quinta-feira, 16 de novembro de 2017




As 6 perguntas-base de um jogador em formação
 
O que faz mover um atleta?

Numa sociedade em que o dinheiro e o sucesso pessoal parecem cada vez mais importantes, prefiro ser romântico e pensar que a vertente ligada ao brio profissional e aspirações desportivas continua a estar presente na forma de pensar e agir de cada atleta.

Por conseguinte, para um atleta na verdadeira acepção da palavra a verdadeira motivação deve ser fácil de descortinar, passando por melhorar a cada dia, respeitando sempre a aprendizagem e evolução no seio de uma equipa e respondendo aos conselhos do seu líder, que terá sempre de ser o seu treinador.

Como motivá-lo?

Mantendo a linha de pensamento da primeira questão, acima dos interesses financeiros que existem em qualquer área e profissão, um atleta deve ser motivado sob as premissas de vir a ter sucesso com a sua produção, tendo presente no seu pensamento que caso renda o máximo de si se colocará também mais próximo de obter aquilo que deseja.

A meta de um futebolista ambicioso passará por vencer e superiorizar-se aos seus adversários, rivais e concorrentes, mas acima de tudo a um estado de auto-satisfação por ter sido capaz de superar os limites que propôs a si mesmo.

É possível conhecer o perfil motivacional de um jogador?

Acredito que sim, e que técnicos capacitados e preparados para assumir a sua profissão são capazes de identificar com facilidade o perfil da personalidade de cada jogador, o que consequentemente torna também uma formalidade perceber qual o seu grau de motivação para o imediato para o futuro.

Para facilitar esta tarefa, sou da opinião que todo este processo deve iniciar-se na formação, momento da vida de cada futebolista no qual deve ser incentivado a acreditar no trabalho desenvolvido no treino e nos benefícios que pode/deve recolher da evolução que conhecerá caso trabalhe com afinco.

É possível conhecer a estrutura motivacional de uma equipa?

Seguindo um processo colectivo, um líder, como se pede quando nos referimos a um treinador, tem precisamente como função inerente ser o responsável pela interligação entre os perfis motivacionais de cada um dos seus jogadores, aglomerando-os numa estrutura global na qual transmite a ideia de que o pensamento de uma equipa consiste num só.

É determinante ter em linha de conta que o sucesso individual é apenas conseguido caso os resultados colectivos funcionem em pleno. Por conseguinte, creio que a curto prazo é facilmente perceptível a força da estrutura motivacional de uma equipa de futebol.

Quais são os botões que precisa de regular nos atletas e nos treinadores para que seja alcançada a performance desejada?

Em meu entender, os ‘botões’ a regular passam estritamente pela personalidade e carácter de cada treinador e jogador. Caso a ambição passe por obter os melhores resultados à custa do esforço colectivo e da metodologia de um trabalho sustentado no qual cada um possui consciência do seu papel a desempenhar, de imediato está criado um impulso para que a performance possa ser aquela que se pretende.

Sabe que motivações individuais específicas moldam e determinam os comportamentos dos treinadores e dos atletas?

No meio futebolístico, como na vida, é necessário alimentar de forma saudável que o objectivo passa por se ser o melhor na área em que nos encontramos. Este caso não é diferente - conquistar títulos individuais, colectivos, somar vitórias, ter uma carreira longa da qual se possa recordar e ser recordado pelos adeptos do(s) clube(s) que representou, por exemplo.

Para bem do desporto e do romantismo a ele inerente, qualquer admirador da modalidade acredita e quer acreditar que a paixão pelo jogo e o sucesso obtido pelo rendimento desportivo será o que acima de tudo motiva um atleta profissional ou amador de futebol, na mesma medida em que tem de ser essa a motivação diária de um treinador.

Sem comentários:

Enviar um comentário