terça-feira, 12 de novembro de 2013





MARKOVIC E SULEJMANI PARA AUMENTAR FOGO.

Benfica poderia tirar proveito de Lazar Markovic e Miralem Sulejmani para ganhar versatilidade táctica.

Causou sensação a aposta do Benfica no mercado da Sérvia nesta época, tendo garantido o concurso de muito talento próprio dos Balcãs que tem dado um importante contributo à equipa desde a sua chegada, tendo mesmo vários assumido a condição de titulares e alguns mesmo de expoentes máximos de potencial futuro para o clube… mas ainda poderão render mais, assim a sua utilização seja encaminhada para tal. 

Entre as competências que poderão ser aumentadas com a direcção correcta a dar às novas figuras encarnadas estarão as alas ofensivas do Benfica, que apesar de estarem muito e bem entregues e existirem alternativas de grande valia poderão num espaço temporal não muito afastado virem a ser ocupadas na sua plenitude por dois dos sérvios que por agora orbitam no plantel encarnado. Que tal apostar em Lazar Markovic e Miralem Sulejmani?

Até ao momento a ‘escala’ de utilizações de ambos tem sido bastante desigual.

Tornar as alas do ataque do Benfica uma reedição dessa promissora selecção balcânica poderia trazer muitas vantagens, desde logo em termos de entrosamento, uma vez que conta com muitos encontros no passado nas qualificações para Mundiais e Europeus, muito embora os casos de Markovic e Sulejmani no Benfica e as respectivas utilizações estejam a diferir a grande escala.

Comecemos por Lazar Markovic. No seu caso, trata-se já de um dos ‘consagrados’ da equipa, existindo uma dúvida bem maior do que a sua previsível titularidade, que parece garantida, mas sim o lugar no qual poderá vir a ser mais útil à sua equipa, devendo ponderar-se se será como segundo avançado ou como extremo que mais rende em prol da equipa. Jorge Jesus é que parece não ter dúvidas, apostando no seu talento para os dois flancos do ataque, intercalando funções com Nico Gaitán…

Aguarda-se uma oportunidade para Sulejmani mostrar o seu futebol comparável a Simão.

Uma situação bem diferente é a que se verifica com Miralem Sulejmani. Acossado por lesões, ainda não mostrou aos adeptos do Benfica a sua real qualidade que, ressalve-se, apenas poderá ser dada a conhecer se… jogar, o que não tem acontecido até ao momento mas que em pouco tempo poderá suceder tendo em conta a valia que demonstra sempre que é chamado a representar o seu país, sem esquecer a sua forma de jogar bem ao estilo de Simão Sabrosa…

Aguarda-se então pelo regresso de Sulejmani à sua melhor forma. Depois disso, o extremo ex-Ajax terá de enfrentar outra dificuldade – destronar um dos jogadores em melhor forma na equipa, Nico Gaitán, e ainda contar com o regresso de outra figura, Eduardo Salvio, nos próximos meses. Juntando Markovic à equação, será fácil perceber que as águias dispõem de um incrível superavit para a posição…

 


Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário