quarta-feira, 2 de abril de 2014




CINCO RAZÕES PARA UM ENZO DE TOPO.

É quase indiscutível a escolha de Enzo Perez como melhor jogador da Liga até ao momento.

Se a Liga ZON Sagres tivesse um pódio para os três futebolistas mais predominantes da temporada até ao momento, os três lugares seriam ocupados por jogadores a militar em clubes sediados na 2ª Circular, os dois primeiros classificados Benfica e Sporting, que para além de constituírem a maior garantia de espectáculo no campeonato nacional possuem as duas maiores revelações da prova, os leões com o médio defensivo William Carvalho e as águias com o extremo Lazar Markovic.

Acima destes dois craques, uma tarefa já de si difícil e por essa razão ainda digno de maior destaque, encontra-se Enzo Perez numa temporada de excelência no seguimento de uma época anterior na qual já havia atingido um nível bastante alto, assumindo-se na actualidade como a estrela maior de um Benfica dominador e até mesmo capaz de uma época repleta de títulos com base em cinco virtudes que podem salientar-se em relação aos demais:

Total identificação com o clube e a sua estrutura. Foi necessário esperar uma época para que tal tivesse sido alcançado, uma vez que a sua primeira época enquanto jogador encarnado foi mesmo para esquecer, tendo envolvido um regresso à Argentina que para além de precoce parecia indicador de que a exemplo de alguns jogadores adquiridos num passado recente na nação das ‘pampas’ como Gonzalo Bergessio ou Franco Jara, também aqui as águias teriam um investimento ‘em saco roto’.

Transformação muito bem conseguida enquanto jogador. À chegada ao Benfica, Enzo Perez evoluía como extremo, podendo quanto a esta posição rotular-se o argentino como um jogador pouco mais do que banal. Face à venda de Axel Witsel e ao excesso de ‘mão de obra’ para as alas, Enzo teve direito a uma oportunidade dourada que acabou por não desaproveitar, tornando-se, numa transformação pouco provável em médio centro, num jogador ainda mais determinante que o belga.

Influência táctica e características que o tornam indispensável para as águias. Ao evoluir de um extremo ‘normal’ para um médio centro ‘todo-o-terreno’, Enzo Perez transformou-se ‘apenas’ no jogador mais influente do actual Benfica pelo que acrescenta em termos tácticos ao muito ofensivo e até mesmo especial, pelo menos entre os grandes clubes europeus, 4x4x2 apresentado pelos encarnados, que têm em Enzo o elemento encarregado pela construção e transporte ofensivo pela zona central.

Conseguiu a proeza de quase ‘esquecer’ Matic. No início da época não existiam dúvidas: Nemanja Matic assumia-se como a estrela maior do Benfica, tornando-se ainda a equipa dependente de uma forma quase exclusiva da dupla composta entre o sérvio e Enzo. Com a saída do sérvio, o sul-americano conseguiu operar o que se pode chamar de proeza, assumindo quase em solitário o protagonismo ao receber o apoio de um 6, como Ljubomir Fejsa, e assim ter ‘tomado as rédeas’.

Percepção de que pode gerir a sua condição física. Para além de ter ajudado a quase esquecer Matic, a boa época de Enzo Perez assenta em grande parte nas ambições de conquista, uma vez que o Benfica mantém intactas as aspirações de conquistar quatro frentes, o que a aliar ao seu excelente momento de forma coloca mesmo o Mundial no seu horizonte, até porque pode gerir a sua condição física face à concorrência de Ruben Amorim.

Mais do que substituto, o português trata-se de uma garantia de que a máquina benfiquista continua a operar nas melhores condições, resguardando o médio de 28 anos para os momentos de maior exigência, ainda mais quando se trata hoje de um jogador maduro e muito inteligente e a atravessar a melhor fase da sua carreira.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos

Sem comentários:

Enviar um comentário