terça-feira, 31 de janeiro de 2017




Desp. Aves - Yerson regressa à base

Os bons resultados e a excelente classificação até ao momento conseguida na Ledman LigaPro não deixam dúvidas no Desp. Aves: a intenção passa claramente pelo acesso à Liga NOS, especialmente devido ao actiual segundo posto na tabela e a confortável distância para à restante concorrência que se encontra fora dos lugares de subida. Para tal, e apesar de apresentar um plantel apetrechado para todas as posições, a Direcção avense não olha a meios para dotar o plantel da mais qualificada mão-de-obra de forma a atingir o objectivo traçado.

Para além dos reforços assegurados no início da época, o Desp. Aves opta ainda por fazer regressar ao clube os futebolistas que haviam sido cedidos para rodar e que vêm deixando boa imagem das suas capacidades para não só reforçar o plantel como também sustentar o projecto da equipa B, criada este ano para projectar jovens valores nacionais e internacionais e depois de fazer regressar o defensor Romário Carvalho, mais outro dos elementos ligados ao clube e posteriormente colocados no 1º Dezembro, que disputa a Série G do CPP, já se encontra na Vila das Aves no sentido de se tornar mais uma opção válida, o extremo colombiano Yerson Pacheco, recrutado no início da época ao desconhecido La Ceja Maná FC, da Colômbia.

Os quatro meses de adaptação a Portugal decorridos ao serviço do clube de Sintra correram pelo melhor ao extremo direito de 19 anos que progressivamente conquistou a titularidade no 1º Dezembro, clube pelo qual disputou um total de 9 encontros sem qualquer golo marcado e agora reforça as alas ofensivas do Aves, discutindo um lugar no grupo com as opções já existentes até que o clube proceda a um reajustamento no seu plantel de forma a diminuir um grupo principal que conta com excessivas 31 unidades, pelo que o seu futuro imediato poderá passar pela segunda equipa que possui outros dois colombianos igualmente descobertos pela prospecção do clube, Andrés e Oscar.







 Atlético SAD - Falta de pagamentos leva Nélson Horta a sair

As várias entradas no plantel do Atlético SAD constituem também o colmatar das muitas saídas que nos últimos meses vêm assolando o grupo, confirmando-se desta feita a partida do avançado Nélson Horta, que se mantém para já sem clube e em busca de uma nova equipa para dar continuidade à sua carreira devido a divergências relacionadas com a falta de pagamentos.

O conhecimento sobre a deficitária situação do clube lisboeta e o arrastamento da mesma levaram o atleta de 21 anos a solicitar a desvinculação, interrompendo para já uma temporada na qual contabilizava sete encontros disputados, todos eles na Série G do CPP, no entanto sem ter apontado qualquer golo.  



Altair muda de rival

Para contrapor às várias entradas no Atlético SAD, também têm sido muitas as saídas nos últimos tempos e uma dela reflectiu-se mesmo numa mudança para um rival directo na luta pela manutenção, caso do avançado luso-brasileiro Altair Junior, que havia reforçado a turma lisboeta já no decorrer da época mas depressa optou pela saída face às muitas dificuldades não apenas desportivas - o Atlético não soma uma única vitória em toda a época - como também financeiras com a SAD que detém os direitos federativos desta equipa a manter vários salários em atraso ao plantel.

Devido a esses problemas, Altair acertou a desvinculação para se comprometer com o Barreirense, que para além de batalhar com o Atlético SAD na Série G do CPP voltará a protagonizar uma luta entre os dois emblemas na Série de Manutenção, 2ª fase da prova na qual as duas equipas procurarão garantir a continuidade no CPP.

Na fase seguinte, a turma do Barreiro competirá num agrupamento que terá também a presença do acima citado Atlético SAD, o At. Malveira, o 7º classificado da Série G (ainda por apurar), o Lusitano VRSA, o Moura e os 5º e 6º classificados da Série H, também ainda por apurar e Altair, de 23 anos, surge como um reforço importante nessa luta que se prevê altamente disputada. 

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: Real Sport Clube/Página Oficial
 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017



Na recepção ao líder Real o Oriental conseguiu operar reviravolta, apontar o terceiro golo já reduzido a 10 e resistir à pressão após o penalty, resgatando o 6o lugar.

Campo Eng. Carlos Salema - Lisboa

ORIENTAL
12- Mota
44- Hugo Grilo
(5- Abel Pereira, 89)
17- Xiao Yufeng
20- Daniel Almeida (c)
2- João Oliveira
4- Tiago Mota
6- Diogo Pires
26  João Vicente
16- André Faísca
(50- Márcio Tavares, 90+5)
30 Henrique Gomes
11- Victor Veloso
(77- Sebastião Nogueira, 82)
Suplentes não Utilizados: 22 - Rafael Marques, 14- Luís Lucas e 18- Anderson
T: António Pereira

REAL
1- Patrick Costinha
13- Gonçalo Tavares
(7- Marcelo Lopes, 60)
4- Mário Palmeira
22- Matheus Costa
5- Zé Pedro
6- Rúben Marques (c)
(8 - Guti Almada, 79)
23- Thabo Cele
14- Sabry Oliveira
11- Luís Mota
20- Diogo David
9- Érico Castro
(17- Nélson Mendes, 60)
Suplentes não Utilizados: 24- Gonçalo Ferreira, 15- Ivan Dias, 16- Matheus Leal e 26- Nuno Sá
T: Filipe Martins

Arbitragem: André Pereira - Lisboa
Disciplina: cartão amarelo para João Vicente (32 e 54), Diogo Pires (45+1), André Faísca (53) e Daniel Almeida (83); Érico Castro (50) e Sabry Oliveira (90+7); cartão vermelho para João Vicente (54, por acumulação)
Marcadores: Victor Veloso (23), Hugo Grilo (38) e Henrique Gomes (70),; Matheus Costa (15) e Thabo Cele (84, pen)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017



Loures - Fred promovido desde os Juniores

Já afastado da possibilidade de disputar a Série Sul de Subida, o Loures aproveitará a última jornada da Série G do CPP frente ao 1º Dezembro para proceder a algumas observações, várias delas obrigatórias em função de várias lesões que limitam as opções de escolha para o técnico Luís Silva. Uma das novidades deverá passar pela convocatória e eventual estreia do médio ofensivo Fred, que vem sendo a figura maior da equipa de Juniores e foi durante a semana chamado a trabalhar com o plantel principal.

Essa é uma situação que deverá manter-se pelo menos enquanto a temporada do conjunto sub-19 estiver em suspenso - a 1ª fase do Campeonato Nacional concluiu-se este fim-de-semana, iniciando-se agora as Fases de Apuramento de Campeão e de Manutenção, com o Loures a participar nesta última. A última temporada e meia de Fred, de 18 anos, não vem passando em claro junto dos responsáveis do Loures que estão também cientes da forte cobiça que rodeia o jovem jogador que para além de competir na posição 10 como função original pode também alinhar enquanto extremo

O facto de poder também alinhar sobre qualquer uma das alas motivou o interesse de vários emblemas de escalões superiores nos seus serviços; contam-se entre eles pelo menos um terço dos conjuntos que compõem a Liga NOS, vários deles projectando a sua integração na sua equipa B a curto prazo, e ainda um outro conjunto a militar na Ledman LigaPro, sendo que todos eles acompanharão com atenção uma eventual primeira participação do jogador ao nível sénior que poderá ter lugar já este Domingo ante os sintrenses.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: Fred/Página Oficial

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017




Sporting - Odivelas FC pondera processo judicial

Segundo José Moreira, responsável pelo grupo de associados que procura recuperar o Odivelas FC, no planeamento da recuperação do clube “há que referir o Sporting, com quem procurei reunir-me na altura com Godinho Lopes, que não respondeu, e mais tarde pedi o mesmo a Bruno de Carvalho, que me recebeu e estabelecemos um compromisso, colocou-se à disposição.”

“O Sporting fez construções num terreno que se encontrava alugado e procurei falar com Godinho Lopes e com o processo de insolvência a Câmara de Odivelas fez o que quis e destruiu o que quis“ - acrescentou, revelando ainda que até essa data o actual autarca de Odivelas, Hugo Martins, não acedeu a reunir-se com estes associados relativamente a este assunto que alude a um período no qual era a sua antecessora, Susana Amador, quem presidia ao município.

“Contactei Godinho Lopes no sentido de o avisar que irei processar o Sporting pela destruição imprópria do que era nosso, fizeram demolição de ferro nas bancadas e tudo aconteceu depois de o administrador de insolvência ter feito a entrega.”

“Ora, o contrato de aluguer com o Benfica só acabava em 2014, ainda na era Godinho Lopes, os Infantis do Benfica treinavam nos campos do Odivelas de 2ª a 6ª feira por duas horas, pago antecipadamente por Luís Filipe Vieira na altura em que pagou os direitos de formação do Roderick - existe mesmo uma notícia publicada na altura por A BOLA alertando para essa situação,” esclarece.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017





Diego Barcelos, oportuno na pequena área, beneficiava o Varzim, que na segunda parte chegou ao 2-0 antes de Ivan Saponjic transformar em golo a reacção encarnada ao antecipar-se ao guarda-redes e um defensor, com o Benfica B a ter estado extremamente perto de ainda resgatar a divisão de pontos, no entanto sem sucesso.


Caixa Futebol Campus - Seixal

BENFICA B
86- André Ferreira
84- Aurélio Buta
16-  Branimir Kalaica
66 - Rúben Dias ©
95- Yuri Ribeiro
88- Pepê Rodrigues
80- Dálcio Gomes
(73- João Filipe, 62)
90- João Carvalho
91- Heriberto Tavares
(26- Ivan Saponjic, 67)
79- José Gomes
84- Diogo Gonçalves
T: Hélder Cristóvão
4x3x3

VARZIM
88- Paulo Vítor
12- Jean Felipe
92- Jéferson Bahia
2- Tiago Lima Pereira
(46- Nelson Agra, 44)
13- Delmiro Nascimento
20- Diego Barcelos
(77- Rui Coentrão, 86)
55- Estrela
18- Leonel Olímpio
8- Nelsinho (c)
9- Cephas Malele
(23- Mailó Cruz, 81)
11- Rui Costa
T: João Eusébio
4x4x2

Arbitragem: Carlos Cabral (árbitro principal), Pedro Sancho e Diogo Gomes (árbitros auxiliares) e Paulo Ramos (4º árbitro) - Algarve
Disciplina: cartão amarelo para Nelsinho (5), Diego Barcelos (11), Leonel Olímpio (18), Dálcio Gomes (41), João Carvalho (55 e 90+6), Branimir Kalaica (64), Rúben Dias (71), Estrela (90+2); cartão vermelho para João Carvalho (90+6, por acumulação)
Marcadores: Diego Barcelos (42), Nelsinho (65, gp); Ivan Saponjic (79)

terça-feira, 24 de janeiro de 2017



O líder da Série G, o Real, protagonizou a grande surpresa da jornada ao ter sido derrotado pelo Barreirense, e logo por 0-2 – importante triunfo dos visitante, que causaram sensação e deixaram excelente imagem, na luta pela manutenção perante a restante concorrência.

Complexo Desportivo do Real SC – Monte Abraão

REAL
24- Gonçalo Ferreira
13- Gonçalo Tavares
(8- Guti Almada, 66)
22- Matheus
15-Ivan Dias
16- Matheus Leal
23- Thabo
6- Rúben Marques ©
14- Sabry Oliveira
(17- Nélson, 66)
7- Marcelo
(20- Diogo David, 81)
9- Érico Castro
11- Luís Mota
Suplentes não Utilizados:1- Patrick Costinha, 5- Zé Pedro, 18- Brash Brampoque e 26- Carlos Miranda
T: Filipe Martins

BARREIRENSE
14- Amir Abedzadeh
13- Carlos André
3- Alain Pilar ©
4- Rúben Casimiro
16- Ricardo Bulhão
(15- Janita Soares, 86)
21- Alex Rita
(23- Gonçalo Cruz, 74)
20- José Maria Coelho
10- David Pinto
11- Fred Correia
9- Martin Luther King
(19- Altair Junior, 82)
18- Nélson Torres
Suplentes não Utilizados: 24- Tiago Jorge, 2- Luís Pedro, 8- Gonçalo Rufio e 5- Luís Costa
T: Pedro Amora

Arbitragem: Eugénio Arez – Algarve
Disciplina: cartão amarelo para Gonçalo Tavares (53), Rúben Marques (61), Ivan Dias (90), Nélson (90+3), Matheus Leal (90+4); Martin Luther King (29), Ricardo Bulhão (34), Nélson Torres (48), Amir Abedzadeh (89) e Gonçalo Cruz (90+5)
Marcadores: Rúben Casimiro (43) e Nélson Torres (76)

Muitos rumores, poucos negócios de Janeiro

A reabertura de mercado tem sido utilizada em especial pelos grandes clubes para preparar o futuro e não para o reforço imediato dos seus plantéis.

Até ao momento actual, a reabertura do mercado tem sido mais propícia a rumores do que propriamente de transferências de monta já confirmadas, pontificando neste momento como maiores destaques os futebolistas que terminam contrato no final da temporada e que por esse motivo se tornam atractivos para os clubes de maior nomeada. Ou seja: mais do que os milhões já investidos, este mercado invernal parece estar a ser visto como uma antecipação do próximo defeso.
Um dos casos de maior realce passa mesmo por um campeão europeu por Portugal, o defesa central José Fonte, que ainda esta 6ª feira deixou o Southampton para um projecto aliciante que não deverá defraudar o cumprimento do seu objectivo de representar a Selecção Nacional num Mundial depois de já o ter feito num Europeu - e com os resultados por todos conhecidos. Seria assim mais um ponto alto da carreira do experiente defensor que acabou por ser contratado a baixo custo pelo West Ham.
Bayern de Munique continua a apostar na juventude para preparar o seu futuro

Uma das mais fortes possibilidades continua a ser o Manchester United de José Mourinho que continua a ponderar se avança ou não por reforços, sendo que o carismático técnico português espera num curto espaço de tempo passar a apostar nos melhores valores oriundos da formação do clube, processo que pretendia implementar aquando da sua passagem pelo Chelsea e que esperará retomar assim que os resultados coloquem o United nos postos que o técnico português procura. Veremos se tal inviabilizará qualquer investida dos ‘red devils’ no mercado ainda em Janeiro.
Também na Alemanha o mercado se movimentou, também com olhos no futuro, a principal ilação a retirar da contratação do jovem defesa Niklas Sule pelo Bayern que nas últimas duas épocas optou por libertar vários atletas de idade avançada - Bastien Schweinsteiger, Claudio Pizarro, entre outros… - para prosseguir a reformulação progressiva do plantel para os próximos anos.
Fora do contexto europeu o maior destaque, para além dos infindáveis milhões provenientes da China, é mesmo o São Paulo agora orientado por Rogério Ceni que se candidata a recuperar o título do Brasileirão, conquistado em 2016 pelo rival Palmeiras, e nesse intuito assegurou a contratação de Wellington Nem, avançado muito cobiçado no Velho Continente.
Em Portugal, para já, reina a cautela, com o FC Porto a liderar os negócios

Por fim, claro, Portugal, onde os três grandes muito pouco se têm movimentado para assegurar reforços de Inverno. Aliás, neste momento será maior o receio de perder valores importantes do plantel para clubes endinheirados que poderão fazer chegar propostas por vários dos principais activos de Benfica, Sporting ou FC Porto.
Neste momento, as maiores movimentações chegam do Dragão, que já libertou vários dos seus excedentários e ainda poderá perder o mexicano Miguel Layún, cuja contratação foi certamente uma das melhores decisões de Julen Lopetegui enquanto treinador na Invicta e que não garante a sua continuidade no clube. Mais do que contratar, os grandes em Portugal não querem ver-se enfraquecidos...

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017





Benfica - Odivelas reclama formação de Rúben Pinto

Responsável pela recuperação do Odivelas FC, o associado e líder do grupo de associados que vem procurando recuperar o clube estranhou tão grande acumulação de dívida visto estar ciente de que “Luís Filipe Vieira entregou 300 mil euros ao Administrador de Insolvência pelos direitos de formação do Roderick Miranda e mesmo assim a dívida era enorme e não batia certo.”

“Basta assim realizar Eleições para o regresso do Odivelas pois desde 2010 que encetámos conversações com os diversos credores e com a Câmara Municipal, mas apenas enquanto grupo de sócios; o que vai acontecer é que a partir de dia 22 (Domingo) haverão Órgãos Sociais eleitos e com todo o direito de se dirigir a qualquer Órgão, seja ele municipal, nacional, internacional ou seja a quem for e na Assembleia estará presente um advogado que explicará o que faremos pois o clube ainda tem receitas por entrar - uma dela do Benfica, deve ao Odivelas a formação do Rúben Pinto, tenho em meu poder o documento que expressa o acordo.”

“É natural que o Benfica nunca tenha pago este valor; se o Odivelas acabar, não existe clube ao qual pagar uma verba que quando muito ascenderá a 50 mil euros e o Rúben já joga no CSKA da Bulgária. O que é isto? Existiram conversações recentes e nada aconteceu sendo que no passado o Benfica cumpriu o pagamento dos direitos do Roderick Miranda e do Paulo Vida (ex-jogador de Odivelas, Benfica, entre outros). Nesse último caso, foi o Dr. Lourenço Pinto, presidente da AF Porto, quem me defendeu e deu razão ao Odivelas."


Ao derrotar o At. Malveira por uma margem confortável, o Sacavenense praticamente carimbou o acesso à Série Sul de Subida, com a equipa da casa a entrar para a última jornada desta Série a apenas um ponto desse objectivo.

Estádio do SG Sacavenense - Sacavém

SACAVENENSE
Hugo Cardoso
Bebé Batalha
Yaka Medina
Diogo Duque ©
Dina
Arcanjo
(Léo, 85)
Borges
Saavedra
Horta
(Janu, 72)
Tiago Santos
(Cláudio, 75)
Herlander
T: Tuck

AT. MALVEIRA
Rapha Cruz
Pedro Pedroso
(João Hilário, 66)
Natalino
Migas
David Amaro
(Jackson Souza, 72)
Dani Nunes
(Frederico Castro, 83)
Mendonça
Tomás
Gonçalo Silva ©
Bruno Pais
Miguel Lopes
T: Rodrigues Dias

Arbitragem: Rui Mendes - Santarém
Disciplina: cartão amarelo para Dani Nunes (78), Jackson Souza (90) e Saavedra (90+2)
Marcadores: Natalino (21, ag), Horta (62) e Janu (85)

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: António Gonçalves

sábado, 21 de janeiro de 2017
























Odivelas – Morte lenta que nunca se consumou

Uma Assembleia-Geral para discutir a insolvência, é neste o ponto que se encontra o há muito ‘desaparecido’ do dia-a-dia do adepto comum, o Odivelas FC que não chegou a encerrar. Embora tenha sido declarado o fim do clube, este poderá ainda ser reerguido por um grupo de associados liderados por um dos seus mais antigos compostos, José Moreira, que deu conta a A BOLA da sua versão do que terá sucedido antes, durante e após o ‘final anunciado’ e o que terá conduzido a tão dramático desfecho.

Segundo o antigo dirigente e actual líder do processo de reestruturação, o processo de insolvência do Odivelas terá sido motivado por interesses de alguns envolvidos na altura, acima de tudo por altura de apurar os valores em dívida no processo de insolvência - “tiveram o descaramento de pedir bastante mais do que o valor real.”

Tudo terá começado, segundo José Moreira, “em 1997, quando o Presidente do clube na altura faleceu devido a um problema grave de saúde”. A partir daí, avança o sócio do clube odivelense, a situação piorou drasticamente – “assumi o clube em Fevereiro desse ano e de acordo com os Estatutos uma Comissão Administrativa apenas poderia ser criada em seis meses. Realizou-se uma Assembleia-Geral Extraordinária pois era necessário realizar um acto eleitoral para eleger uma nova Direcção para o clube, perdi a eleição e afastei-me completamente e só mais tarde me apercebi que o meu afastamento tinha algo de concreto – na altura foi criado o Concelho de Odivelas.”

Os interesses de alguns dirigentes do clube e da própria Câmara terão, segundo este associado do clube, levado ao movimento de destruição que quase custou o seu final numa descoberta que os mesmos alegam sustentar com documentação que comprova não existir qualquer impedimento à plena retoma de actividade do clube apesar da insolvência a que se encontra votado com o emblema odivelense a deter actualmente nas suas mãos o comprovativo da inscrição no Instituto dos Registos e Notariado e a lista completa de todos os credores do clube, alguns deles referentes a verbas “sem cabimento“ - uma delas de apenas 115 euros que passou a 25 euros após o acordo entretanto estabelecido - e outros a empresas entretanto já extintas.

Ao todo, 23 credores e é precisamente devido a estes que o Odivelas poderá recuperar dar cobro à insolvência, o que se encontra muito perto de suceder, com José Moreira a apresentar um documento redigido pelo Tribunal de Loures dando conta que todas as entidades credoras do emblema odivelense acederam a apenas receber 25% da verba em dívida (100 mil euros), considerando o restante sem efeito - “apresentámos ao Tribunal e aos credores uma proposta que toda a gente aceitou para que o Odivelas voltasse a funcionar, está no processo; alguns dos valores estão até praticamente pagos de tão pouco que as empresas terão a receber; a Câmara Municipal de Odivelas fez o favor de apenas responder ao Tribunal apenas dois anos depois.”

Dado este passo determinante, os associados do clube promovem o agendamento de uma Assembleia-Geral para este Sábado pelas 21 horas, para que o Odivelas emposse novos Órgãos Sociais, recuperando todas as suas habilitações enquanto instituição e essa magna reunião do clube odivelense foi marcada pelo próprio José Moreira que em Maio último declarava que esta situação que envolve o Odivelas “explica-se muito facilmente o que se passa e sobre a cedência dos terrenos de Porto Pinheiro , em números exactos sempre se falou em 9 hectares, em 90 e muitos mil metros quadrados, sempre se falou em números que não correspondem à realidade.”

Cerca de oito meses depois, o mesmo adepto e associado do Odivelas FC explica a A BOLA todo o processo e que o fim da SAD foi também deixado correr numa situação em que o fim do clube parecia ser o objectivo das entidades na altura envolvidas: “o clube já estava na Quinta de Porto Pinheiro e já lá estava construído o Estádio Arnaldo Dias; percebi que tinha sido ‘chutado’ quando surge a Urbanização Colinas do Cruzeiro e algo não batia certo sobre a área que envolvia o Estádio – de mais de 85 mil metros quadrados, só aparecia 57 mil.”

“Houve cedências da parte da Comissão Instaladora do Município de Odivelas para conceder a construção de 14 prédios para habitação nessa área. A insolvência iniciou-se em Março de 2006 mas só em 2009 surgiu uma carta dirigida pelos funcionários do clube à Câmara Municipal e tive conhecimento da situação do clube e este grupo de sócios pediu-me para ajudá-los e salvar o clube e por isso avançámos com um pedido de Assembleia-Geral para que percebêssemos o que se passava, tendo o Presidente da Assembleia-Geral respondido que o clube já se encontra insolvente,” acrescentou.

“Apenas o Administrador de Insolvência poderia autorizar uma reunião com os sócios pois a Direcção do clube havia sido destituída e este teve a gentileza de se reunir; o principal credor era o Presidente da Direcção do clube, Humberto Fraga, numa série de situações que não têm cabimento como demonstra a documentação. Veio a comprovar que esse valor em dívida é completamente falso (NDR: passando dos exigidos 121 433 euros para um valor real de… 29 793,41), mais ainda quando o Odivelas fazia milhares de euros por mês com a sua formação.”

Após o levantamento de todas as dívidas contraídas concluiu-se então que o principal credor do Odivelas FC é Jorge Prazeres, antigo treinador do Pinhalnovense mas também o responsável máximo pela Playpiso, empresa que opera na montagem de relvados, a quem José Moreira dirige rasgados elogios pela compreensão demonstrada apesar de se encontrar “cheio de razão, arrasou completamente a juíza e o administrador da insolvência. Almocei com ele, comprometi-me que assim que o Odivelas esteja salvo lhe arranjaria trabalho de forma a recuperar o que perdeu e pedi-lhe ajuda com um jurista, tendo ele acabado por arranjar o advogado dele e da Playpiso que nos recebeu e com quem fomos até ao Tribunal de Loures para consultar todo o processo e tornar-me credor acidental pela Playpiso. No fim, concluiu que tudo isto era uma barafunda.”

Foi nesse momento, consultando o processo, que José Moreira foi informado pelo mencionado jurista que “embora limitado a uma sede e uma equipa de Veteranos o Odivelas está insolvente mas nunca deixou de estar activo. Procurámos solucionar a situação e constatámos que havia um obstáculo relacionado com o relacionamento entre o Presidente da SAD, Luís Baptista, nomeado pelo administrador supremo da Odivelas SAD, e os dirigentes do clube que no entanto entregaram à SAD a exploração do Bingo e segundo relata Humberto Fraga a SAD nunca comparticipou com os valores que tinham acordado com o clube pelo aproveitamento e utilização do Complexo.” Em suma, a Odivelas SAD terá contribuído para o seu próprio fim ao participar nas dificuldades do clube:

“Com a dissolução do clube, a SAD também desaparecia… mas ainda continuou e por isso não percebi como a AF Lisboa permitiu que a Odivelas SAD pudesse estar inscrita e a competir mesmo com o clube já insolvente.” Situação essa que poderá em breve estar resolvida dado que “o clube voltou e está a ser reactivado nas instituições competentes com todos os registos que tinha. Pensámos que o clube tinha acabado pois o Administrador de Insolvência suspendeu toda a actividade, despediu todos os funcionários e entregou todas as instalações à Câmara Municipal de Odivelas, mas isso é mentira.”

“O papel da Câmara em tudo isto é completamente negativo; esta desconhecia até que o edifício existente no terreno era a sede do Odivelas FC; existia um plano de pagamentos para dois activos que ninguém conhecia no processo, entre elas essa propriedade que actualmente tem dois prédios construídos na área que então ocupava. Este processo de insolvência foi um absurdo e o acordo na entrega dos terrenos não foi cumprido, as primeiras outorgantes do contrato apontam isso mesmo: ’entregue pelo Odivelas FC com todas as benfeitorias realizadas’. Está tudo destruído - faço questão de futuramente levar a Imprensa a constatar o estado das instalações, incluindo o anexo que tinha a serventia de balneários. Politicamente, isto arrasará com o actual Executivo do Município.”

Com o restabelecimento dos bens pertencentes ao clube e os valores a que considera ter direito (incluem-se 40 mil euros, também entregues à Câmara Municipal) e que aponta com provas documentais, o Odivelas espera reerguer-se e olhar para o futuro que reserva projectos ambiciosos como o regresso ao futebol de formação a construção de um Centro de Estágios e mesmo de um Hotel que poderá envolver, sustenta José Moreira, a contribuição de… Cristiano Ronaldo, com quem espera “um dia ter a oportunidade de conversar e apresentar-lhe esta ideia pois embora provavelmente não saiba chegou, ainda que indirectamente, a passar pelo Odivelas, no momento em que foi recrutado pelo Sporting. Nada temos a perder,” conclui.   



sexta-feira, 20 de janeiro de 2017




Nem todos descobriram Bernardo

De tempos a tempos aparecem jovens craques e em vez de se sublinhar a qualidade dos mesmos é sempre mais fácil gabar a própria capacidade, inventar e dizer que o 'descobrimos'. Esta é uma ‘moda’    que no caso de Bernardo Silva (grande jogador, de facto) nem sequer é recente e que já começa a roçar o ridículo - como é costume dizer-se, quando alguém brilha é fácil dizer-se que o conhecemos e inaceitável será o facto de muitos que nunca sequer trabalharam com Bernardo insistam em regozijar-se por méritos que não possuem.

Hoje um elemento indiscutível nas convocatórias e provavelmente um dos nomes grandes já deste mercado de Inverno, Bernardo Silva detém hoje não só o fruto de capacidades técnicas e tácticas que desenvolveu… como o de suscitar o apreço de profissionais que nada fizeram pela sua evolução desportiva. No entanto, será uma questão de tempo - muitos dos que não o quiseram irão afirmar a plenos pulmões que descobriram Bernardo.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017




Atlético - Willy reforça o ataque

Têm chegado a conta-gotas os reforços para o Atlético SAD, último classificado de forma isolada na Série G do CPP que espera com a chegada de algumas incorporações progressivamente somar mais pontos do que os meros 2 que possui conquistados na tabela classificativa até então, feito que apenas será possível apontando golos, algo que tem sido uma verdadeira raridade na equipa do Atlético cujos direitos federativos são pertença da SAD que há alguns anos vem dirigindo o clube e sem o apoio da própria instituição.

Será com esse papel de extrema responsabilidade - o de apontar golos ao serviço de uma equipa que não celebra qualquer tento desde 27 de Novembro, altura em que o Atlético SAD conquistou um empate frente ao At. Malveira - chega agora ao clube lisboeta o veterano Willy Gonçalves, ponta-de-lança de 33 anos que principiou a temporada ao serviço do At. Reguengos e com números atractivos.

Desde o início da época Willy apontou 6 tentos em 8 desafios realizados nas duas competições que disputou pelo At. Reguengos, a Divisão de Elite e a Taça da AF Évora, chegando agora ao luso-angolano a possibilidade de manter esta veia e média goleadoras agora numa competição de índole nacional, devendo ter pela frente uma estreia de fogo ao alinhar como titular na Fase de Manutenção, na qual poderá começar a luta pela sobrevivência nos campeonatos profissionais praticamente do princípio.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017



1º Dezembro - Kim retorna à Coreia

Continuam a seguir-se as mexidas no plantel do 1º Dezembro que nos últimos dias se tem libertado de várias unidades, sejam elas devido ao facto de serem chamadas a regressar aos clubes pelos quais haviam sido emprestados como em especial as dispensas dos futebolistas que não foram opção para o técnico Hugo Martins com a mais recente saída a passar pelo médio Seongkye Kim, que apenas integrou uma convocatória e não contabiliza qualquer minuto oficial de competição esta temporada.

Desta forma, o centrocampista de 21 anos natural da Coreia do Sul que se encontra ligado à KL Sports Agency foi devolvido pelo clube de Sintra que o havia integrado no seu plantel depois de o atleta ter estado próximo de integrar o Vit. Sernache, que milita também no CPP, tendo assim regressado ao seu país de forma a encontrar colocação e assim voltar a jogar com regularidade. 

terça-feira, 17 de janeiro de 2017




Atlético SAD - Feiteira directo ao onze

Paulatinamente vai-se compondo o plantel do Atlético SAD, último classificado de forma isolada na Série G do CPP (ainda nas últimas duas semanas foi derrotado por 0-3 pelo 1º Dezembro e 0-4 pelo Real) que com o passar das semanas vai juntando mais reforços ao seu grupo com a mais recente novidade a passar pelo médio Tiago Feiteira que chega ao clube para ocupar um lugar no onze de forma directa.

O médio de 24 anos chegou ao Atlético SAD após ter cumprido várias épocas como um dos bons valores do futebol distrital para agora conquistar uma oportunidade numa competição de índole nacional num clube em dificuldades e em absoluta necessidade de conquistar pontos tornando-se assim num desafio exigente para Feiteira, que representou até final de Dezembro o Amora, emblema no qual rubricou um total de 17 encontros realizados e 2 tentos apontados na I Divisão da AF Setúbal, chamando a atenção do clube lisboeta que se convenceu das suas capacidades.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017



Por parte do Oriental conseguiu-se a maior quantidade de jogo ofensivo mas a equipa da casa apenas igualou a menos de dez minutos do final pelo suplente utilizado Márcio já depois de no decorrer da segunda metade o Loures se ter adiantado através de um canto cobrado para o certeiro cabeceamento do defensor N’Dami. No final, uma igualdade penalizadora para as duas equipas - a turma lisboeta viu-se ultrapassada pelo 1º Dezembro ao passo que o Loures terá visto terminado o objectivo de atingir a Série de Subida.

Campo Eng. Carlos Salema - Lisboa
ORIENTAL
12- Mota
2- João Oliveira
(50- Márcio Matxona, 74)
44- Hugo Grilo
20 Daniel Almeida (c)
13- João Varudo
4- Tiago Mota
6- Diogo Pires
16- André Faísca
(18- Pedro Mendes, 60)
30- Henrique Gomes
11- Victor Veloso
77- Sebas Nogueira
(23- Álvaro Jaló, 60)
Suplentes não Utilizados: 22- Rafael Marques, 5- Abel Pereira, 17- Xiao Yufeng e 19- Tiago Rente
T: António Pereira

LOURES
22- Nuno Hidalgo
19- Paulinho (c)
13- Ivo Dias
2- N'Dami Djaura
4- André Frias
44- João Job
(26- Ivan Claro, 89)
6- Serifo Djaló
14- Joel Neves
11- Jacinto Monteiro
20- Pedro Augusto
17Batalha
Suplentes não Utilizados: 60- André Marques, 5- Filipe Cui, 7- Gonçalo, 9- Sérgio Nogueira, 10- Ivo Miranda e 23- Javi Yuan
T: Luís Silva

Arbitragem: José Rodrigues - Lisboa
Disciplina: cartão amarelo para João Oliveira (7), Tiago Mota (44 e 87); Jacinto Monteiro (19) e João Job (60); cartão vermelho para Tiago Mota (87, por acumulação)
Marcadores: Márcio Matxona(81); N'Dami Djaura (69)

domingo, 15 de janeiro de 2017



1º Dezembro - Ricardo Gomes sem espaço

Os últimos tempos têm sido de mudanças no plantel do 1º Dezembro que tem contado com algumas saídas do seu grupo de trabalho com especial enfoque para a partida do defesa central/médio defensivo Romário Carvalho, titular indiscutível que foi chamado a regressar pelo clube ao qual se encontra contratualmente ligado, o Desp. Aves. Nem mesmo a partida deste titular segurou no plantel Ricardo Gomes, atleta de 28 anos que desempenha as mesmas funções e contabilizou um total de 10 desafios disputados entre CPP e Taça de Portugal sem ter apontado qualquer golo.

Ricardo chegou a ter uma interessante série de partidas consecutivas enquanto titular até ter perdido esse estatuto no início do mês de Outubro, passando nessa altura a competir de uma forma bastante mais residual, fato que o levou a optar pela saída para um conjunto também ele sediado na região de Sintra, o Sporting de Lourel, ao serviço do qual passará a disputar a Pró-Nacional da AF Lisboa a fim de competir com a frequência que não vinha obtendo no 1º Dezembro que vem apostando noutras opções para a sua defesa e meio-campo defensivo.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017





Atlético SAD - Edi é reforço para o imediato

Como seria expectável devido à complicada situação que ocupa na tabela classificativa da Série G do CPP, o Atlético SAD tem atacado com convicção o mercado nas últimas semanas de forma a reforçar o seu plantel o quanto antes, mormente para apresentar um onze bem mais apetrechado já no último fim-de-semana na recepção ao 1º Dezembro que marca o regresso à competição após uma pausa de duas semanas para a celebração de Natal e Ano Novo comparativamente com o alinhamento anterior apresentado na copiosa derrota sofrida perante o rival histórico Oriental (0-8).

Uma das novidades passará por Edi Fernandes, médio centro de 25 anos recentemente garantido junto do Mineiro Aljustrelense, conjunto pelo qual cumpriu um total de 12 encontros divididos por CPP e Taça de Portugal sem ter apontado qualquer golo. Após ter iniciado a época como titular em Aljustrel, o centrocampista luso-caboverdiano perdeu a titularidade durante o mês de Outubro, tendo optado pela saída de forma a juntar-se ao Atlético SAD onde de imediato conquistou um dos lugares reservados às posições 6 ou 8 como titular já na jornada deste último Domingo - mais uma derrota, desta feita por 0-3.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017




Derby uma vez mais bem disputado com Loures e Sacavenense a dividirem forças, oportunidades, os golos e o final que reflecte o equilíbrio verificado a cada momento.

Campo José da Silva Faria - Loures

LOURES
Hidalgo
Paulinho (c)
Serifo 
Ivo Dias
André Pires
João Job 
Joel Neves
André Frias
(Sérgio Nogueira, 55)
Rui Batalha 
(Ivan Claro, 85)
Pedro Augusto
Jacinto Monteiro 
(Xavi, 76)
T: Luís Silva

SACAVENENSE
Cardoso
Bebé Batalha
Yannick
Diogo Duque (c)
Dina
Tiago Santos
(Léo, 73)
Carlos Saavedra
Fábio Arcanjo
Horta
Janu
(Cláudio, 64)
Herlander Tomé
T: Tuck

Arbitragem: Hugo Silva - Santarém
Disciplina: cartão amarelo para Serifo (42), João Job (52) e Joel Neves (86); Carlos Saavedra (85) e Diogo Duque (90+2)
Marcadores: Jacinto Monteiro (62); Horta (23)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017



Em Monte Abraão não se foi além de um empate, com o At. Malveira que esteve em vantagem até Guti ter restabelecido a igualdade final, a ver minorada a sensação que o resultado criava.

Complexo Desportivo do Real SC – Monte Abraão

REAL
Patrick Costinha
Jorge Bernardo
Matheus Costa
Nuno Tomás
Leal
Rúben Marques ©
(Thabo Cele, 71)
Sabry Oliveira
Brash
(Guti Almada, 60)
Érico Castro
Palacios
Luís Mota
(Diogo David, 60)
T: Filipe Martins

AT. MALVEIRA 
Rapha Cruz
Varela
(David Amaro, 85)
Pedro Pedroso
Natalino Silva
Migas Duarte
Dany
(Hilário, 76)
Bruno Mendonça
(Jackson, 68)
Tomás
Gonçalo ©
Bruno Pais
Miguel Lopes
T: Rodrigues Dias

Arbitragem: José Rodrigues – Lisboa
Disciplina: cartão amarelo para Gonçalo (35), Dany (39), Pedro Pedroso (46), Varela (80)
Marcadores: Guti Almada (61); Bruno Mendonça (49)

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem. Real Sport Clube / Página Oficial

terça-feira, 10 de janeiro de 2017




A classificação não deu o mote para a tarde com duas equipas e um resultado mais volumoso esteve bem distante de acontecer - o Boavista apenas foi batido já na transição para a etapa final da segunda metade e através de muita persistência e a capacidade da extremo Solange Carvalhas, figura desta Liga Allianz com 19 tentos apontados.

Ao minuto 67, Solange desbloqueou um caso que ameaçava tornar-se bicudo e que passava por desfeitear a baliza da equipa visitante, à guarda de Cláudia Rocha que ao contrário das anteriores investidas das favoritas leoas não foi capaz de impedir a capitã sportinguista para esta tarde que com o golo marcado ainda conseguiu distanciar-se da sua mais directa concorrente pelo título de artilheira que se encontrava na fileira oposta.

Num terreno adverso e muito menos apoiada na frente, Adriana Gomes foi incapaz de marcar mesmo perante a habitual suplente sportinguista num importante triunfo que permitiu às leoas segurar a liderança da classificação na Liga Allianz perante um Sp. Braga que havia vencido no Minho e esperava por uma eventual escorregadela verde-e-branca que não teria lugar graças à pontaria certeira de Solange, uma vez mais a figura de um Sporting que soube esperar para capitalizar.

Academia Sporting - Alcochete (campo nº5)

SPORTING
1- Inês Pereira
3- Rita Fontemanha
6- Bruna Costa
27- Matilde Figueiras
3- Joana Marchão
26- Sara Granja
13- Fátima Pinto
11- Tatiana Pinto
(23- Nadine Cordeiro, 67)
9- Ana Borges
(8- Bárbara Marques, 80)
19- Diana Silva
20- Solange Carvalhas ©
(7- Ana Capeta, 67)
T: Nuno Cristóvão
4x3x3

BOAVISTA
1- Cláudia Rocha
3- Isabel Silva ©
20- Beatriz Rodrigues
5- Bruna Rocha
9- Maria Dias
(15- Ana Paula Silva, 64)
7- Rita Ferreira
(31- Camila Silva, 74)
21- Ana Rita Lage
75- Paula Santos
16- Adriana Gomes
17- Bárbara Azevedo
10- Flávia Marinho
T: Alfredina Silva
4x4x2

Arbitragem: Vanessa Gomes - Lisboa
Disciplina: cartão amarelo para Matilde Figueiras (71) e Ana Capeta (90); Rita Ferreira (42), Beatriz Rodrigues (34) e Adriana Gomes (58)
Marcador: Solange Carvalhas (67)

Figura – Solange Carvalhas – Sporting

Ameaça tornar-se a grande figura deste Campeonato, tendo garantido a vitória final.






Um golo conseguido logo à passagem do primeiro quarto de hora valeu ao Oriental um triunfo pela margem mínima sobre o Barreirense, colocando-se em posição confortável a meio da tabela.

Campo Eng. Carlos Salema - Lisboa

ORIENTAL
12- Mota
2- João Oliveira
44- Hugo Grilo
20- Daniel Almeida (c)
13- João Varudo
4- Tiago Mota
6- Diogo Pires
(18- Pedro Mendes, 79)
16- André Faísca
30- Henrique Gomes
11- Victor Veloso
(14- Luís Lucas, 84)
77- Sebas Nogueira
(23- Álvaro Jaló, 66)
Suplentes não Utilizados: 22- Rafael Marques, 5- Abel Pereira, 17- Xiao Yufeng e 19- Tiago Rente
T: António Pereira

BARREIRENSE
1- Amir
13- Carlos André
5- Alain Pilar
4- Casimiro
16- Ricardo Bulhão
6- Crisanto Silva (c)
(10- David Pinto, 10)
20- José Torres
23- Gonçalo Cruz
(21- Alex, 68)
7- Bruno Severino
9- Martin Luther King
18- Nelson Torres
(11- Fred Correia, 78)
Suplentes não Utilizados: 1- Gonçalo Pardana, 2- Luís Pedro, 8- Gonçalo Rufio e 15- Janita
T: Pedro Amora

Arbitragem: Nelson Pereira - Leiria
Disciplina: cartão amarelo para Henrique Gomes (20), Daniel Almeida (27), Tiago Mota (61), Pedro Mendes (90+1) e Mota (90+3); Martin Luther King (19), David Pinto (22) e Ricardo Bulhão (67)
Marcador: Henrique Gomes (12)

sábado, 7 de janeiro de 2017



Casa Pia - Joshua pretendido... e promovido

A ausência - para já - de reforços confirmados tem valido oportunidades a vários jovens da equipa B do Casa Pia, em especial o médio defensivo David Joshua que aproveitou a primeira metade da temporada no futebol distrital para nas funções de capitão de equipa demonstrar estar preparado para dar o passo seguinte, ou seja, passar a competir no Campeonato de Portugal. As boas exibições do jovem Joshua não passaram despercebidas a outros clubes rivais dos gansos como o Atlético SAD que fez mesmo chegar uma proposta ao próprio atleta.

Todavia, David Joshua declinou por considerar mais atractiva a ascensão no seio do plantel do Casa Pia do que abraçar o projecto de uma equipa que manifesta dificuldades de ordem vária, especialmente no aspecto desportivo mercê do último posto que ocupa na Série G. A persistência do médio parece ter-lhe garantido frutos pois foi chamado a partir do primeiro treino pós-Natal, há mais de uma semana, a treinar-se na primeira equipa para não mais a voltar a abandonar, o que indicia que será mesmo uma opção a ter em conta no imediato.  

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017



Desp. Aves - Yerson observado

Para além do defensor Romário Carvalho, já chamado a regressar para fazer parte do plantel, o Desp. Aves cedeu ainda no início da época ao 1º Dezembro, emblema que disputa a Série G do CPP, o extremo Yerson Pacheco que chegou a Portugal como um perfeito desconhecido mas que tem também deixado pormenores interessantes ao serviço do clube de Sintra.

Devido ao facto de o Aves se encontrar bem servido na sua posição, Yerson deverá continuar no 1º Dezembro até ao final da temporada; de qualquer forma, os responsáveis pelo clube avense mantêm de perto a atenção sobre o extremo colombiano de 19 anos natural de San Alberto, Bogotá, que foi descoberto no La Ceja Maná FC, clube criado por uma instituição de apoio social que se dedica a oferecer melhores condições de vida a jovens provenientes dessa localidade, La Ceja.

Nesse emblema o atleta revelou-se a emissários que o indicaram ao Desp. Aves que avançou para a sua contratação para de imediato o ceder ao 1º Dezembro para realizar a sua ambientação ao futebol nacional, no qual leva 9 jogos disputados sem ainda se ter estreado a marcar no CPP - conquistou em definitivo a titularidade em Outubro, podendo ser integrado no plantel avense já na próxima temporada caso continue a apresentar o nível actual.       

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017




Rapha deixa Loures

Podia ter-se juntado ao Atlético SAD, mas acabou por não o fazer - as movimentações de mercado nos plantéis do CPP sucedem-se e a Série G não é excepção com saídas e entradas nos vários plantéis como decorreu com o guarda-redes Raphael Cruz, conhecido por Rapha, que deixou o plantel do Loures nos últimos dias de forma a competir com maior regularidade depois de ter até começado a temporada como titular devido à ausência do companheiro Nuno Hidalgo em compromissos da Selecção Nacional de Futebol de Praia.

Com o regresso de Hidalgo o guarda-redes de 22 anos, foi perdendo espaço nas contas do técnico Luís Silva após ter cumprido as cinco primeiras jornadas da Série G enquanto titular - não compete de forma oficial desde o dia 2 de Outubro, na recepção do Loures ao Barreirense (1-1) -  o que o levou a acordar a saída do clube, tendo sido apontado como praticamente confirmado como importante reforço para a baliza do Atlético SAD.

Chegou a veicular a informação de que nesse conjunto Rapha terá passado a treinar-se. A confirmar-se esse rumor, certo é que na procura de refortalecer a sua defesa começando assim por um guardião titular com o objectivo de melhorar a performance de uma equipa que se mantém como última classificada e ainda destacada como defesa mais batida da competição com um preocupante somatório de 47 tentos encaixados o Atlético partiu para outra opção.

No que toca a Rapha, estará ainda sem clube. Tendo em conta o potencial demonstrado na época transacta ao serviço do At. Malveira e sempre que foi chamado a intervir no Loures, essa demanda não deverá demorar a chegar ao seu final.  




Real - Cobiçado Thabo garantido pela Gestifute

A liderança do Real na Série G do CPP tem revelado vários jogadores do clube de Sintra/Queluz/Monte Abraão sendo que alguns dos habituais titulares já abandonaram a equipa - o guarda-redes Filipe Mendes assinou pelo Belenenses e o defesa central André Almeida encontra-se suspenso ao abrigo de se ter visto impedido de exercer a actividade pelo Ministério Público. Para além destes dois casos, uma das grandes revelações da prova tem sido o médio defensivo Thabo Cele que chegou a Portugal no início da época e desde logo impressionou.

As exibições do jovem natural da África do Sul contratado pelo Real junto da KZN Academy têm cativado atenções junto de emblemas com ambições superiores que fizeram chegar ofertas pelo seu concurso com o potencial do centrocampista de 19 anos a chegar até ao Benfica que há algumas semanas chamou mesmo o sul-africano a realizar testes no Caixa Futebol Campus a fim de eventualmente poder vir a reforçar o Benfica B, quem sabe já na reabertura do mercado, no entanto sem ter convencido as águias a avançarem, pelo menos para já, pelo seu concurso.

Pouco depois, por capricho de calendário, o encarnados defrontaram mesmo o Real pela Taça de Portugal, o que permitiu aos encarnados juntar ainda mais dados sobre o jovem médio que acabou por ver o seu talento reconhecido pela Gestifute, conhecida empresa de representação de futebolistas liderada por Jorge Mendes, que garantiu os direitos sobre o jogador que leva já dois apontados em 14 desafios divididos entre o CPP e a Taça de Portugal.       

quarta-feira, 4 de janeiro de 2017



Tojal chega invicto a 2017

Por entre os muitos campeonatos distritais espalhados pelo País, o Atlético do Tojal será um caso a ter em grande linha de conta pelo facto de ser um dos maiores exemplos de sucesso bastando para tal constatar que lidera a Série 1 da I Divisão da AF Lisboa em Juniores ainda invicto, uma façanha causadora de um sincero sorriso por parte de Mário Porfírio, treinador-adjunto da equipa que recorda que “em 12 jornadas temos 11 vitórias e apenas um empate”, com o único ‘sobrevivente’ desta ‘enxurrada’ de triunfos por parte do conjunto do Tojal a ter sido o Águias de Camarate que no seu terreno segurou um 0-0.


O trabalho desenvolvido por este plantel que é também o melhor ataque da competição com 52 golos marcados e em particular desta dupla de técnicos que junta Mário Porfírio, Professor de Educação Física como profissão, ao treinador principal Hugo Pinheiro, vem suscitando os mais rasgados elogios. Elogios justificados, diga-se, pois o At. Tojal entrará no novo ano civil sem qualquer derrota encaixada logo no ano que se seguiu à subida desde o escalão imediatamente abaixo, a II Divisão da AF Lisboa.

Relativamente ao sucesso actual, Hugo Pinheiro considera que “temos apenas 2 anos como treinadores, não pretendemos vangloriar-nos perante ninguém. Quando chegámos ao At. Tojal procurámos implementar um futebol atractivo e bem jogado que no ano passado nos levou a subir e que este ano me parece ainda melhor entrosado.”
“Queremos que os jogadores aprendam alguma coisa com o futebol que praticam. Se vier acompanhado pelos resultados, tanto melhor… Quando chegámos ao clube foi-nos apenas pedido que nos mantivéssemos mas não fomos capazes de pensar dessa forma e subimos da II para a I Divisão. Eu e o Mário não pensamos dessa forma e por isso nesta nossa segunda época esperamos subir à Divisão de Honra e mesmo que jogássemos no Campeonato Nacional de Juniores não pensaríamos de forma diferente,” preconizou o técnico da equipa sediada no concelho de Loures.

Líder do conjunto que tem sido uma das maiores sensações do futebol distrital lisboeta, Hugo Pinheiro, antigo futebolista de apenas 30 anos que representou o At. Tojal assim como outros conjuntos como o Loures, sublinhou ainda que “tudo isto é devido ao espírito dos nossos jogadores, que adoptaram desde logo as nossas ideias e procuram aprender sempre mais, não estão agarrados aos habituais processos de treino simples da distrital. “

“Colocam-nos sempre muitas perguntas, evoluem cada vez mais e acima de tudo são um grupo muito unido. Ainda há alguns dias, devido à época natalícia, todo o grupo se juntou para uma visita ao Hospital de Santa Maria por iniciativa de um jogador nosso (NDR: iniciativa que mereceu os parabéns por parte da Direcção da AF Lisboa). Esse é um tipo de iniciativa que apreciamos e em breve voltaremos a repetir.
Já a outra parte de uma equipa técnica na qual “todos têm o seu papel bem definido e acima de tudo não há se coíbem de colocar questões”, Mário Porfírio, “o At. Tojal é o nosso ponto de abrigo e sentimo-nos muito acarinhados por todos. A Direcção do clube gosta muito de nós e sentimos o carinho de todos os jogadores. Devido à boa época, vários dos nossos jogadores tiveram ofertas para jogar em clubes com outras ambições, mas recusaram.”

Realizado pelo momento actual que reflecte um extraordinário trabalho colectivo, Hugo Pinheiro conclui que “felizmente que as coisas estão a correr bem, os resultados estão à vista e estamos longe de ver uma ’debandada’. Pelo contrário, os jogadores pretendem todos ficar no clube e a tendência do plantel é a de crescer.”

“No ano passado, 4 Juniores foram promovidos à primeira equipa e esperamos que assim continue”, um produto final condizente com o esforço de todos e o trabalho desenvolvido pelos técnicos que vão já cativando atenções por parte de diversos clubes presentes em divisões superiores e ao nível do futebol sénior.


Gelson já serve de CTT

Gelson Martins tornou-se a representação pessoal de uma das mais curiosas expressões de Bruno de Carvalho, assumindo-se o responsável por não ver o Sporting transformado num "saco de Boxe".

O último desafio oficial do futebol nacional em 2016 não trouxe nada de novo, pelo menos em termos individuais, tendo terminado da mesma forma como havia iniciado esta temporada desportiva em Alvalade: com Gelson Martins bem acima dos demais e a revelar-se determinante para o sucesso do Sporting.
Não poderia ter melhor denominação a Taça para a qual contava a jornada de sexta-feira à noite (longo serão, o desafio terminou perto das 23h15...) na qual Gelson decidiu uma vez mais encantar o público e oferecer o último triunfo do ano ao Sporting ao apontar o único golo da recepção ao Varzim: tal como a empresa que serve de ’sponsor’ para a competição, também o extremo assume o papel de CTT dos leões, transportando futebol ofensivo, distribuindo a bola com critério e entregando-a no destino correcto, neste caso a baliza adversária.
Com mais esta prestação de grande compromisso, Gelson demonstrou não estar apenas reservado a brilhar nas competições vistas como mais apelativas como a Liga dos Campeões ou a Liga NOS, comprovando ter-se tornado o grande tema de conversa para os comentadores afectos ao clube com a proeza de ter passado a ser praticamente ’o’ assunto.
Com mérito, Gelson tornou-se mais falado do que as eleições do próprio Sporting
Com mérito, Gelson é por estes dias mais debatido ainda do que as habituais tricas com os clubes rivais, nomeadamente o arqui-rival Benfica, ou outros temas e processos dos mais antigos como a centralização dos direitos televisivos e o Caso Cardinal até aos mais recentes, relacionados com as próximas eleições para os corpos directivos do clube.
E com todos os motivos: Gelson torna tudo bem mis fácil mesmo perante equipas bem organizadas como era ontem o caso do Varzim. Também o presidente dos verde-e-brancos, Bruno de Carvalho, está ciente da importância da sua ‘pérola’ que bem representa uma das suas principais expressões proferidas ainda na época transacta, a certeza de que “as pessoas pensavam que o Sporting seria um saco de Boxe’ - com um jogador com o potencial e capacidade de Gelson, os leões podem sempre ambicionar ripostar perante o poderio de qualquer oponente.
Depois de Gelson, vários companheiros de formação procurarão seguir as suas pisadas
Num ápice o jovem internacional português tornou-se num exemplo a seguir para os talentos que o seguirão a partir da formação sportinguista tanto pelo futebol que apresenta como pelo facto de o seu lugar ser ao mesmo tempo uma vaga que no futuro terá de ser ocupada e será nesse papel que provavelmente mais tarde, quem sabe já a curto prazo.
Será expectável a transferência de Gelson Martins no final da época, momento em que o Sporting promoverá o regresso de Iuri Medeiros, actualmente cedido ao Boavista, e avaliará outras alternativas que se mantêm ligadas ao clube e que podem ambicionar seguir o seu exemplo a médio/longo prazo, como Filipe Chaby, outra promessa do clube que se encontra cedida, mais concretamente ao Sporting da Covilhã.
Iuri, já na pré-temporada, ou Chaby, no espaço de duas épocas, podem atingir a dimensão que os responsáveis leoninos lhes antevêem. Isto tendo como modelo um amigo e colega de longa data nos escalões de formação - Gelson Martins, o último extremo de dimensão internacional a sair directo da Academia Sporting. É este o seu estatuto nas hostes leoninas.


domingo, 1 de janeiro de 2017



Casa Pia - Miguel Morais possível opção a partir da B

Regressou esta 3a feira ao trabalho o plantel do Casa Pia após uma pausa para que o plantel celebrasse a quadra natalícia. Sem ainda serem conhecidas quaisquer dispensas ou 'reforços de Inverno', a equipa lisboeta poderá aproveitar o valor existente na sua equipa B.

Isto porque chegou há algumas semanas o extremo/avançado Miguel Morais, que deu início à sua temporada com algum atraso após não ter acertado a sua continuidade no Belenenses, onde concluiu o seu percurso de formação.

Após uma temporada transacta com números bastante promissores - uma média de um golo marcado a cada três encontros no Nacional de Juniores (9 golos em 27 encontros disputados), competição na qual disputou a Fase de Apuramento de Campeão, o extremo de 19 anos terminou a sua ligação com o clube do Restelo.

Assim, o jogador veio algumas semanas mais tarde a assinar pelo Casa Pia que o integrou na sua equipa B para que ganhasse ritmo de compensação, podendo agora ambicionar uma eventual primeira oportunidade na equipa principal.







Apesar da deficitária posição que ocupa na tabela classificativa do Nacional de Juniores, o Loures tem vindo a exibir vários talentos individuais que têm vindo a chamar a atenção sendo que alguns se encontram afastados por lesão e outros têm vindo a abandonar o clube como foi recentemente o caso do médio defensivo Alex Almeida que no momento do afastamento do técnico, Luís Nunes, optou por reforçar o Belenenses, que deverá disputar a Fase de Apuramento de Campeão da competição.

Ainda a competir pelos sub-19 do Loures e tido pelos responsáveis do clube como uma das suas maiores esperanças de futuro encontra-se João Carmo, mais conhecido por Janeca, médio ofensivo que com apenas 16 anos ocupa um lugar de titular indiscutível na equipa preto e amarela, o que o tornou visível por ser um dos apenas três futebolistas nascidos em 2000 a alinhar enquanto titulares da Zona Sul do Campeonato Nacional - apenas os defesas centrais Tiago Djaló, do Sporting, e Pedro Álvaro, do Benfica, se encontram nesta situação para além do médio do Loures.

Por ainda se encontrar em idade juvenil e por esse motivo actuar na divisão principal do escalão etário acima do da sua idade na qual defrontou Sporting e Benfica, Janeca passou a estar referenciado junto desses dois emblemas que terão o jovem médio debaixo de atenção sendo que ainda esta 5ª feira o atleta alinhou como titular na visita da sua equipa ao Seixal para defrontar o Benfica (o Loures foi goleado por 6-1), tendo sido substituído aos 72 minutos.