quinta-feira, 21 de maio de 2015



Como seria com Robben?

Apesar de ter confirmado a conquista da Bundesliga, que há meses se encontrava anunciada pela facilidade com que o Bayern criou separação em relação aos seus adversários, o gigante alemão terminou a sua época de forma tímida ao ser eliminado com alguma distância pelo Barcelona, perder nas meias-finais da Taça com o Borussia Dortmund com invulgar desacerto na conversão de grandes penalidades e com mais derrotas do que o esperado no final de época no Campeonato.

As muitas lesões apoquentaram o plantel bávaro, umas mais importantes do que outras. Qual terá sido a mais importante? A resposta é fácil - Arjen Robben, que poderia ter permitido uma rotação superior nas linhas avançadas do Bayern e dotado a equipa de maior experiência competitiva, o que provavelmente teria evitado tanto sofrimento nos quartos-de-final da Champions na derrota averbada no Dragão num regresso de sonho de Jackson Martinez e principalmente na eliminatória seguinte.

Não deve esquecer-se que até à lesão Robben atravessava o melhor momento da sua carreira, com 17 golos em 21 partidas disputadas, o que o tornava indubitavelmente o jogador em melhor plano na constelação de Munique que apesar das muitas estrelas que possui, incluindo para a posição que o holandês ocupa, não possui um substituto á sua altura; raríssimas equipas na Europa o conseguiriam fazer.

Não contar com Robben foi, como se costuma dizer em Inglaterra, um ‘massive blow’ para o Bayern, que um ano após ter sido impedido de vencer a Liga dos Campeões por um super Real Madrid desta feita encontrou um Barcelona demasiado forte e que soube bem tirar proveito da menor competência para aproveitar espaços ofensivos e criar desequilíbrios que certamente não existiria se os alemães tivessem contado com o extremo no seu top de forma.

Terminada a competição para o Bayern, resta recuperar os pontos positivos do ano, que passam por períodos de domínio muito vincados em determinadas fases da época, várias goleadas vistas por muitos como invulgares (uma delas averbada ao português FC Porto) e em termos individuais a particularidade de Robben ter alcançado os melhores números da carreira quando a maior veterania poderia indiciar o contrário. Será contudo necessário que recupere fisicamente em pleno…

Sem comentários:

Enviar um comentário