terça-feira, 6 de maio de 2014




TERMINOU A NOVELA FERNANDO.

FIFA anunciou a inegibilidade de Fernando para a Selecção Nacional.


Com o passar dos meses que antecediam o Mundial 2014, vários jogadores de nacionalidade portuguesa foram sendo notícia como sendo possíveis candidatos a fazer parte da Selecção Nacional. Contudo, nenhum deles acabou por garantir tanto mediatismo e publicidade quanto o naturalizado Fernando, que protagonizou uma sequela quase digna de filme.

Tudo começou com declarações do próprio jogador, que afirmava que “primeiramente tenho de pensar no FC Porto e o resto pode ser um objectivo mas o mais importante é o clube e esse é o meu objectivo principal,” admitindo que via com bons olhos representar Portugal – a FIFA não achou o mesmo, considerando o Polvo inelegível.

Expectativa sobre a sua possível chamada levou mesmo a comentários do seu treinador.

Porém, nos meses mais recentes a expectativa era grande, residindo a cada convocatória de Paulo Bento a atenção sobre a possibilidade de o nome de Fernando se encontrar entre os escolhidos, com a maior parte da crítica a apostar que o médio entraria mesmo directamente nas contas da nossa Selecção assim que fosse permitida a sua chamada.

O processo de naturalização foi atravessando os seus trâmites legais, ficou concluído, mas a resposta da FIFA foi demorando, o que a dada altura levou mesmo a uma declaração do treinador do FC Porto na altura em funções, Paulo Fonseca, que adiantava que “o FC Porto nunca recebeu nada relativamente a uma convocatória do Fernando.”

Sem existir uma confirmação oficial, a época de Fernando foi progredindo com sobressaltos que levaram a algumas ausÊncias, uma delas determinante pelo facto de ter conduzido ao afastamento dos dragões da Liga Europa aos pés do Sevilla. Posto isto, fica a dúvida? Valeria a pena convocar o médio defensivo após uma época intermitente?

Com Fernando de fora, parece certo que Veloso e William discutirão o lugar na Selecção Nacional.

Nunca se saberá, uma vez que a FIFA se encarregou de responder antes de Paulo Bento. De qualquer forma, parece perfeitamente adequada a teoria de que seria desnecessário, com a convocatória do luso-brasileiro, a chamada de três médios de características defensivas, uma vez que Miguel Veloso e William Carvalho deverão ter lugar reservado nas escolhas nacionais, sabendo-se que o mais provável seria que apenas um destes jogadores ocupasse o posto de titular.

Com Fernando, Veloso e William para apenas um lugar, dois postos de alternativas seriam ocupados com futebolistas de características semelhantes, o que hipoteticamente limitava a escolha de um elemento para outra posição em campo que possa deter outro tipo de necessidades e que poderia ocupar uma dessas vagas. Posto isto, tudo indica que Portugal não sairá a perder por estar privado do trinco nascido no Brasil, mas na realidade só o tempo, e os resultados, ditarão a resposta.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos

Sem comentários:

Enviar um comentário