segunda-feira, 5 de janeiro de 2015





Depois de na passagem de 2014 para 2015 o NOVA ACADEMIA DE TALENTOS ter dado a conhecer as escolhas para figura e revelação para as diversas equipas de formação do Benfica, chega agora a vez de escolher quais têm sido os jovens valores que mais têm despontado no FC Porto, isto para além de Rúben Neves que num percurso de fantástica ascensão saltou directamente dos Juvenis azuis-e-brancos para a primeira equipa.

FC Porto B

A Figura - Ivo Rodrigues

Futebolista de criatividade e técnica assinaláveis, possui todas as condições necessárias para se tornar uma figura nacional, como se denota pelo percurso que desde a época passada no FC Porto B com um assinalável sucesso que cativou mesmo a atenção de Julen Lopetegui, que o incluiu na convocatória da equipa principal na recente deslocação ao terreno do Rio Ave, ainda que não tenha sido utilizado. No entanto, pouco faltará para que tal aconteça.

A Revelação - Francisco Ramos

A cumprir o seu primeiro ano como sénior, o jovem médio não acusou qualquer tipo de pressão, conquistando com naturalidade um lugar na segunda equipa portista apesar de ter encontrado pela frente uma feroz concorrência que inclui futebolistas mais experientes, algumas contratações e inclusivamente jogadores contratados para a primeira equipa, o que o coloca numa rota de crescimento que lhe aponta um caminho no mínimo promissor.

Juniores

A Figura - Rúben Macedo

Capaz de alinhar nos dois flancos do ataque, o jovem portista encontra no flanco esquerdo o seu ‘habitat natural’ para arrancar no 1x1 e arrancar uma interessante quantidade de golos tendo em conta que não se trata de uma unidade de área. Poderá ter contra si o facto de alinhar como extremo, uma posição bastante preenchida tanto na equipa principal como na equipa B, mas nem mesmo esse aspecto deverá impedi-lo de atingir uma carreira de primeiro plano.

A Revelação - Bruno Costa

Desde os Iniciados que tem vindo a ganhar preponderância nos escalões jovens azuis-e-brancos, principalmente pelo facto de consistir num ‘all arounder’ nas posições intermédias e de ataque, faltando-lhe apenas a capacidade de jogar como ponta-de-lança. De resto, e sendo ainda sub-18, alinha de forma extremamente eficaz nas posições 8 e 10 e nas bandas ofensivas, e com alguma estranheza não faz parte das escolhas do seleccionador nacional do seu escalão, Emílio Peixe…

Juvenis

A Figura - Moreto Cassamá

Foi recrutado já com ‘status’ de estrela logo após se ter sagrado campeão nacional de Iniciados ao serviço do Sporting, um estatuto que se apressou a confirmar com naturalidade na equipa de Juvenis A dos dragões, tendo continuado a ‘queimar etapas’ na corrente temporada na qual ainda sub-17 alinha já com muita regularidade na equipa de Juniores, onde se assume como uma alternativa bastante credível num sector composto por muitas e boas opções.

A Revelação - Rui Pedro

Mais um claro exemplo de um jogador pronto para saltar etapas sem surpresas e muita qualidade, beneficiando ainda do facto de jogar como ponta-de-lança, uma posição rara em Portugal e na qual demonstra um imenso potencial que na época passada o levou a ser ‘resgatado’ do empréstimo ao Padroense.

No espaço de poucas semanas, Rui Pedro pôde convencer nos Juvenis de tal maneira que ainda em idade sub-17 já ascendeu aos Juniores e teve mesmo a oportunidade de se mostrar a Lopetegui numa sessão de treinos, um claro indício de que poderá ter uma palavra a dizer no futuro do próprio clube.

Sem comentários:

Enviar um comentário