Juvenis e os Juniores estão muito bem para ti.
O que estou a pensar é quando for júnior de segundo ano andar já a jogar nos seniores, na próxima época vejo-me mais no banco.

Mesmo fazeres um jogo ou outro quando possível seria sempre positivo.
Naqueles em que estamos a ganhar eu entrar alguns minutos é possível! Seria muito bom.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gifTexto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos



OBLAK FOI MELHORIA GLOBAL.

Com a entrada de Jan Oblak, a defesa do Benfica deixou de sofrer golos.

Poderá por vezes representar uma injustiça para alguns jogadores valorizar as melhorias de uma equipa tendo apenas em conta a entrada de um simples futebolista. No entanto, existem situações em que essa questão terá de ser forçosamente analisada.

Um desses casos é o Benfica, um conjunto que até há algumas semanas parecia padecer de graves problemas defensivos e que sofria golos em demasia, especialmente devido ao facto de se tratar de um crónico candidato ao título em todas as competições nas quais participa, e que desde a entrada de Jan Oblak para a sua defensiva ainda não sofreu um único tento.

Melhoria defensiva na equipa desde a entrada do esloveno é indiscutível.

Como defendeu recentemente Carlos Daniel no programa ‘Grande Área’, “o Benfica joga normalmente com linhas muito subidas, contra o FC Porto nem tanto, e a jogar com centrais não muito rápidos a acção do guarda-redes fora dos postes é determinante,” as águias parecem ter ganho bastante com a entrada do esloveno na equipa, de tal forma que depois do tento sofrido por Artur Moraes em Olhão… não mais a baliza encarnada foi violada.

Seria uma utopia pensar que todos os problemas defensivos do Benfica ficaram resolvidos com a aposta em Oblak. Ainda assim, deve assinalar-se que esta temática se encontra incomparavelmente melhor e vários problemas parecem ter ficado resolvidos em definitivo. 

Em especial, o domínio mencionado anteriormente por Carlos Daniel, a acção do guarda-redes fora dos postes, nos quais o jovem guardião tem sido, para já, imperial, e a resposta para a estagnação de o que parecia ser um filão, as bolas por alto, que faziam com que a equipa tenha sofrido bastantes mais golos do que o desejável dessa forma. Para já, até esse ponto contra parece ultrapassado, em boa parte graças à fixação imediata de Oblak.


Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014




PENAFIEL CHEGA EM BOA HORA.

Taça da Liga chega para o Sporting na altura mais indicada para descansar jogadores.

Tal como se esperava no início da época, mesmo que a boa resposta do Sporting a nível de resultados se mantivesse, em nada essa questão iria influir na questão relacionada com o desgaste decorrente de uma temporada fisicamente exigente para os jogadores mais utilizados.

Pode discutir-se a existência de uma real falta de recursos no banco de suplentes compostos de semelhante qualidade em relação à primeira equipa. Tendo em conta a altura da época a que os leões se encontram, o encontro perante o Penafiel, válido pela Taça da Liga e decisivo para a continuidade da equipa na prova, parece surgir na melhor altura para que outras opções mostrem também a sua utilidade.

Sem rodeios: a noite de garra leonina em Arouca parece ter deixado evidente que algumas unidades começam a estar algo ‘espremidas’, uma situação que poderá tornar-se gravosa caso Leonardo Jardim não recorra a outras alternativas.

Eric Dier deverá ser uma certeza no eixo defensivo.

Ciente dessa necessidade, o madeirense deverá voltar a dar a conhecer a sua excelente leitura de jogo, promovendo alguma rotatividade em praticamente todas as posições. Não vendo na baliza um problema (tanto Rui Patrício como Marcelo Boeck parecem perfeitamente habilitados para jogar, a equipa deverá  mexer o menos possível na defesa, sector no qual Marcos Rojo se encontra ausente por castigo e que reservará a entrada de Eric Dier.

Nos restantes lugares o bom-senso parece aconselhar a permanência de Maurício no eixo e Cédric Soares e Jefferson nas laterais direita e esquerda respectivamente, devendo o mesmo suceder no meio-campo, onde William Carvalho e Adrien Silva são peças nada menos do que fundamentais.

Necessidades poderão aguçar o engenho nas opções de Leonardo Jardim.

Onde se coloca a questão do desgaste? Claramente nos lugares dianteiros, começando na função mais atacante da intermediária em André Martins, que neste encontro poderá mesmo ficar de fora e ver o seu posto ocupado por Vítor Silva, que espera por uma oportunidade.

Na frente de ataque encontra-se o problema maior. Fredy Montero encontra-se em crise de confiança e pede também descanso, mas por fatalidade Islam Slimani não possui condições físicas para alinhar. Posto isto, e mesmo podendo ter a Taça da Liga em causa, Jardim poderá testar um inédito tridente ofensivo móvel.

Essa poderá ser a ‘solução milagrosa’ para Penafiel, lançando o técnico os velozes e polivalentes André Carrillo e Carlos Mané, que poderiam intercalar entre si a ala direita e o eixo do ataque, e quem sabe a surpreender com a aposta em Gerson Magrão, que poderia fixar-se na esquerda e ter direito a uma última oportunidade de mostrar a sua qualidade. Caso não a obtenha, o brasileiro deveria ponderar seriamente a sua saída em breve.



Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos



CIÊNCIA DE RONALDO ESTARÁ DE VOLTA.


Façanhas de Cristiano Ronaldo poderão ser encaradas como descobertas científicas.

É unânime a opinião que aponta para que cada uma das conquistas de Cristiano Ronaldo, desde as desportivas até às não menos importantes menções honrosas, terá sido conquistada com muito esforço e trabalho. Analisando as últimas declarações sobre o craque, a que melhor o define talvez seja a visão de Lino Ferreira, que defende que “a persistência e ter um objectivo bem claro são importantes para quem trabalha numa ciência, como é o caso de Cristiano Ronaldo.”

Provavelmente sem ponta de exagero, os feitos de Ronaldo em campo são já mais do que isso – tratam-se de puras descobertas científicas. Assim se explica que a cada encontro seja possível constatar-se um fenómeno diferente, apesar de a grande ciência a retirar do futebol do craque madeirense seja mesmo o golo.

Real Madrid deverá ser uma vez mais beneficiado pela ‘sede’ do craque em voltar a marcar.

Dessa forma, poderá dizer-se que a meio da semana CR7 não foi capaz de desenvolver a ciência que o distingue dos demais, uma vez que mesmo perante muita insistência da sua parte não foi mesmo possível atirar a contar contra o Espanyol, um conjunto que poderá congratular-se por ter sido um dos poucos a não ter sentido os poderosos efeitos da assertividade da estrela do Real Madrid.

Contudo, é provável que a mesma sorte não caiba ao adversário que se deparará com os merengues, e em especial com Cristiano Ronaldo, o Granada, que parece fadado a constituir a próxima vítima da estrela lusa não só por enfrentar o maior favoritismo do Real, a pressão de jogar numa tarde de lotado Santiago Bernabéu, mas acima de tudo por força da ‘sede’ de Ronaldo. Costuma saber-se como tudo acaba quando o Bola de Ouro está motivado, e raramente termina dois encontros em branco…

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos

terça-feira, 21 de janeiro de 2014




FONSECA RESPIRA FUNDO.



Algumas críticas a Paulo Fonseca terão baixado de tom com a vitória sobre o V. Setúbal.

Depois do desaire frente ao Benfica que valeu a perda da liderança da Liga ZON Sagres, quase faziam coro as críticas em torno de Paulo Fonseca e a sua habilitação para conduzir os destinos do FC Porto, o que fez com que várias declarações polémicas tivessem sido proferidas.

Uma das frases mais ‘estrondosas’ foi mesmo adiantada por Manuel Serrão ao programa ‘Prolongamento’, ao qual adiantou que “Paulo Fonseca não sabe ler o jogo, é um desastre, não digo isto agora, já o dizia antes, desde o início da época, mas também digo: não o tirem agora.”

Uma semana depois das críticas de Serrão, o técnico conseguiu fazer Couceiro conformar-se.

Mesmo com o seu quê de polémica, as palavras de Serrão acabaram por ganhar quase um contorno de impulso, uma vez que a permanência, pelo menos imediata, do treinador azul-e-branco acabou por valer para já duas vitórias consecutivas, ambas em casa, uma primeira pela Taça da Liga perante o Penafiel e a segunda pela Liga ante o Vitória de Setúbal.

Acaba por ganhar maior expressão este segundo triunfo, principalmente pela naturalidade com que foi conseguido, tendo mesmo valido palavras de consternação e conformismo por parte do treinador adversário, José Couceiro, que depois do 3-0 com que o Vitória foi derrotado no Dragão apenas concluiu que “sabíamos que iria ser complicado.”

Se já sabia à partida que iria ser complicado pontuar no Dragão, Couceiro acabou por depressa perceber que essa tarefa seria mesmo impossível face a uma prestação de bom nível por parte do FC Porto da qual Fonseca não deverá ser dissociado num pequeno sucesso que para já tem o efeito de fazer o treinador respirar fundo e ganhar tempo para melhorar a sua performance no banco dos tricampeões nacionais.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.


LEÃO DE OLHO EM ROGÉRIO.

Rogério Augusto espera impressionar o Alcochetense até ao final da época.

Ainda não assinou contrato com o Alcochetense, mas irá fazê-lo até ao final desta janela de transferências, mas completou a sua inscrição tanto como júnior como pelos seniores, disputando em ambos os casos a I Divisão da AF Setúbal.

Será em Portugal que Rogério Augusto dará seguimento à sua carreira, tendo já competido ao serviço do novo clube na última quarta-feira num encontro válido pela Lisbon League frente ao Linda-a-Velha, o seu primeiro jogo, ainda não a título oficial, mas pela primeira vez fora do contexto dos treinos desde que chegou ao emblema no qual evoluirá até ao final desta temporada.

Procurando seguir os passos do seu homónimo Rogério Ceni, o jovem brasileiro encontra-se há já quatro meses no nosso País mas só neste mercado invernal poderá começar a ser utilizado, um fator que inviabilizou a sua chegada a clubes de nomeada superior.

Sem espaço no Sporting no momento, o brasileiro terá agora espaço para evoluir.

Com efeito, a expectativa de Rogério passava por representar o Sporting, clube no qual cumpriu um período de testes entre o final de Setembro e o começo de Outubro junto da equipa de Juniores, tendo trabalhado na Academia sportinguista durante semana e meia, deixando muito bem impressionados os responsáveis verde-e-brancos, em especial Paulo Moreira, que apreciou as suas qualidades e em conjunto com o amigo e representante Alexandre Pereira passou a ajudá-lo a encontrar uma equipa para evoluir.

Por não existir espaço de momento na equipa júnior do Sporting no momento, especialmente por só poder jogar a partir de Janeiro, os leões indicaram uma saída, sabe o NOVA ACADEMIA DE TALENTOS, previsivelmente temporária, deparando-se o atleta com o Alcochetense apesar de ter tido outras equipas interessadas no seu concurso.

Antes de assinar, Rogério esteve também no Belenenses, conjunto no qual permaneceu por duas semanas e apenas por esses motivos relacionados com a sua inscrição face a não ter chegado no começo da época acabou por não permanecer, ficando assim a conhecer o interesse de Sporting Belenenses e Alcochetense, onde chegou a acordo para ficar.

Jovem guarda-redes tem cumprido um processo evolutivo que o valorizou no seu país.

No Brasil, o clube que representou e o lançou na época passada foi o Botafogo FC, no escalão de Juniores, no qual ainda assim não somou qualquer minuto em jogos oficiais face à tenra idade face a essa competição compreender atletas até à idade sub-20.

Por seu turno, Rogério Augusto Ziotti cumpria o seu primeiro ano como júnior depois de ter começado a jogar nas Escolas do São Paulo para posteriormente mudar de clube para o Olé Brasil, o único clube que manifestou interesse na altura e que trocou directamente pelo Botafogo.

Chegado a Portugal, com 18 anos, o brasileiro que evolui como guarda-redes desde sempre agora busca o seu primeiro contrato como profissional, continuando debaixo de mira do Sporting, que na próxima época poderá inclui-lo no Sporting B caso mantenha intacta a sua expectativa de progressão no vizinho Alcochetense.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos?fref=ts


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014





ÁGUIA PRONTA PARA A PRESSÃO.

Benfica parece ter dado contra o Marítimo a resposta indicada à pressão.



Há precisamente uma semana, altura em que o Benfica não defraudou as expectativas e acima de tudo a responsabilidade de levar de vencida o seu grande rival, o FC Porto, várias declarações foram proferidas, destacando.se ainda assim a opinião manifestada pelo seu vice-presidente ao programa ‘Dia Seguinte’, no qual indicou que “se tivesse a função de ir ao balneário a última coisa que faria seria colcoar pressão sobre os jogadores.”

Tal como o disse Rui Gomes da Silva, o mesmo deverá ter sido feito pelos restantes dirigentes encarnados, uma vez que as restantes partidas, as recepções ao Leixões e mais recentemente ao Marítimo, foram reveladoras disso mesmo – uma equipa imune à pressão, em especial na recepção aos madeirenses na qual obtiveram uma vitória tranquila e indicadora de que este momento será para continuar.

Com Rodrigo em grande forma tudo fica mais fácil.

Mais do que uma prestação de grande qualidade de Rodrigo, a turma benfiquista mostrou ter bem firme e cimentada a sua equipa-tipo, desde a baliza até à frente de ataque. Começando pela baliza, Jan Oblak não se coibiu de demonstrar quais os motivos que levaram à sua entrada... para não mais sair, mostrando-se totalmente identificado com o quarteto defensivo formado por Maxi Pereira na lateral direita, Luisão e Ezequiel Garay como centrais e Guilherme Siqueira como lateral esquerdo.

No meio-campo, Ljubomir Fejsa cumpriu com o que se pretendia, ganhando pontos e a continuidade na equipa, devendo continuar a formar dupla com Enzo Perez. Quanto ao ataque, este tem contado com Rodrigo Moreno na plenitude das suas capacidades, tendo apontado os dois golos do encontro com a capacidade de um goleador em ascensão.

Para além dos golso, Rodrigo mostrou deter condições para ser peça fundamental nas eventuais conquistas que a equipa poderá lograr. Cardozo e Lima poderão ter de discutir o lugar que sobra ao lado do internacional sub-21 espanhol... 

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos

sábado, 18 de janeiro de 2014





Quando entrou em campo esta tarde para defrontar o Real Bétis, Cristiano Ronaldo parecia ter em mente uma expressão que recentemente deu a conhecer em entrevista – ‘a sorte só vem a quem a procura também, eu fui à procura dela e consegui.”

Não poderia estar mais correcto o persistente Ronaldo, que às palavras de crença nas suas capacidades alia golos, muitos golos, e dessa forma comprova estar mais em forma do que nunca, mentalmente mais forte do que nunca.

Golos como aquele que marcou esta tarde justificam o seu estatuto de Bola de Ouro.

Ainda no rescaldo da conquista da sua segunda Bola de Ouro, os andaluzes acabaram por ser novas vítimas num filme que já vai longo e que a cada capítulo revela um enredo sempre igual, com exibições e tentos estratosféricos como aquele que apontou esta tarde.

Não fez novamente a ‘coisa por menos’ o valiosíssimo CR7, que atirou a contar com um verdadeiro míssil disparado a mais de 130 quilómetros por hora, mais uma demonstração fabulosa das qualidades que o tornam o melhor do Mundo da actualidade e já um dos grandes nomes que o panorama futebolístico alguma vez conheceu.

Posto isto, ficou uma vez mais a ganhar o Real Madrid, que acabou por golear o Bétis por 5-0, tendo ainda recebido o bónus de alcançar, ainda que provisoriamente, os rivais Atlético de Madrid e Barcelona, sonhando ainda mais, e justificadamente, com a reconquista de La Liga. E quem tem Ronaldo, como se sabe, tem tudo…

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos?notif_t=page_new_likes
http://www.youtube.com/watch?v=adWTt1BRx3Q