quinta-feira, 31 de agosto de 2017



Casa Pia – Rodrigo assina e aponta à titularidade

Encontra-se praticamente fechado o plantel do Casa Pia (Gilberto estará para regressar do Brasil, país natal, devidamente autorizado), que terá fechado o seu sector mais recuado com a incorporação de Rodrigo Antunes, defesa central que terminou a sua formação no Vitória de Setúbal e desde logo passou a apontar à titularidade, estatuto de que já gozou no jogo-treino de pré-época realizado pelos gansos ante o Sindicato dos Jogadores (vitória por 4-0).

Após ter concluído a temporada transacta ao serviço dos Juniores do Vit. Setúbal, o central de 19 anos que a título de curiosidade é também familiar de duas figuras do clube sadino – é sobrinho de Pedro Venâncio, antigo capitão do Sporting, e primo de Frederico Venâncio, um dos anteriores capitães do plantel que recentemente foi cedido com opção de compra ao Sheffield Wednesday - deixando assim o único clube que havia representado até então na sua carreira para abraçar a primeira época enquanto sénior na Série E do Campeonato de Portugal para evoluir e assim atingir outros patamares competitivos.

terça-feira, 29 de agosto de 2017



Real - Benfica empresta Oliveira

Apesar da solvência que o ataque do Real tem mostrado - cinco golos marcados nos primeiros dois desafios oficiais, e logo disputados ante dois favoritos como Belenenses e Leixões, quatro deles apontados pela sensação do início de época, o ponta-de-lança brasileiro Carlos Vinícius, com a equipa a ter ficado em 'branco' em apenas dois dos cinco encontros já disputados - existia ainda um espaço em aberto no plantel, relacionado precisamente com o posto que o goleador da equipa vem ocupando; faltavam alternativas para a frente de ataque para além de Vinícius no emblema de Queluz/Monte Abraão.

Assim, para a espinhosa missão de acrescentar concorrência ao artilheiro do Real pelo lugar de referência na frente de ataque chegou o jovem João Oliveira, ponta-de-lança cedido a título de empréstimo pelo Benfica que há cerca de um ano o recrutou ao Vitória de Setúbal para cumprir a última temporada enquanto júnior. No entanto, sem espaço de manobra na equipa sub-19 das águias, o atacante de 18 anos foi cedido ao Belenenses onde se sagrou vice-campeão nacional de Juniores apesar de não ter conseguido ser uma primeira escolha frequente.

A escassa utilização, pelo menos como opção inicial, ao serviço dos azuis do Restelo levou a que o possante jogador de 1,90 metros de altura não tenha encontrado um lugar no Benfica B, surgindo o Real como possibilidade para cumprir a sua primeira época enquanto profissional e assim eventualmente justificar o retorno à equipa B encarnada no final da temporada.




Com a manutenção garantida e envolvido na disputa pela liderança na Série G de Manutenção do CPP, mesmo assim o Loures desenvolveu esforços para criar oportunidades para os jovens do seu plantel de Juniores, tendo nas últimas semanas aproveitado o conforto classificativo para estrear várias das suas promessas e a cada Domingo não constituiu excepção com a equipa preto e amarela a visitar o terreno de vários adversários, alguns envolvidos na luta pela manutenção, nas últimas jornadas. Um dos elementos que não foi esquecido foi mesmo Diogo de Macedo.

Uma das figuras da equipa júnior do Loures, Macedo, extremo de 19 anos que se destaca pela capacidade no 1x1 e pela velocidade assente no baixo centro de rotação inerente à sua estatura reduzida, permanece ainda com o futuro em aberto em face de não ter sido promovido ao plantel sénior e assim ficado livre para decidir o seu futuro, tendo optado por aceitar o convite que lhe havia sido formulado pelo Atlético SAD que semanas antes havia sido despromovido à Pró-Nacional da AF Lisboa. No entanto, com os trabalhos da nova temporada a aproximarem-se, nada pôde consumar-se.

Com efeito, as dificuldades que já afectavam o conjunto controlado por um grupo de investidores chinês ainda se adensaram com a despromoção desde os campeonatos nacionais até ao panorama distrital, tornando-se ainda mais acentuadas as limitações financeiras e logísticas que colocam a continuidade da equipa em risco, pelo que foi suspensa a actividade desportiva em função de estar cada vez mais próxima a consumação da intenção da empresa que controla esta equipa de extingui-la em definitivo. Desta forma, o futuro de Macedo e eventualmente outros atletas permanece indefinido.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017




Ninguém quer perder a estreia do Real

Para além do público que vem deixando bem compostas as bancadas do Complexo Desportivo do Real SC, várias têm sido as caras conhecidas que não querem perder os desafios da turma de Queluz/Massamá - o Real vs Leixões (4-1 para os da casa), primeiro desafio de uma Liga profissional alguma vez realizado em Monte Abraão, contou com a presença de emissários de clubes lisboetas e do Campeonato de Portugal, competição na qual o Real recentemente se sagrou campeão. Já este Domingo, na recepção ao Arouca, foram outras as caras conhecidas.

Para além dos expectáveis Carlos e Joel Pinho, Presidente e director desportivo do clube arouquense respectivamente, que acompanharam a sua equipa até mais uma jornada da Ledman LigaPro, também o médio criativo do Belenenses, Filipe Chaby, aproveitou a folga para cumprimentar vários amigos e companheiros de profissão no final do desafio que o Arouca venceu por 1-0.

domingo, 27 de agosto de 2017



Quem para o meio?

Depois de o onze escolhido por Filipe Martins para o primeiro desafio oficial da época ter justificado plenamente a aposta - o Real surpreendeu o Belenenses no Restelo, vencendo por 1-0 para dessa forma garantir o apuramento para a fase de grupos da Taça CTT - a partida de estreia absoluta do clube de Queluz/Massamá na Ledman LigaPro implicou também a primeira mexida na equipa, obrigatória e certamente contra a vontade do próprio treinador que dificilmente estaria inclinado a promover qualquer alteração numa equipa que tantas garantias apresentou.

No entanto, não mais o Real pôde apresentar esse primeiro alinhamento e apesar do claro favoritismo que reuniria a provável chamada de Rúben Marques à titularidade, essa não será uma dúvida para ser desfeita perto do apito inicial visto que esse atleta que pontifica como um dos capitães ainda recupera de lesão. Sobrariam como alternativas os médios defensivos Marlon Costa, visto como alternativa credível e também alternativa como defesa central em caso de necessidade… mas este não se encontra sequer convocado para defrontar o Arouca.

Desta forma, existe ainda a possibilidade, ainda que remota, de a escolha passar pelo reforço Gustavo Cazonatti, que já vendo sendo utilizado no decorrer das partidas depois de ter visto mais demorada a chegada do seu certificado internacional oriundo do Brasil, correndo agora também pelo lugar. 

sábado, 26 de agosto de 2017




Após um início de temporada atribulado, tudo se conjuga para a reacção do Oriental que proporcionará a reviravolta cem relação às contingências com um empate a ser obtido na estreia oficial na Série E do CPP antes do primeiro desafio enquanto visitado, marcado já para este Domingo. Dada a juventude do grupo, como valores a ter em conta surgirão elementos como o avançado Josemar Agostinho, que aproveita bem na sobra oriunda de alívios da defesa contrária em virtude de jogar em constante pressão sobre o adversário, sem esquecer o guarda-redes David Grilo.

Também recém-chegado ao clube, o guardião é conhecido pelo seu voluntarismo que lhe permite uma fácil movimentação fora dos postes e qualidades no passe longo que poderão ser aproveitadas pela equipa em função de importantes triunfos vitais nas contas de final de época. Outro talento que deve ser apontado é mesmo o jovem médio - que vem alinhando como extremo- Chico Teixeira, cujo futebol se expressa através de perigosas diagonais para dentro seguida e aptidão no remate rasteiro ao ser possuidor de boa colocação no disparo que dificulta a acção do guardião contrário.

Existe assim a possibilidade de remates de Chico em direcção aos cantos das balizas contrárias virem também a ajudar a garantir triunfos para a equipa grená que nas últimas semanas vem realizando interessantes desafios de preparação e espera aplicar todo o processo de aprendizagem no derby lisboeta que a colocará diante do Casa Pia.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017




O Loures entrou melhor no desafio ao inaugurar o marcador numa jogada protagonizada por um ataque formado por reforços para a nova temporada. Boa movimentação finalizada devido a excelente trabalho de Rodrigo Martins (extremo ex-júnior do Estoril).

Muito forte a empreender a diagonal desde a ala esquerda até ao centro, Rodrigo foi por diversas ocasiões libertado pelo ponta-de-lança Elton Rosário (ex-Algés) que se encontrava em zonas interiores e e,m bom momento para ultrapassar a defesa contrária de forma a desmarcar os seus companheiros que ainda fora da grande área se aplicaram com remates colocados.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017




O Oriental continua a compor o seu plantel e mais precisamente a defesa com Sandro Silva, defesa central brasileiro de 34 anos que reforça o clube lisboeta com a sua experiência e capacidade física (mede 1,87 metros de altura) após ter cumprido as anteriores três épocas em representação do Mafra no Campeonato de Portugal, competição que voltará agora a disputar envergando agora a camisola grená deste que será o oitavo emblema que representa na sua carreira.

A título de curiosidade, o Oriental será também uma novidade para o jogador no sentido em que adoptará outro nome, Sandro Luiz, uma vez que no plantel já se encontrava outro Sandro Silva, este português e também defesa central com o qual se vai entrosando como de resto sucedeu nos jogos-treino realizados - deverá ser esta a dupla mais utilizada no CPP, que começou para os lisboetas com um empate fora.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017




Continua dificultada a preparação do plantel do Pinhalnovense, que perdeu alguns dos seus bons valores da época passada - ainda recentemente o médio Pedro Mendes assinou pelo CSMS Iasi, da I Liga da Roménia.

Com o plantel em reformulação, os resultados não têm também ajudado com a equipa a mostrar dificuldades nos particulares de pré-época, tendo somado alguns desaires com vários adversários entre os quais se destacam os Juniores do Sporting antecedendo o início oficial de temporada que se desenhou num empate caseiro diante do Oriental. Desta forma, a Série E do CPP ganha outro motivo de interesse que reservará na possibilidade de o conjunto do Pinhal Novo poder alcançar a primeira vitória este Domingo.







Chegou no início dos trabalhos do Real como reforço para a nova época e não conseguiu impor-se devido ao facto de não ter conseguido esconder algumas dificuldades inerentes à diferença de realidade e rigor futebolístico entre o clube da Linha de Sintra, que disputará esta temporada a Ledman LigaPro, e o Campeonato brasileiro de sub-20, competição que realizava ao serviço do Ponte Preta, clube detentor do seu passe e com o qual mantém contrato assinado até ao final da época.

Desta forma, cedo
Elvis Echagüe, jovem paraguaio de 19 anos, 1,87 metros de altura e 77 kgs passou a ser preterido em detrimento de outras opções com o técnico Filipe Martins a ter mesmo alertado para a importância de garantir mais um defesa central, o que levou à chegada de reforços e à confirmação de que o português Ivan Dias (foi cedido ao Oriental) e Elvis não disporiam de qualquer espaço de manobra. Assim, ao invés de permanecer no grupo como quinta opção para o eixo defensivo, o paraguaio foi mesmo ser cedido ao SR Almancilense.

Inserido esta época na Série E do Campeonato de Portugal e com uma SAD recentemente criada, o emblema algarvio disporá das condições necessárias para que o atleta possa evoluir com maior regularidade e assim manter-se visível para o Real que poderá requerer novo empréstimo na próxima temporada ou até avançar para a contratação definitiva do jogador caso este não venha a prolongar a sua ligação ao Ponte Preta, clube com o qual se encontra a um ano de terminar contrato. Desta forma, o central espera obter a sua primeira oportunidade depois de não ter sido utilizado na jornada inaugural diante do Olhanense - derrota por 2-0.

terça-feira, 22 de agosto de 2017



Oriental - Diogo David aguarda estreia

Entre os muitos reforços para a nova época, o Oriental vai formando uma promissora frente ofensiva que junta várias incorporações a Henrique Gomes e Victor Veloso, dois dos melhores marcadores da equipa na época passada e que se manterão ao serviço do clube. Uma delas será o ponta-de-lança Diogo David que iniciou a temporada transacta no Real SC, onde disputou a primeira metade da época até partir para a Lituânia.

Ao fim de alguns meses, o atacante de 21 anos regressa a Portugal e ao CPP para representar o clube de Marvila no qual não necessitou de muitos dias de trabalho para mostrar ao que vem, tendo participado nos últimos desafios de pré-temporada e aguardando agora pela sua estreia oficial que poderá surgir já no próximo Domingo na recepção ao Casa Pia - não saiu do banco de suplentes no empate a uma bola alcançado no terreno do Pinhalnovense.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017




Thiago cativa o Vasco e tem Portugal na rota

O futebol do Rio de Janeiro vem revelando a capacidade de Thiago, atacante que iniciou um período de testes no passado dia 14 e vem deixando uma excelente imagem como atacante, utilizando os seus 1, 80 metros de altura para dar azo ao interesse de um emblema referência no seu Estado e em todo o futebol brasileiro.

Este jovem atleta frequenta a etapa final de recrutamento do CR Vasco da Gama, onde as suas aptidões têm sido reconhecidas nos últimos dias e deverão levar a que seja presenteado com uma proposta de contrato muito embora o seu representante equacione agendar uma viagem com destino à Europa para se dar a conhecer ainda antes de eventualmente ser confirmado e posteriormente inscrito pelo Vasco, pois o facto de viajar enquanto jogador livre facilitaria qualquer transferência que Thiago possa vir a ter em vista.

Jovem avançado tem revelado um tremendo potencial


Todos os cenários estão em aberto e o avançado está disposto a escutar ofertas de todos os clubes, especialmente europeus uma vez que procurará ser avaliado em Portugal de forma a tornar-se um jogador de primeiro plano - Thiago faz-se notar como um atleta em progressão contínua desde idade infantil e actualmente com 18 anos tem protagonizado excelentes prestações que o conduziram ao nível 3 do período de testes agendado pelo Vasco da Gama, o que deixa evidente todo o seu potencial.

Ainda assim, o seu representante espera conseguir uma autorização para que o atleta possa mesmo viajar, uma vez que se encontra ligado a um clube pelo qual se encontra inclusivamente inscrito, o Bela Vista, igualmente sediado no Rio de Janeiro, e que tem beneficiado do seu talento acima da média, atleticismo, capacidade técnica, velocidade, grande eficácia a finalizar com os dois pés e ainda muito instinto na procura da baliza.

Thiago vem realizando um período de testes no Vasco da Gama com sucesso reconhecido

Desta forma, apesar de risonho, o futuro de Thiago permanece uma incógnita em virtude de se encontrar apurado para a derradeira fase de 15 dias de teste junto do plantel sub-20 do Vasco da Gama, que agendou um período experimental de forma a angariar reforços para os seus diversos escalões e que se realiza na localidade de Araruama, pertencente ao Rio de Janeiro, e no qual o avançado revela todas as condições para ser aprovado, tendo atingido esta terceira etapa após duas anteriores concluídas com reconhecido sucesso.

Será o plantel sub20 do CR Vasco da Gama o cenário mais provável para que o futebolista venha a fixar-se. No entanto, continua bem em aberto a possibilidade de passar alguns dias em Portugal em meados de Outubro para se revelar na montra internacional e quem sabe angariar mais alguns interessados nos seus serviços.

sábado, 19 de agosto de 2017




Real - Defesa completa para o leão

A poucas horas de mais uma jornada para o Real, destaque para a plena recuperação de Serginho que já trabalha sem limitações com o restante plantel, completando assim o eixo defensivo. Em breve o central emprestado pelo Belenenses poderá constituir opção para um sector cada vez mais composto face à integração de João Basso, que leva várias semanas de trabalho ao serviço do clube e também tem sido opção.

O brasileiro cedido pelo Estoril ganha rotinas com os restantes companheiros, o que levou à saída de Elvis Echagüe e ao regresso de Júnior Camala ao Sintra Football, clube satélite do Real, após duas semanas entre o lote de centrais da primeira equipa.

No entanto, e face até à qualidade reconhecida de forma unânime das prestações de Vasco Coelho e Dmytro Lytvyn no Restelo, prevêem-se mexidas nesse núcleo, o que deverá assim conduzir Basso ao banco.

Nesse sentido, a defesa que se estreou a vencer no primeiro fim-de-semana oficial deverá ter prioridade numa primeira instância que será o primeiro desafio da História do clube da região de Sintra no segundo escalão do futebol nacional perante uma equipa B e logo na condição de visitado ao receber em Monte Abraão o Sporting B.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017



Fábio Fragoso cobiçado, mas fará pausa


Em Lisboa, apesar da despromoção do Atlético SAD às competições distritais, foram vários os jogadores que aproveitaram para valorizar-se numa excelente segunda metade de temporada na qual a equipa lisboeta pertencente à SAD que controlava o histórico emblema da Tapadinha e que na época passada optou por manter os direitos federativos e assim disputar o Campeonato de Portugal conseguiu somar 22 pontos aos meros…dois que havia conquistado na restante temporada e esse feito valeu ao Atlético SAD uma miraculosa subida na tabela classificativa que valeu o apuramento para o play-off de manutenção no CPP.

Todavia, o emblema da capital não conseguiu levar a melhor sobre o Gouveia, acabando assim despromovido e até com a extinção à vista – não era visto como crível que a SAD controlada por investidores chineses apresentasse interesse por inscrever uma equipa na Pró-Nacional da AF Lisboa. De qualquer forma, apesar das enormes dificuldades logísticas que a equipa atravessou (não detinha sequer um estádio/campo fixo para competir e treinar), alguns elementos realizaram uma excelente ponta final de época como foi o caso do defesa central Fábio Fragoso.

Acabou por revelar-se acertada a escolha do central de 23 anos que até Janeiro não havia somado minutos ao serviço do Casa Pia, tendo optado por juntar-se ao Atlético SAD para garantir o estatuto de titular indiscutível e desta forma, ao contrário da equipa, previa-se que se mantivesse em competição no CPP onde se perfilam vários conjuntos interessados em garantir os seus serviços.

O jogador cativou nomeadamente a atenção de conjuntos não sitos nas proximidades de Lisboa, onde Fragoso reside e tem feito carreira, o que não suscitou qualquer interesse ao central que parece irredutível na decisão de abraçar um período sabático para dedicar o seu foco ao seu percurso profissional e à licenciatura que vai concluindo na Faculdade de Motricidade Humana.

quinta-feira, 17 de agosto de 2017




Ronaldo impressiona no Rio e mira a… Portugal

Para já, em Portugal só será visto em vídeo. No entanto, é no Brasil que se tem assistido presencialmente ao aparecimento de um médio centro com características de ‘box to box’ que de azul e branco vai deixando boa imagem das suas capacidades sob diversos aspectos em campo, com destaque para o acerto na bola parada - uma imagem de um atleta de perfil moderno dentro de campo que devido à muito procurada posição que ocupa, ou não estivessem tão na moda os centrocampistas box to box, irá mesmo criar sensação.

Com apenas 19 anos, Ronaldo domina em termos técnicos e também no aspecto físico, podendo assumir diversas funções no sector intermédio no centro e também nas alas devido à competência na marcação e na facilidade com que acelera o jogo devido à sua velocidade, domínio de bola e habilidade técnica que começam a revelar-se nas divisões inferiores do futebol brasileiro, onde começa a tornar-se conhecido ao jogar a um nível cada vez mais elevada com as cores azuis e brancas do Gonçalense FC. 



Foi a esse emblema que o médio foi conduzido de forma a cumprir testes tendo bastado apenas uma semana para que tivesse sido aprovado imediato inscrito na Federação como reforço do Gonçalense, inicialmente lançado no plantel sub-20, no qual se desenvolve e onde lhe descobrem muitas semelhanças com a coqueluche do Fluminense, pelo qual vem exigindo 15 milhões de euros para aceitar a sua transferência para o FC Porto. Salvaguardando as devidas diferenças em termos de competição nos campeonatos que respectivamente ocupam, Ronaldo tem algo de Wendel.

Ronaldo impressiona pela agilidade na recuperação de bola

A grande vantagem deste jovem, neste momento, estaria no baixíssimo custo de transferência que acarretaria pois devido ao facto de ainda militar num escalão secundário seria muito fácil para qualquer conjunto em Portugal proceder à sua contratação, acrescendo a isso o facto de contabilizar apenas 19 anos de idade… tal como Wendel, com quem partilha qualidades como a velocidade de execução, uma das principais imagens a reter sobre as suas capacidades em campo.

Facilmente se constata que é a enorme velocidade que destaca este jovem brasileiro a meio-campo, tornando-o um jogador a não perder de vista por força da sua habilidade que consegue sobrepor-se a qualquer tipo de adversário incluindo oponentes de maior dimensão corporal como pode perceber-se a partir de vários desafios do seu Campeonato entre os quais se salientam jogadas em que alcança a recuperação de bola sobre o adversário e mesmo quando a recepção não é a melhor a velocidade com que arranca leva a que não raras vezes volte a desarmar o adversário de forma imediata.

É essa uma das particularidades do jogo de Ronaldo - incansável na pressão em corrida sobre o adversário tornando-se assim muito forte na recuperação de bola para depois efectuar ultrapassagens em drible ou em caso necessário pausar o jogo da equipa. Uma série de capacidades procuradas num bom… lateral direito, lugar no qual é facilmente adaptável pela boa saída de bola que possui combinando com os defesas centrais. Uma versatilidade pouco comum na sua idade, especialmente tendo em conta que nunca passou por grandes clubes.

Médio demonstra um tremendo potencial no Estadual do Rio de Janeiro

O talento e habilidade deste jovem atleta tem ganho expressão semana após semana, o que conferiu toda a razão ao modesto, mas bom formador de jovens, Gonçalense, emblema sediado no Rio de Janeiro, ao apostar neste jogador apenas com uma semana de teste realizada e uma aprovação unânime. Após tomar conhecimento da nova realidade, o centrocampista necessitou de um mês de trabalho para finalmente ter sido oficialmente inscrito e assim tornar-se figura da equipa sub20 que vai realizando as primeiras jornadas do Campeonato Carioca do escalão.
 
O próximo passo passará por desenvolver todas as suas competências na Europa, para onde espera voar com toda a tranquilidade e sem quaisquer hesitações para se submeter a um novo período de testes, desta feita em Portugal para onde espera agendar viagem nas próximas semanas e assim passar de jogador á prova para mais um futebolista brasileiro de sucesso no nosso País. Ronaldo é esse tipo de jogador.

Dada a confiança existente no valor do atleta, decorre já a preparação dessa viagem com destino a clubes que venham a disponibilizar alojamento e alimentação e acima de tudo a possibilidade para este médio poder demonstrar o seu talento e habilidade e estilo aguerrido em campo na disputa de todas as bolas, assim como o enorme potencial e vontade que o distinguem como o principal candidato a abrir portas em Portugal para os talentos revelados pelo seu ainda pouco conhecido clube.

No seguimento da realização de algumas partidas pelo Campeonato Carioca sub-20, Ronaldo contraiu uma lesão que o tem afastado dos relvados e que o obrigou a ficar de fora por alguns dias, o que não o impediu de fazer nome na prova que tem disputado muito embora no último encontro tenha permanecido, por mera precaução, no banco de suplentes, tendo reiniciado os treinos com bola já esta semana de forma a regressar dentro de dias à competição.




quarta-feira, 16 de agosto de 2017



Foram várias as saídas no Loures com o principal destaque a remeter-se para Ivo Miranda, que saiu no final da última época mesmo com o estatuto de um dos jogadores mais experientes do plantel e um dos capitães de equipa no início da mesma temporada, uma missão dividida pelos quatro jogadores de maior antiguidade no plantel. Tal como os restantes três companheiros, Nuno Hidalgo, João Job e Pedro Augusto, Ivo Miranda abandonou o clube.

No seguimento de boas temporadas em Loures o médio criativo de 31 anos aguardou pelo final da temporada para confirmar a sua saída para assinar por outro emblema geograficamente colocado na zona de Lisboa e a disputar também o Campeonato de Portugal e ainda a mesma Série, a D, o vizinho e rival Sacavenense que já havia também representado.

Apesar do estatuto que lhe era reconhecido pelo próprio grupo, Ivo Miranda pretendia jogar com maior frequência após uma temporada que tendo sido positiva para a equipa - esteve envolvida na disputa pela subida durante a 1a Fase e sagrou-se campeã de série na Fase de Manutenção - foi pouco animadora para o médio que se conotou como alternativa aos habituais titulares e em Sacavém poderá encontrar um panorama mais de acordo com o que pretende no momento actual do seu percurso.

terça-feira, 15 de agosto de 2017


Potencial de Deividson à prova em Outubro

No momento em que se esperava ter surgido um talento de futuro no Brasil, um outro surgiu em simultâneo - enquanto o médio centro Ronaldo chegava ao modesto Gonçalense para um período de testes, na mesma altura acompanhava-o um lateral direito descoberto pelo prospector brasileiro Diego Silva e que com apenas 18 anos de imediato impressionou na sua chegada especialmente junto do treinador do clube de São Gonçalo que o mirou com muito interesse e com a perspectiva de ter passado a conhecer um talento a ter realmente em conta.

Em poucas semanas, ficou evidente o potencial de uma promessa que as imagens que ilustram o seu futebol prenunciam que apesar de ainda um desconhecido, Deividson parece ter tudo para se encaixar facilmente no mercado português.

Acaba por ser curioso o facto de o lateral direito ter sido encarado com desconfiança pelo aspecto ainda mais jovem do que a sua idade já patenteia, o que não impediu Deividson de convencer o seu treinador relativamente ao seu valor no período de testes que num ápice o tornou num justificado reforço ainda em condições de alinhar pela equipa sub20, motivo pela qual a sua idade foi questionada com muita insistência. No fim de contas, está a desenvolver-se um lateral direito que já suscita sorrisos em quem o vê jogar.

Tenra idade do jovem atleta deixa bem clara a margem de progressão de que dispõe


Dizer que este jogador contabiliza apenas 18 anos quase torna desnecessária a realização de qualquer período de testes como o que protagonizou ainda há poucos meses, uma semana experimental na qual sem surpresa foi aprovado apenas um mês antes de ter sido chamado a federar-se de forma a participar como parte do plantel sub20 do Gonçalense na disputa das próximas jornadas do Campeonato Carioca desse escalão etário.

Com o que tem vindo a demonstrar este jogador, o staff do Goncalense começa a não ter palavras para descrever o diamante em bruto maluco que recebeu sem quaisquer custos mas que todavia não conseguiu inscrever oficialmente pela diferença de um dia devido a um atraso relacionado com o certificado de alistamento, documentação obrigatória no Brasil no momento em que se completa 18 anos e que Deividson não detinha em momento oportuno, tendo recebido esse mesmo certificado já após o encerramento do período de inscrições.

Deividson tem trabalhado a excelente nível, o que o trará a Portugal para mostrar-se

O lateral fica assim impedido de disputar a segunda fase da Copa Corcovado, uma má notícia em termos desportivos para os seus treinadores que o têm vindo a observar de forma a perceber quais as outras posições nas quais poderá ser utilizado em competição por via da sua velocidade, capacidade de drible, qualidade de passe, bom cruzamento e uma impressionante visão de jogo.

Defesa lateral direito de origem, este jogador tem sido colocado para cumprir a missão de médio de transição, médio ofensivo e lateral esquerdo, o que vem surpreendendo mesmo quem melhor o conhece e que acompanha o clube pelo facto de os comentários dos técnicos com quem tem trabalhado apontarem para a categoria com que cumpriu todas as posições especialmente pelo facto de exigirem as características que mais se salientam no seu jogo como a agilidade, a assertividade na marcação, a facilidade no drible e na colocação do passe.

Tudo somado, Deividson reúne a capacidade de fazer o jogo fluir e a sua equipa progredir com jogadas de realce potenciadas com passes colocados na direcção dos atacantes em posições de finalização, o que facilitou a decisão de que será o chamariz da abertura demonstrada por todas as entidades que aconselham e gerem a sua carreira para que possa dar o próximo passo que será dado em Portugal, para onde viajará em meados de Outubro de forma a mostrar-se num período experimental em emblemas ainda por confirmar.

domingo, 13 de agosto de 2017



A excelente ponta final realizada pelo Loures na Série G de Manutenção do CPP, competição na qual acabaria por sagrar-se campeão de série apesar de um plantel curto, com várias lesões e que deu lugar à estreia de vários Juniores que foram utilizados amiúde na equipa principal, satisfez os responsáveis pelo clube que assim promoveram espaço no plantel para 2017/2018 a vários dos valores proeminentes do plantel júnior como acabou por não ser o caso de Gonçalo Vieira, jovem médio defensivo que curiosamente não foi um dos vários juniores contemplados com a estreia no CPP.

Ainda assim, o jovem de 18 anos assumiu-se como uma das grandes surpresas dos Juniores do Loures ao ter-se imposto como titular após ter reforçado o clube no início da época proveniente do 1º Dezembro, tornando-se uma das figuras da equipa e um indiscutível na participação da equipa do Nacional de Juniores, o que deixou excelentes referências junto do técnico Luís Silva que contudo optou por não promover Vieira ao plantel principal naquela que será a sua primeira temporada enquanto futebolista sénior mesmo quando poderia ter posto cobro a algumas saídas que se registaram no sector intermédio da equipa. 

Desta forma, com os responsáveis do emblema preto e amarelo a terem-se decidido por avançar para a contratação de outros atletas, o jovem médio poderá estar em vias de juntar-se a um clube de maior dimensão e igualmente inserido nas proximidades da capital como será o Estoril Praia, ainda que assinando pela equipa B dos 'canarinhos' que disputará esta época a I Divisão da AF Lisboa.

A confirmar-se este novo passo, Vieira deverá fazer-se acompanhar por outro ex-júnior do Loures como o defesa central Miguel Rosado. Em ambos os casos deverá realizar-se um período experimental que poderá resultar num duplo reforço para a segunda equipa do Estoril, criada na época transacta para rodar futebolistas em idade sub-23.



O conforto classificativo e as várias lesões no plantel principal do Loures levaram ao aparecimento de vários jovens promissores da equipa de Juniores, tendo um dos 'contemplados' sido Serginho. A recepção ao último classificado, o já despromovido Sp. Viana, possibilitou a estreia no futebol sénior de Sérgio Santos, de 18 anos, na Série G de Manutenção do CPP.

Serginho, extremo, partiu do banco e foi chamado a jogo por Luís Silva para disputar o último quarto de hora do desafio que o Loures venceria por 3-1. No entanto, terminado o percurso na formação, o jovem jogador acabou por não encontrar espaço para permanecer no clube, buscando ainda clube para dar continuidade à carreira e assim dar entrada no futebol sénior.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017



Após a confirmação de que não disputaria a Série de Subida do CPP, no Loures foram vários os futebolistas a deixar o clube, especialmente aqueles que não vinham dispondo de minutos de competição. Um deles foi o extremo Jessy Neves como auge de uma temporada abaixo das expectativas na qual nunca se assumiu como opção para a equipa titular mesmo após ter chegado ao Campo José de Silva Faria com um interessante estatuto granjeado no Casa Pia, clube pelo qual se assumia como unidade influente normalmente lançada a partir do banco de suplentes.

Ao contrário de Pina Manique, onde se assumia como uma espécie de ’12º jogador’ capaz de contribuir para algumas das vitórias dos gansos, o extremo de 25 anos não vingou em Loures, onde chegou a acordo para a desvinculação, tendo-se encontrado em busca de um novo clube para dar continuidade ao seu percurso até ao passado mês e por esse motivo o seu processo foi ainda permanecendo na Federação Portuguesa de Futebol, surgindo ainda inscrito pelo Loures muito embora já não fizesse parte do plantel às ordens de Luís Silva, até então.

Após alguns meses sem clube, Jessy irá competir fora das competições nacionais ao passar a jogar na I Divisão da AF Setúbal ao serviço do Amora, onde esperará reabilitar a sua forma física e acima de tudo desportiva de forma a regressar a escalões de maior qualidade e atenção mediática. 

quinta-feira, 10 de agosto de 2017




Oriental - Bura reforça meio-campo e já alinha

No seguimento de uma pré-temporada na qual realizou jogos-treino como preparação (derrotas frente a Real SC e Vilafranquense, mas também vitórias ante Estrela de Vendas Novas e Loures), o Oriental vai integrando reforços como Bura que terá dado por fechado o sector intermediário da equipa lisboeta que foi praticamente remodelado para a nova época.

Natural da Guiné-Bissau, onde chegou a impressionar responsáveis do Benfica que o levaram a prestar provas no Seixal antes de regressar novamente a África, Bura, de 21 anos, terá no Oriental a primeira oportunidade de alinhar nas competições nacionais em Portugal após ter representado Os Vilanovenses, modesto emblema que disputou a I Divisão da AF Guarda, e esperará contribuir para resultados mais favoráveis do que o desaire encaixado esta 4ª feira no terreno do Casa Pia.

terça-feira, 8 de agosto de 2017




Elite SuperLiga Final Nacional (Futebol de 5) - sete destaques

Decorreu no passado dia 22 na Figueira da Foz a Final Nacional Elite no que respeita ás SuperLiga de Futebol de Cinco em MiniFootball num só dia de competição e a prova a desenrolar-se durante todo o dia de Sábado na Praia do Relógio num total de nove equipas e todas elas compostas por interessantes jogadores entre os quais sobressaiu um lote que abaixo se apresenta:

Pedro Costa ‘Pedrinho’ (Manga Tropical) - Por algum motivo foi galardoado com os prémios de Melhor Jogador e Melhor Marcador da competição. Distinguiu-se a uma considerável distância e foi dessa forma o principal dínamo do Manga Tropical na sua caminhada rumo ao título nacional apresentando qualidade técnica apurada que se multiplicou nos mais requintados ‘malabarismos’ em movimentos de 1x1, uma desconcertante finta a curta distância e inteligência na desmarcação perante os adversários que lhe permitiu ganhar ascendente e finalizar com impressionante regularidade.

Carlos (Cardosas)- Em termos de ordem de importância, terá sido o segundo melhor jogador da competição: alguns furos abaixo de Pedrinho e acima dos demais, tendo colocado em prática a velocidade, resistência física e rapidez de processos que lhe permite fazer também carreira ao nível do Futebol de Onze e em posições que exigem grande disponibilidade física como a de lateral. Habilitado a jogar com os dois pés e também eficiente a finalizar com recurso a constantes movimentações e overlappings com os companheiros que muito beneficiaram a equipa lisboeta.

Fábio Rodrigues ‘Kareca’ (Manga Tropical) - Pode dizer-se com clareza que o Manga Tropical se sagrou campeão nacional pelo facto de ter contado na sua equipa com os dois maiores valores individuais da competição e em dois postos bem distintos e determinantes para o sucesso de qualquer conjunto: Pedrinho na frente a definir e Kareca na baliza, praticamente intransponível perante os adversários que se lhe colocaram com grande presença de baliza e elasticidade a fechar todos os ângulos recorrendo a extensões de pernas de forma a defender com os pés, se necessário.

Daniel Barreto ‘Danny’ (Cruyffzinhos) - Foi o último… a chegar - os Cruyffzinhos abriram a competição defrontando Manga Tropical, com os conimbricences a verem-se obrigados a iniciar o desafio com um guarda-redes improvisado - mas depressa passou a ser o único a ter chegado a rivalizar com Kareca como guarda-redes mais valioso da competição, principalmente quando com duas meritórias defesas no desempate por grandes penalidades encaminhou a sua equipa para as meias-finais. De resto, o seu raide de influência para o desempenho da turma de Coimbra foi para além desse desafio.

António Batista ‘Alex’ (Sarrabecos FC) - Um excelente pivot… mas bem mais do que isso, sendo capaz de jogar a todo o campo para assim intensificar as dificuldades dos seus marcadores directos, sempre obrigados a desposicionar-se para procurar segurar os seus ímpetos; tarefa, diga-se, complicada, uma vez que suporta muito bem o choque e se torna muito perigoso quando embala, o que lhe permitia obter condições de remate a partir dos mais diversos ângulos, como de resto se pôde verificar pelos diferenciados golos que apontou aos Minho Giants no final da fase de grupos.

José Sousa (Sarrabecos FC) - A verdadeira alma da equipa de Sacavém, formando com o seu irmão, também ele parte activa da equipa, uma dupla muito consistente nesse aspecto. Raçudo e muito interventivo, faz valer a sua experiência nos momentos de maior complicação, não apenas devido à sua mentalidade como à visão inteligente que revela sobre o jogo que lhe permite encontrar as melhores soluções de passe para assistir os seus companheiros, o que se tornou especialmente útil na fase a eliminar, valendo a presença na final.

Luís Fernando ‘Nandinho’ (Lokomotiv Gondar) - A grande figura da turma minhota, tendo revelado uma excelente relação e apetência pelo golo ao ter na fase de grupos sido capaz de destacar-se nesse particular, tendo conseguido contribuir com golos e normalmente com execuções de monta, tendo mesmo impressionando com um bonito golo através de um remate colocado de pé direito ainda na fase preliminar. Combinou na maior parte das ocasiões com eficiência com os seus companheiros e merecia mais do que quedar-se nos quartos-de-final.


segunda-feira, 7 de agosto de 2017



Real - Ivan Dias emprestado ao Oriental

Um dos jogadores que cumpriu o percurso do Real desde os escalões secundários, Ivan Dias cumpriu toda a temprada até ao momento no clube, acabando por não encontrar espaço suficiente para competir. Com efeito, o defesa de 22 anos enfrentaria a concorrência de Vasco Coelho, Dmytro Lytvyn, Serginho e João Basso para a posição de defesa central, levando ao empréstimo ao Oriental, onde competirá com regularidade.

Ao invés de permanecer em Monte Abraão como quinta opção para o eixo defensivo, Ivan Dias junta-se a Nuno Sá como o segundo atleta colocado por empréstimo em Marvila, tendo-se estreado num jogo-treino frente ao Caldas.

Em partida realizada numa tarde de Sábado (derrota por 4-1) o defensor colocou de imediato a sua polivalência em prática ao constituir opção como lateral direito, posição que bem conhece e que o Oriental tem como deficitária.



Loures - Miguel Soares (ex-Casa Pia) para discutir baliza

Caminha também a ritmo favorável a pré-temporada do Loures, que disputará a Série D do Campeonato de Portugal e tem disputado jogos-treino - nos últimos dias, venceu de forma expressiva o Marinhense (Série C do CPP) e foi derrotado pelo Oriental, partidas nas quais voltou a oferecer minutos aos três guarda-redes que disputarão o posto, mais concretamente 30 minutos a cada um, o experiente André Marques, um dos poucos nomes que transitaram do anterior plantel, o ex-júnior Diogo Martins e o contratado Miguel Soares.

Este último guarda-redes chega ao clube após um longo período ao serviço do Casa Pia onde na pretérita temporada passou a opção secundária relativamente a André Paulo, numa primeira fase, e Nélson Pinhão, algumas semanas depois. Devido a esse facto, o futebolista de 26 anos optou por uma nova etapa na carreira na qual esperará ultrapassar André Marques, que terminou a época transacta como titular, numa disputa que será das mais interessantes na equipa preto e amarela até ao início da competição oficial.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017




Belenenses - João Louro emprestado ao Oriental

Vai organizando a sua casa o Belenenses, que por via das entradas que vem promovendo no seu plantel possui também alguns elementos excedentários a colocar para que possam rodar e tornar-se mais-valias para o futuro como poderá vir a ser o caso de João Louro, um dos ex-juniores garantidos com contrato profissional antes de realizarem a pré-temporada com o plantel principal. Apesar dos 19 golos apontados na temporada transacta no Nacional de Juniores que os azuis do Restelo concluíram na segunda posição, o atacante acabou por não conseguir o espaço desejado.

Assim, face ao potencial reconhecido pelos responsáveis do clube da Cruz de Cristo, João Louro, de 19 anos, foi emprestado por uma temporada ao vizinho Oriental, emblema que disputará a Série E do CPP e poderá oferecer oportunidades de competição ao jovem avançado que esperará fixar-se como opção efectiva no Belenenses numa perspectiva de médio prazo.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017


MiniFootball - Manga Tropical e Florgrade campeões nacionais

Decorreu nos passados dias 22 e 23 a Elite Final Nacional das SuperLigas de MiniFootball na Figueira da Foz, competição que contou com a presença de 28 equipas divididas por duas variantes, de Futebol de Cinco e de Sete.

No que respeita à variante de Cinco, o título de campeão nacional foi conquistado pelo Manga Tropical, oriundo do Porto, ao passo que o novo detentor do título nacional em Sete passou a ser a Lusitânia Lourosa/Florgrade, de Santa Maria da Feira, Aveiro.

No que respeita a este último, o título foi conquistado após uma final que contou com apenas um golo mas um constante domínio da equipa aveirense que poderia mesmo ter chegado ao intervalo já em vantagem frente ao surpreendente ARCOV depois de aos 18 minutos Samuel Silva, conhecido no meio como Samu, ter apostado na imprevisibilidade e atirado de primeira e de forma cruzada em direcção ao poste. A Florgrade terminou a primeira metade e iniciou a segunda na mesma toada - por cima do desafio e ainda nos minutos iniciais dessa etapa através de uma jogada apoiada novamente desenvolvida por Samu.

O ala, que se assumiu como uma das figuras maiores do desafio, fez a diferença ao irromper pela esquerda no interior da área adversária e ainda servir o goleador Ibrahim Koné, que não se fez rogado e atirou a contar, tendo já sobre o apito final estado perto de bisar e ganhar ainda maior destaque como figura de realce da final, não tivesse novamente sido o poste a refrear o seu ímpeto. Ainda assim, sem evitar os justificados festejos pela vitória e consequente conquista do título nacional.



Oriental - Josemar reforça ataque

Decorre sem sobressaltos o regresso oficial do Oriental ao trabalho no Eng. Carlos Salema, tendo entretanto o plantel lisboeta recebido mais incorporações para a frente de ataque especialmente com o jovem Josemar Agostinho, de 19 anos, que na época transacta, a primeira enquanto futebolista sénior, havia representado o Tourizense após ter-se revelado nos arredores da capital ao serviço do At. Povoense e concluído a sua formação representando os Juniores do Tondela.

Para a segunda época pós-formação, o ponta-de-lança regressou à realidade que mais conheceu, a cidade de Lisboa, para continuar a competir no Campeonato de Portugal e poder destacar-se pela eficácia a finalizar.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: Clube Oriental de Lisboa/Página Oficial

quarta-feira, 2 de agosto de 2017



Estoril - Diogo Marques tomou-lhe o gosto

No decurso da preparação para a nova época, ao mesmo tempo os valores da formação não vêm passando despercebidos a Pedro Emanuel, que para além do jovem Duarte Valente, que vem sendo uma das sensações da pré-temporada do clube da Linha, no treino vespertino da 5ª feira passada chamou aos trabalhos o defesa central Diogo Marques, um típico caso de chegar, ver e vencer uma vez que se trata também ele de uma novidade no plantel de Juniores do clube visto representar uma incorporação para a nova temporada.

A novidade acabou por não deslumbrar Diogo Marques, de 18 anos, que chegou à Amoreira após na temporada passada ter representado os sub-19 do Loures pelos quais disputou a I Divisão Nacional de Juniores e ganhou maturidade competitiva para se constituir um dos elementos mais interessantes da equipa júnior do Estoril à qual o técnico principal, também ele um notabilizado defesa central, recorre amiúde, quando encontra necessidade de preencher as sessões de treino.

Assim, sem ainda se ter estreado oficialmente pela equipa júnior estorilista, o central já teve a oportunidade de mostrar-se aos ‘principais’... por três ocasiões, o que deixa evidente que as suas características agradaram à equipa técnica principal que deverá continuar a monitorizar a sua evolução no Campeonato Nacional de Juniores na época que está prestes a ter início.



Oriental - David Crespo oferece soluções

Pouco a pouco vai-se fechando o plantel do Oriental que se tem reforçado para vários sectores e agora garante um reforço multifunções como David Crespo, lateral esquerdo de origem que desempenha também funções de ala.

No entanto, a constituição do plantel deixa bem claro que a composição física do jovem atleta que na época transacta representou o Mafra torná-lo-á opção preferencial para a posição de médio defensivo, que o atleta também experimentou. A polivalência valoriza Crespo, de 23 anos, num percurso que torna o clube de Marvila no oitavo clube das proximidades de Lisboa que representa desde a formação que inclui os 'grandes' Sporting e Benfica.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: Clube Oriental de Lisboa/Página Oficial