terça-feira, 12 de janeiro de 2016



Futebol Universitário - Existe e recomenda-se!

Praticamente desconhecido pelos apoiantes da modalidade, o Futebol Universitário em Portugal continua a fortalecer-se com o sonho de no futuro poder vir a ter a relevância que possui em outros países. Enquanto tal não acontece, vai produzindo um muito interessante Campeonato Nacional que na região de Lisboa e a sua fase correspondente apenas necessita de atenção pública visto serem já detentoras de qualidade dentro de campo e uma promissora organização.

Inclusivamente na valia dos treinadores de cada uma das equipas, alguns deles com mais de uma época de trabalho, se descortina essa evolução que muito embora ainda esteja a meio deixa antever a revelação de jogadores cuja qualidade os deverão levar a jogar, alguns até com alguma facilidade, em competições oficiais de renome como o CPP, podendo encontrar-se em várias das equipas alguns bons valores que num passado recente alinharam em provas como o Nacional de Juniores.

Campeonato Universitário de Lisboa vem seguindo um rumo muito promissor

A formação de clubes de primeiro nível como os madeirenses Nacional e Marítimo, entre muitos outros do Continente, serviu de ’viveiro’ para uma competição com um crescente grau de profissionalismo e na qual grande parte das Universidades possuem pagina oficial e respectivo departamento do grupo de futebol com vídeos incluídos, como acontece com o ISCAL, uma entre várias equipas que competem numa organização ’com pernas para andar’.

Digno de destaque, como é evidente, será a I Divisão, organização surpreendentemente bem articulada tendo em conta a situação de anonimato em que se encontra, e composta por um grupo de equipas que garante competitividade a esta série lisboeta na qual as melhores equipas são mesmo capazes de competir em igualdade de circunstâncias com equipas federadas na Distrital da AF Lisboa.

Todas as jornadas completas serão publicadas semanalmente no NOVA ACADEMIA DE TALENTOS

O crescimento do Futebol Universitário em Lisboa leva a actualizações regulares nas páginas respectivas, conseguidas pelo contacto entre os principais impulsionadores do projecto e os treinadores das respectivas equipas. Como aspecto a melhorar, vai faltando a rapidez no processamento na informação, um aspecto no qual o NOVA ACADEMIA DE TALENTOS dará o seu contributo, publicando todos os resultados completos de cada jornada.

Em relação ao Campeonato e o seu historial, este vem sendo dominado pela Faculdade de Motricidade Humana, que conquistou o título por cinco vezes… e todos de forma consecutiva, entre 2008/2009 e 2012/2013, com a curiosidade de ter sido despromovida à II Divisão na época passada.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: ADESL

Sem comentários:

Enviar um comentário