domingo, 16 de outubro de 2016




Um Rui Costa na formação de Inglaterra

O desporto português já contava com dois Rui Costa de nomeada - o primeiro a surgir, o Maestro que durante anos a fio envergou o número 10 de Benfica e Selecção Nacional, sendo depois seguido pelo ciclista que levou Portugal ao topo com um título no Campeonato do Mundo em linha da modalidade.

Depois destes, surge agora um terceiro que vai dando início ao percurso de treinador nos escalões de formação de Inglaterra - e com sucesso imediato, orientando a equipa de sub16 do Essex Minor of Hornchurch (EMH) Falcons na Echo Junior League, competição inglesa de Juvenis nos condados de Essex e East London Borough's. O futebol envolvente, bem ao estilo português, dos comandados por Rui Costa tem sido alvo de destaque com a equipa a atravessar uma série de vários encontros sem perder após ter vencido um torneio de pré-época.

O êxito instantâneo deste jovem treinador lusitano leva a que este prepare já a sua carreira, encontrando-se inscrito no curso UEFA B no próximo mês de Fevereiro no seguimento de uma carreira como futebolista, recordando que “em pequeno joguei nos Pescadores da Costa da Caparica, estive no Azinhaga das Paivas FC (Futsal), onde venci 3 títulos consecutivos, no Atlético Monte da Caparica, e fui para a Austrália.”

Foi no outro lado do Mundo, na Oceânia, que se iniciou a carreira internacional ’deste’ Rui Costa que revela que “joguei no Maribymong United da Victorian Premier League (II Liga australiana) e depois para Inglaterra jogar no Old Barkabbeyans e no Harold Wood (semiprofissional). Agora como treinador, oriento o EMH Falcons em sub16“.

Terminada a carreira como futebolista nos escalões secundários de Inglaterra, Rui passou a orientar este clube de Essex que se dedica exclusivamente ao futebol de formação, tendo este fim-de-semana dado continuidade à sequência de vitórias ao bater o Ridgeway RoversPanthers por 3-0, uma resposta a quem duvidou das suas capacidades como… o seu antecessor.

Ao saber da sua nacionalidade, o treinador inglês que foi rendido por Rui Costa perguntou-lhe “what do you know about football (o que sabes sobre futebol)? A minha resposta está nos óptimos resultados, e aí ficou calado, “indicando ainda estar a receber ensinamentos do treinador da equipa de sub16 feminina do Arsenal, Alan Ackrell, esperando continuar a singrar em solo britânico.

Sem comentários:

Enviar um comentário