quinta-feira, 21 de setembro de 2017



Real confirma recurso e recomeça a Taça da Polémica

Uma tomada de posição chegou a ser prometida para a última 6ª feira. Afinal, a decisão da em desclassificar o Real e repescar o Belenenses para a fase de grupos da Taça CTT não terá sido o final deste caso que poderá mesmo tornar-se em mais uma ‘novela’ do futebol nacional e da Taça CTT, que parece destinada a pelo menos um caso polémico por temporada. Isto porque o clube de Massamá/Queluz não acatará a decisão de ânimo leve e tomará providências de forma a apresentar recurso, apresentando como argumento o facto de a Liga de Clubes ter dado o seu aval a inscrição do atleta que origina toda esta situação, Abou Touré, sem ter notificado o Real de qualquer constrangimento.

Com efeito, o clube de Monte Abraão deverá apresentar como defesa o facto de nunca ter recebido qualquer notificação de castigo por parte da Liga ou da FPF, ao contrário do que sucede na AF Lisboa, que publica na sua página oficial no início de cada temporada o mapa de castigos que transita desde a época anterior. Assim, ao mesmo tempo que o Presidente do Real, Adelino Ramos, não respondeu a qualquer contacto telefónico de forma a apresentar uma posição sobre o tema, fonte oficial ligada ao clube estimava para a última 6ª feira a publicação de um comunicado.

Chegou a ser equacionada a realização de uma conferência de imprensa para abordar o tema, mas o facto de se encontrar já agendada para o final da manhã dessa 6ª feira a conferência de imprensa de antevisão ao encontro de Domingo que colocou uma recepção ao Penafiel e ainda a vontade dos responsáveis do clube da Linha de Sintra em não criar uma situação de conflito com a Liga levou à decisão de abordar o assunto com tranquilidade. Ainda assim, era expectável uma abordagem firme do Real na defesa dos seus interesses e numa continuidade na competição.

Desta forma, argumentos como o desconhecimento do próprio Abou Touré que ao tratar-se de um futebolista estrangeiro não estaria ciente da sua suspensão por um jogo, a ausência de notificações por parte da Liga, a demora por parte desta entidade em emitir uma resolução - normalmente os castigos são conhecidos no espaço de uma semana, sendo que esta deliberação durou… 47 dias a conhecer-se e ainda o valor desportivo (uma inédita presença na fase de grupos) e financeiro (encaixe imediato de 150 mil euros) serão motivos para o Real a avançar com um recurso.

Tomada de posição foi conhecida hoje e não na 6ª feira passada

Sobre o afastamento na Taça CTT via secretaria, o treinador do Real preferiu na altura apontar baterias ao desafio de Domingo. Desta forma, Filipe Martins indicou que “não querendo fugir à questão penso que essa é uma situação que nos passa um pouco ao lado e passa apenas pela Direcção, os jogadores e a equipa técnica estão focados no próximo jogo e sobre a Taça da Liga a Direcção fará o que entender ser melhor”.

Taça CTT para a Direcção, equipa técnica aponta à Liga

A premência da questão levou mesmo a que no final do desafio ante o Penafiel o departamento de Comunicação, na pessoa do seu director responsável por esse pelouro no clube, Ricardo Vinagre, tenha introduzido a conferência de imprensa que se seguiu ao desafio com a revelação de que "o departamento jurídico está a avaliar a situação e a estudar um eventual recurso, pelo que são desnecessárias questões ao técnico Filipe Martins sobre o tema pois não estará em condições de responder sobre elas." Dias depois, o recurso surge mesmo confirmado.


A boa fé demonstrada pelo clube quando afastou intencionalmente o jogador da sua convocatória na jornada que imediatamente se seguiu na Ledman LigaPro, ao retirar de imediato Abou Touré da sua convocatória assim que alertado para o que havia sucedido dias antes, o Real considera ter procurado dessa forma cumprir a verdade desportiva de forma a que o extremo tivesse mesmo cumprido o jogo de suspensão que lhe havia sido atribuído. No extenso comunicado enviado à imprensa, o clube que compete em Monte Abraão sublinha ainda que "conhecedora do normativo disciplinar, a Real Sport Clube - Futebol SDUQ reafirma que o jogador Abou Touré foi utilizado no jogo dia 29 de Julho porque o processo de inscrição na plataforma 'Transfer' foi concluído no dia 25 de Julho com a referência de 'Apto'.". Dessa forma, anuncia-se uma batalha jurídica que poderá, quem sabe, provocar o adiamento da fase de grupos que se iniciou esta 3ª feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário