terça-feira, 29 de março de 2016





Duas finais ao preço de uma

Ditou primeiramente o capricho do sorteio e posteriormente o cruzamento das meias-finais e os respectivos resultados que o derradeiro dia do Torneio Internacional de Futebol Infantil da Pontinha, torneio que se notabiliza por entoar o hino da Liga dos Campeões antes de cada jogo e este ano numa edição ainda mais especial pelo facto de ter sido realizada no Estádio 1º de Maio, ofereceria duas finais.

O encontro decisivo colocou o Sporting perante o surpreendente Córdoba que ainda assim viu o leão ter-lhe negados vários golos pelo ‘pequeñito’ guarda-redes espanhol Antonio García, que esteve em plano de destaque, e duas vezes pelos postes, por Armando na 1ª parte e Adriano Almeida na 2ª, e foi obrigado ao desempate através da marca de grande penalidade para finalmente respirar de alívio e levantar o troféu.

Pedro Coelho - treinador do Sporting

Foi preciso sofrer muito para vencer este torneio e penso que já era injusto termos chegado ao desempate por penalties.

José Roldés - treinador do Córdoba

Tivemos uma final apaixonante perante um grandíssimo rival. Estamos encantados por termos tido a oportunidade de disputar este belíssimo torneio,

Bruno Freitas - treinador do Benfica

Muito satisfeito porque apesar de no Benfica os resultados serem importantes era igualmente importante apresentar um futebol positivo como acabou por acontecer e ainda dar continuidade ao projecto de formação que vem sendo desenvolvido pelo clube.

Pedro Mané - treinador do FC Porto

Foi uma experiência positiva pois neste grupo incluíamos vários jogadores em idade sub-12. Estamos a tentar chegar a um contexto competitivo completamente diferente embora seja óbvio que um clube como o FC Porto esteja sempre habituado a ganhar.

José Fontelas Gomes - Presidente da APAF

Não é normal os árbitros serem homenageados neste tipo de iniciativas. Digamos que neste tipo de competições a ‘guerra’ pelas nomeações é feita por eles, os árbitros que se disponibilizam, e só tenho a agradecer-lhes. Sobre o Conselho de Arbitragem, é preciso pensar na arbitragem e quem estiver tem de pensar em prol dela, é isso o mais importante.

Mundo Infantil girou em Lisboa

Para além do interesse competitivo foi também possível apurar vários focos de talento neste Torneio da Pontinha não só de Portugal (os jovens de Benfica (Jorge Matias e Pedro Rocha para citar dois exemplos), Sporting e FC Porto foram disso exemplo), como também de diferentes países de França a Espanha, com destaque para Antonio Garcia, guarda-redes do Cordoba, até outras nações mais distantes.

A competição exibiu ainda jovens promessas naturais de Angola (Armando Silva, 13 anos, ponta-de-lança do Sporting) e mesmo atletas de locais mais exóticos como a Austrália, como é o caso de Tristan Hammond, extremo de 13 anos do Sporting que despontou no futsal do seu país ao serviço do Campbelltown Quakes, e a Colômbia, de onde é proveniente Juan Camilo Gomez, atacante de 12 anos ligado ao Benfica.

Resultados
Lissois 4-0 CAC Pontinha - 9º/10º lugar
Nacional 3-0 Santa Clara - 7º/8º lugar
Getafe 2-0 Rec. Huelva - 5º/ 6º lugar
FC Porto 0-2 Benfica - 3ª/4ºlugar
Sporting 0-0 Córdoba (3-2 gp) - final

segunda-feira, 21 de março de 2016





Difícil, como manda a tradição

Este Domingo o Bessa apresentava um Boavista em recuperação após ter presenteado os adeptos que no momento da partida do plantel com destino à Madeira se despediram com cânticos e mensagens de apoio no Aeroporto na cidade do Porto com uma surpreendentemente folgada vitória sobre o Marítimo por 3-0. Prometedor, é certo, mas não suficiente para os axadrezados visto terem tido pela frente um adversário em ‘estado de graça’.

Com seis vitórias consecutivas em todas as competições, este Benfica provava que o seu plantel se encontrava na sua melhor fase - pelo menos em termos anímicos e todos os elementos que têm alinhado vêm dando mostras da sua qualidade, deixando bem evidente o ’superavit’ de opções quando na próxima temporada chegarem  á Luz reforços, alguns já garantidos.

No Verão chegarão André Carrillo e Franco Cervi e muito possivelmente mais um médio de transição para competir com a coqueluche Renato Sanches que não possui uma alternativa à altura, pelo menos no que a um centrocampista de origem diz respeito.

Ausências na defesa continuam a limitar o Benfica, ainda privado do capitão Luisão

De qualquer forma, a boa forma das unidades que compõem o actual bicampeão nacional quase arriscam dizer que nesta altura nem Carrillo nem Cervi seriam necessários ao bom funcionamento desta equipa que apenas vem revelando insuficiências ao nível da quantidade em termos de opções para o eixo defensivo, onde continua a faltar essencialmente o capitão de equipa Luisão que espera ainda regressar e cumprir mais algumas épocas de águia ao peito.

Em virtude da ausência de Jardel por castigo, Luisão seria uma excelente opção para alinhar no Bessa. No entanto, tal não foi possível nesta águia que não conhece outro resultado que não a vitória desde a recepção ao FC Porto, curiosamente o vizinho deste Boavista que esperava estar à altura dos acontecimentos, pressionou bastante a dupla de ocasião Samaris/Lindelof e quase obtinha frutos.

Apesar da qualidade do oponente, Boavista entrou no desafio para vencer

Envolvido numa luta que será ponto a ponto na fuga à despromoção, os axadrezados podiam ter como comparação a recente visita a Alvalade para defrontar o Sporting… e apresentar uma atitude bem diferente, com mais acção e menos reacção perante um adversário de muito maior poderio que esta temporada foi derrotado na anterior deslocação à Invicta, mais precisamente na visita ao Dragão.

Foi precisamente isso que aconteceu, com o Boavista a jogar de forma aguerrida, pressionante e ofensiva uma águia ‘espremida’ em termos de opções e bastante mais desconexa comparativamente com as anteriores noites e tardes nesta Liga. Esperava a ‘pantera’ repetir as duas vitórias já conseguidas pelo vizinho FC Porto, isto numa fase em que cada ponto conta e na qual terá de procurar vitórias, seja em que campo for. E tudo a pantera tentou…

Mesmo que o desafio se realizasse na Luz, o Boavista teria de procurar pontuar apesar das enormes e previsíveis dificuldades. Com a partida a desenrolar-se no Bessa, a equipa portuense esperava fazer fé ao apoio dos seus adeptos, ainda que o nome do adversário, líder da prova ao início da jornada e bicampeão nacional, indiciasse uma tarde altamente complicada para quem não poderá desperdiçar muitos mais pontos até ao final da prova.

Envolvido numa luta bem distinta, o Benfica não poderia dar-se ao luxo de apenas pontuar - teria mesmo de vencer, pois FC Porto e Sporting já haviam vencido os respectivos jogos e era preciso recuperar a liderança. No fim, um jogo esforçado e de muita batalha que apenas um lance de futebol directo o decidiu através da eficiência de Jonas, o quase anunciado Bota de Prata em Portugal e líder da Bota de Ouro pela Europa…

quarta-feira, 2 de março de 2016




Ballack chama a atenção

Apesar de o Boavista ter conseguido a qualificação nessa ronda da Taça de Portugal, a réplica aplicada pelo Loures, conjunto que milita na Série G do Campeonato de Portugal, disputando agora a Série de Manutenção, causou uma impressão na equipa axadrezada que assinalou os nomes de alguns dos elementos da equipa dos arredores de Lisboa no seu bloco de notas, juntando-os ao lote de jogadores a observar para os próximos mercados.

Com efeito, o nome que mais chamou a atenção do Boavista foi mesmo o extremo cabo-verdiano Ballack Lopes, que chegou no início da época a Loures após ter terminado o seu vínculo com o Oriental e frente aos boavisteiros arrancou uma prestação de muito bom nível.

Temporada do extremo distingue-se pela quantidade de golos marcados

A qualidade demonstrada por Ballack, de 28 anos, nessa eliminatória fez com que, vários elementos ligados ao clube tenham pedido informações sobre o atleta junto do clube adversário e inclusivamente junto do próprio jogador que nos próximos tempos poderá suscitar uma oferta por parte do clube portuense.

Ainda assim, segundo apurou o NOVA ACADEMIA DE TALENTOS, o interesse ainda não passou disso mesmo. De qualquer forma, a excelente temporada realizada pelo atacante que cumpre uma das melhores épocas da sua carreira com 6 golos marcados num total de 20 jogos, tendo o próprio revelado que “eles ainda não me falaram de nada”, avançando ainda que o seu empresário não foi informado da cobiça de qualquer outro emblema nos seus serviços.

“Espero continuar a chamar a atenção e agradeço pela força, foi pena não termos conseguido o apuramento. Acho que se pode manter esta equipa”, acrescentou enquanto manifestou a opinião de que apenas mantendo a sua ‘espinha dorsal’ o Loures poderá continuar a evoluir enquanto equipa.