quinta-feira, 1 de janeiro de 2015





Passado que está o ano de 2014, o NOVA ACADEMIA DE TALENTOS optou por fazer uma retrospectiva ao futebol de formação nacional, escolhendo para vários escalões etários uma figura e uma revelação para cada um, num processo que contemplará os três ‘grandes’ do nosso futebol, tendo começado pelo Benfica, convidando o administrador do blog Jovens Promessas e habitual autor na Associação de Adeptos Benfiquistas, José Dias, a fazer e justificar cada escolha. Eis a sua opinião:

Equipa B:

-Jogador do Ano: Hélder Costa

De figura de proa na formação a grande destaque da equipa B. Confirmando a natural evolução que dele se esperava, Hélder Costa adquiriu consistência exibicional e maior acutilância ofensiva, e tornou-se em 2014 no jogador mais produtivo do conjunto orientado por Hélder Cristóvão. Esta temporada, leva quase uma dezena de golos em vinte jogos de campeonato, sendo provável que a partir de janeiro rode numa equipa de Primeira Liga.

-Revelação do Ano: João Teixeira

Importante ao longo dos seus anos de formação, mas nunca com o protagonismo de outros, João Teixeira constituiu em 2014 a grande surpresa do Caixa Futebol Campus. Afirmou-se na equipa B e, sem que nada o fizesse prever, foi um dos destaques da pré-época do plantel principal. A concorrência, no entanto, aumentou, reduzindo a sua margem de manobra. Ainda assim, já atuou na mítica Liga dos Campeões.

Juniores:

-Jogador do Ano: Renato Sanches

Sem dúvida alguma o jogador mais promissor da geração de 1997 encarnada, Sanches foi no início do ano titular no Europeu Sub-17. A temporada mudou, o seu protagonismo nem tanto. Sem dificuldades, conquistou um lugar no "onze" dos juniores, sendo já regular na equipa B. Força, velocidade, qualidade técnica, irreverência: Renato é uma das maiores esperanças dos últimos anos.

-Revelação do Ano: Pedro Rodrigues

Como juvenil, Pedro Rodrigues era um pilar no Benfica. Não fosse o talento de um tal de Rúben Neves, teria desempenhado esse papel também no Europeu Sub-17. Ainda assim, num conjunto com jogadores como Gilson Costa, Renato Sanches ou Gonçalo Rodrigues, não era de todo expectável que pegasse de estaca com tamanha facilidade.

Médio defensivo moderno, alia boa leitura de jogo a capacidade em organização e construção, destacando-se ainda pela qualidade de passe e pela elegância dentro das quatro linhas (de assinalar que este é um jogador que a NAT acompanha com atenção face a um início de temporada que excedeu todas as expectativas, incluindo dos próprios responsáveis encarnados).

Juvenis:

-Jogador do Ano: José Gomes

Talento, talento e mais talento. Zé Gomes tem tudo o que um ponta de lança necessita para chegar ao topo do futebol. Força, velocidade, instinto, pragmatismo, qualidade no um para um. Depois de se sagrar campeão nacional de iniciados, convenceu Renato Paiva e é já peça-chave nos Juvenis A. Para além disso, atua na seleção sub-17 - em teoria, o escalão etário acima do seu -, podendo dentro de uns meses disputar o Europeu da categoria.

-Revelação do Ano: Gedson Fernandes

Como se sabe, entre os escalões de iniciados e juvenis existe grande crescimento individual de ano para ano. Jogar com os mais velhos na formação de um clube grande é, pois, pouco habitual. Gedson Fernandes conseguiu-o, após conquistar o Nacional de Iniciados. Ainda que tenha um longo caminho a percorrer, é já regular nos Juvenis A do Benfica, prova do grande potencial.

Gedson Fernandes é um centrocampista muito ofensivo, forte na construção e perigoso a aparecer no último terço. Demonstra pormenores técnicos de qualidade e competência na interpretação do jogo, embora algo intermitente em termos exibicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário