quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013




Potencial de Fonseca para explorar


Benfica poderá vir a beneficiar da projecção de João Fonseca nos próximos anos

Entre as muitas promessas que despontam nos Infantis do Benfica, a mais consistente encontrar-se-á em João Fonseca, um futebolista bastante interessante pela carreira que poderá vir a protagonizar face a tratar-se de um jogador de fino recorte técnico que evolui com a mesma qualidade com ambos os pés que compete desde cedo com uma regularidade impressionante.

Fonseca evolui em diferentes posições, inclusivamente como lateral direito, ainda que seja nos lugares de defesa central e sobre o meio-campo, mais precisamente na posição 6, que explana o seu futebol da melhor forma apesar de poder também ser utilizado como médio de transição, sendo merecedor da maior atenção sobre as suas qualidades.

A evolução de João Fonseca deverá classificar-se como muito interessante, especialmente depois de ter sido um dos bons valores do recente Torneio de Ponte Frielas, no qual o polivalente se encontrou a muito bom nível, jogando nas mais variadas posições.
 
Jovem jogador utiliza o facto de ser ambidestro como vantagem

Num dos encontros da fase preliminar frente ao Estoril, o atleta de características defensivas foi mesmo o capitão da sua equipa, dando-se novamente a conhecer, motivando assim João Fonseca cada vez mais frequentes pedidos de informações depois das demonstrações de qualidade que conseguiu demonstrar desde o início da sua carreira.

O jovem destaca-se pela elevada estatura, pelo seu poderio físico, assim como o seu exemplar futebol pelo ar, a personalidade e a facilidade em chegar ao corte, tal como a apetência para jogar pelas laterais, uma apetência interessante tendo em conta que é capaz de jogar com os dois pés.

Sempre de cabeça levantada, o defensor é habitualmente utilizado na posição de defesa central, lugar no qual faz a equipa obter benefícios no aspecto da construção de jogo a partir de trás, principalmente nesta fase em que se adapta ao futebol 11.

A leitura de jogo permite a João ser colocado também como uma mais-valia na posição 6, posto no qual demonstra muita classe, aspecto que o destacou no Torneio Ponte Frielas, no qual entrou como suplente utilizado frente ao FC Porto, adversário frente ao qual se salientou pela habilidade técnica em vários lances, assim pela facilidade com que num ápice sai com a bola jogável.

Polivalente jogador foi utilizado como opção de cariz ofensivo nos encontros mais exigentes
 
Nesse duelo ante o FC Porto, válida pela fase de grupos, a equipa técnica encarnada optou por imprimir rotatividade na equipa, tendo apenas optado pela entrada de João Fonseca na segunda parte para passar a trazer desequilíbrios  a partir da defensiva, ainda que sem tempo para impor a influência desejada no momento da sua entrada.

Com prestações de realce, sem surpresa o jovem actuou no encontro válido pela final da competição, não tendo facilitado nos duelos individuais, tendo o defensor entrado em campo numa fase na qual o encontro apresentava um Benfica em vertente atacante, o que comprova que apesar de possuir todas as competências de central João Fonseca parece ainda mais habilitado para a posição de trinco.

A forma como se assiste à simplicidade com que João Fonseca coloca o corpo nos lances divididos, nos quais frequentemente se impõe, faz com que seja opção de igual valia em ambos os lugares, ainda que pareça muito provável uma dupla para o futuro com Pedro Álvaro, também ele um jogador habilitado tanto para competir como central como para a posição de médio defensivo, a polivalência que torna João Fonseca uma das esperanças de futuro para o clube.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com   

Sem comentários:

Enviar um comentário