quinta-feira, 17 de agosto de 2017




Ronaldo impressiona no Rio e mira a… Portugal

Para já, em Portugal só será visto em vídeo. No entanto, é no Brasil que se tem assistido presencialmente ao aparecimento de um médio centro com características de ‘box to box’ que de azul e branco vai deixando boa imagem das suas capacidades sob diversos aspectos em campo, com destaque para o acerto na bola parada - uma imagem de um atleta de perfil moderno dentro de campo que devido à muito procurada posição que ocupa, ou não estivessem tão na moda os centrocampistas box to box, irá mesmo criar sensação.

Com apenas 19 anos, Ronaldo domina em termos técnicos e também no aspecto físico, podendo assumir diversas funções no sector intermédio no centro e também nas alas devido à competência na marcação e na facilidade com que acelera o jogo devido à sua velocidade, domínio de bola e habilidade técnica que começam a revelar-se nas divisões inferiores do futebol brasileiro, onde começa a tornar-se conhecido ao jogar a um nível cada vez mais elevada com as cores azuis e brancas do Gonçalense FC. 



Foi a esse emblema que o médio foi conduzido de forma a cumprir testes tendo bastado apenas uma semana para que tivesse sido aprovado imediato inscrito na Federação como reforço do Gonçalense, inicialmente lançado no plantel sub-20, no qual se desenvolve e onde lhe descobrem muitas semelhanças com a coqueluche do Fluminense, pelo qual vem exigindo 15 milhões de euros para aceitar a sua transferência para o FC Porto. Salvaguardando as devidas diferenças em termos de competição nos campeonatos que respectivamente ocupam, Ronaldo tem algo de Wendel.

Ronaldo impressiona pela agilidade na recuperação de bola

A grande vantagem deste jovem, neste momento, estaria no baixíssimo custo de transferência que acarretaria pois devido ao facto de ainda militar num escalão secundário seria muito fácil para qualquer conjunto em Portugal proceder à sua contratação, acrescendo a isso o facto de contabilizar apenas 19 anos de idade… tal como Wendel, com quem partilha qualidades como a velocidade de execução, uma das principais imagens a reter sobre as suas capacidades em campo.

Facilmente se constata que é a enorme velocidade que destaca este jovem brasileiro a meio-campo, tornando-o um jogador a não perder de vista por força da sua habilidade que consegue sobrepor-se a qualquer tipo de adversário incluindo oponentes de maior dimensão corporal como pode perceber-se a partir de vários desafios do seu Campeonato entre os quais se salientam jogadas em que alcança a recuperação de bola sobre o adversário e mesmo quando a recepção não é a melhor a velocidade com que arranca leva a que não raras vezes volte a desarmar o adversário de forma imediata.

É essa uma das particularidades do jogo de Ronaldo - incansável na pressão em corrida sobre o adversário tornando-se assim muito forte na recuperação de bola para depois efectuar ultrapassagens em drible ou em caso necessário pausar o jogo da equipa. Uma série de capacidades procuradas num bom… lateral direito, lugar no qual é facilmente adaptável pela boa saída de bola que possui combinando com os defesas centrais. Uma versatilidade pouco comum na sua idade, especialmente tendo em conta que nunca passou por grandes clubes.

Médio demonstra um tremendo potencial no Estadual do Rio de Janeiro

O talento e habilidade deste jovem atleta tem ganho expressão semana após semana, o que conferiu toda a razão ao modesto, mas bom formador de jovens, Gonçalense, emblema sediado no Rio de Janeiro, ao apostar neste jogador apenas com uma semana de teste realizada e uma aprovação unânime. Após tomar conhecimento da nova realidade, o centrocampista necessitou de um mês de trabalho para finalmente ter sido oficialmente inscrito e assim tornar-se figura da equipa sub20 que vai realizando as primeiras jornadas do Campeonato Carioca do escalão.
 
O próximo passo passará por desenvolver todas as suas competências na Europa, para onde espera voar com toda a tranquilidade e sem quaisquer hesitações para se submeter a um novo período de testes, desta feita em Portugal para onde espera agendar viagem nas próximas semanas e assim passar de jogador á prova para mais um futebolista brasileiro de sucesso no nosso País. Ronaldo é esse tipo de jogador.

Dada a confiança existente no valor do atleta, decorre já a preparação dessa viagem com destino a clubes que venham a disponibilizar alojamento e alimentação e acima de tudo a possibilidade para este médio poder demonstrar o seu talento e habilidade e estilo aguerrido em campo na disputa de todas as bolas, assim como o enorme potencial e vontade que o distinguem como o principal candidato a abrir portas em Portugal para os talentos revelados pelo seu ainda pouco conhecido clube.

No seguimento da realização de algumas partidas pelo Campeonato Carioca sub-20, Ronaldo contraiu uma lesão que o tem afastado dos relvados e que o obrigou a ficar de fora por alguns dias, o que não o impediu de fazer nome na prova que tem disputado muito embora no último encontro tenha permanecido, por mera precaução, no banco de suplentes, tendo reiniciado os treinos com bola já esta semana de forma a regressar dentro de dias à competição.




Sem comentários:

Enviar um comentário