quinta-feira, 28 de maio de 2015




O indispensável Lima

Lima parece ser garantia de golo no Benfica, seja o brasileiro a marcá-lo ou quem estiver ao seu lado, bastando apenas atentar-se aos números da Liga para perceber que a sua acção resultou na revelação de Anderson Talisca, que apontou 9 golos no início da época, e na sedimentação de Jonas que marcou 20 precisamente quando rendeu Talisca. Enquanto isso, Lima não enjeitou a sua oportunidade de finalizar por 19 ocasiões.

Num momento em que todos apontavam para uma luta entre Jackson Martinez e Jonas, Lima nunca abandonou a disputa e manteve-se como ‘outsider’ pelo estatuto de melhor marcador da Liga NOS - bastava provavelmente ter convertido um lance que na sua carreira finalizou inúmeras vezes e que em Guimarães, onde o Benfica conquistou o título, acabou por desperdiçar.

No entanto, a acção de Lima ultrapassa a mera acção goleadora, estendendo-se à forma como defende e como ajuda a lançar o ataque, num exemplo atlético que exemplifica o auge da sua carreira num ano em que cumprirá 32 anos e no qual desempenhou uma função determinante para os encarnados ao estabelecer a ligação entre o meio-campo e a frente de ataque, tornando possível ao conjunto jogar constantemente a todo o campo.

Números de Lima tornam quase impensável para o Benfica a possibilidade de permitir a sua saída

No plano estatístico ficará para a História como o jogador com maior rácio de sucesso frente ao FC Porto pelo menos desde os anos 80, tendo já apontado na sua carreira 9 tentos aos dragões, dois deles com ’cheiro’ a título ao ter este ano bisado no Dragão e garantido uma liderança que não mais se perdeu.

O acerto de Lima resultou na conquista de mais uma Liga para o Benfica, o que mais do que nunca o torna indispensável para a equipa e desaconselha por completo as águias a aceitar as propostas que estará a motivar desde paragens árabes.

Morfologicamente como avançado nada há a apontar a Lima - jogador completo, marca com regularidade utilizando tanto o pé esquerdo como o direito, com capacidade para rematar desde o interior e o exterior da área, de forma posicional, em transição mais ou menos rápida, sabendo ainda fazer uso das bolas paradas e do jogo aéreo, empregando um estilo guerreiro, empreendedor e por vezes de sacrifício pessoal.

Contributo do brasileiro nos encontros ante o FC Porto foi fulcral para novo título

Com o brasileiro na Luz vários foram os goleadores a dever agradecer-lhe as melhores épocas da sua carreira, desde Oscar Cardozo em 2012/13, Rodrigo Moreno em 2013/14 ou Jonas nesta temporada, em parceria com um Lima bem longe de aparecer como mero figurante ou ’sidekick’ de um outro goleador com uma quantidade de golos marcados semelhante.

Com efeito, ‘bónus’ Lima ainda apresenta enorme inteligência emocional e de controlo do jogo em momentos-chave como a recepção ao FC Porto que praticamente carimbou a conquista do bicampeonato.

Assim, com mérito o experiente avançado comanda o ataque do Benfica e figura entre os nomes que mais trabalhado em prol do sucesso desportivo que se tem verificado nas últimas épocas na Luz ou não tivesse já apontado 70 golos em encontros oficiais em três épocas no clube, o que perfaz uma média superior a 15 golos por época, soma elevadíssima para um jogador que é também determinante a abrir espaços perante vários adversários com abordagem defensiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário