sexta-feira, 26 de junho de 2015





Uma das selecções mais acompanhadas pelos portugueses nesta edição da Copa América será certamente a Colômbia devido ao facto de no seu plantel possuir vários futebolistas que passaram ou ainda evoluem em clubes lusos.

Como tal, o NOVA ACADEMIA DE TALENTOS aproveitou a oportunidade de dialogar com uma das mais importantes faces do futebol colombiano na actualidade, o espanhol Salva Suay, actual director desportivo do Envigado FC, para perceber qual é a imagem desses jogadores e do próprio futebol nacional dentro das fronteiras desse país sul-americano.

Como segue a sua carreira? Neste momento preferiria ser treinador ou director técnico?

A verdade é que me encontro feliz com a minha carreira desportiva. As duas coisas agradam-me muito, neste momento encontro-me com muito gosto sendo director desportivo.

Como chegou a possibilidade de trabalhar na Colômbia?

Após alguns anos de trabalho duro em Espanha consegui conhecer uma pessoa que me abriu as portas para conhecer o futebol colombiano, o Dr. Luis H. Valero. Graças a ele pude relacionar-me com gente importante do futebol colombiano.

Como técnico europeu e conhecedor de um futebol forte como o espanhol, como mede a qualidade e nível do futebol colombiano?

O futebol colombiano tem grandes talentos, jogadores que têm qualidades difíceis de encontrar nos europeus, mas são jogadores que não tiveram a formação que se pode ter na Europa. A Colômbia com estruturas desportivas europeias seria uma grande potência mundial no futebol.

Após o Mundial a selecção da Colômbia passou a ser muito cotada mas surpreendentemente foi derrotada pela Venezuela na Copa América. Que expectativas alimenta sobre a equipa?

A selecção da Colômbia possui grandes jogadores. Na verdade, chegou à Copa América com jogadores que são importantes mas que disputaram poucos minutos com os seus clubes durante este ano como Falcao, Cuadrado ou Armero por exemplo. Esperava que tudo melhorasse contra o Brasil.

Como acabou por acontecer; como descreve a prestação da equipa?

Depois de ver a partida com o Brasil vi na Colômbia uma selecção que trabalhou em equipa e que voltou à identidade que a levou no último Mundial a fazer um bom campeonato. Teo fez um bom trabalho na zona atacante, criou muitas dúvidas ao Brasil. Estou a notar à Colômbia alguma falta de golo e continuo a pensar que este ano os seu golos estão em Bacca ou Jackson.

A entrada de Ibarbo, que ainda não havia jogado, comprovou que a Colômbia tem um plantel mais extenso que o do Brasil?

Ibarbo é um bom jogador que temos visto jogar em Itália e que acrescenta muito a uma equipa. A Colômbia tem bom plantel, bons suplentes, mas todos sabemos que o Brasil também os tem.

James Rodriguez é hoje o grande lider da equipa em campo? Esperava aquando do seu percurso na Colômbia e Argentina que chegasse tão longe?

James já o conheço de vê-lo jogar pelo Banfield, já que nós os treinadores de futebol e directores desportivos passamos o dia a ver futebol. Realmente sempre pensei que chegaria muito longe, quando chegou ao FC Porto continuou a amadurecer, melhorando e lembro-me perfeitamente de que o vi a um nível espectacular numa partida Colômbia - Paraguai em 2012, em Barranquilla. Vi esse partida ao vivo no estádio e vi um James que já estava entre os melhores do Mundo.

Um dos jogadores que jogou por pouco tempo ante a Venezuela, não foi sequer utilizado contra o Brasil e que joga em Portugal foi Jackson Martinez. Parece-lhe estranho ver um jogador da sua qualidade como quarta opção para o ataque?

A verdade é que Jackson Martinez foi um jogador muito importante para o FC Porto, de resto jogou muitos minutos tendo um grande rendimento. Para Julen Lopetegui foi uma peça chave no seu esquema. Pekerman apostou na primeira partida em Falcao que se viu com alguma falta de ritmo. Bacca também é um grandíssimo avançado, não teve um bom início de Copa América, mas o seu rendimento com o Sevilla foi excelente.

Bacca é um dos jogadores da moda neste momento. Acredita que poderá chegar ainda mais longe?

Bacca pode conseguir muitos mais títulos. Está numa idade ideal para o máximo rendimento de um futebolista. Este ano ganhou a UEFA Europa League, mas falta-lhe muita carreira desportiva onde pode conseguir grandes coisas.

Há um ano, antes do Mundial, Falcao seria claramente o jogador referência da Colômbia. Considera que hoje a equipa estará menos dependente de Falcao?

Hoje está menos dependente já que a Colômbia tem bons jogadores que podem desequilibrar uma partida como Bacca, James, Jackson e outros que são mais participativos como Carlos Sanchez, Valencia ou Cuadrado.

Comparando os cinco avançados da equipa colombiana, Falcao, Bacca, Teo Gutierrez, Ibarbo e Jackson (Muriel ainda não foi utilizado), a opinião pública colombiana classifica-os pela ordem demonstrada por Pekerman?

A opinião pública é diversa ainda que se formos objectivos pelo que foi conseguido este ano a nível individual Bacca e Jackson Martinez estariam à frente de Falcao e Teo. De qualquer forma, os treinadores são quem conhece melhor os seus jogadores já que os vêem no dia-a-dia, e seguramente se Pekerman utilizou mas a Falcao e Bacca contra Venezuela e Teo contra o Brasil foi pensando no melhor para a Colômbia.

Outro dianteiro colombiano que joga em Portugal é Fredy Montero que por seu turno não tem espaço de momento na sua selecção. Como vê as suas qualidades? Que imagem possui Montero na sua nação?

Fredy Montero tem menos renome do que os actuais da selecção e a verdade é que aqui as pessoas apoiam muito a selecção da Colômbia. Ainda assim, Montero leva dois anos muito bons com o Sporting e neste ano passou a dezena de golos. Talvez a competência que existe no ataque colombiano faça com que outros grandes avançados não possam entrar na lista de Pekerman. Fredy é um jogador de área com muito bom disparo de meia distância.

Fala-se em Portugal que o Benfica se encontra interessado na contratação de Harold Precaido. Pelo que conhece dele desde a Colômbia, pensa que estará preparado para um clube dessa dimensão?

Harold Preciado é um jogador muito jovem que já disputou muitas partidas na segunda divisão com o Jaguares e este ano na primeira também disputou um grande número com o Deportivo Cali. Por ser tão jovem tem muita margem de progressão e pode adaptar-se muito bem ao Benfica. Portugal é uma Liga em que os jogadores colombianos estão a encaixar muito bem.

Falcao, Teo, Bacca, Jackson, Ibarbo, Muriel, Montero, Preciado, Leonardo, Joao Rodriguez... a qualidade dos avançados colombianos é muita actualmente. Poderá dizer-se que a Colômbia é a referência sul-americana no que consiste à escola de avançados neste momento?

Sim, assim é. Aqui há muitos talentos que são atacantes. As pessoas só conhecem os que vão sendo mais badalados mas há uma multidão de atacantes na Colômbia com grande projecção. Por exemplo, aqui no Envigado FC há um avançado chamado Michael Nike nascido em 1997 que é impressionante.

Um outro jogador que é pretendido em Portugal há algum tempo pelo FC Porto é Pedro Franco. Pelo que conhece do seu percurso, tem qualidade para essa exigência?

Pedro Franco leva já duas temporadas no Besiktas onde teve muitos minutos. Já tem uma idade com que amadureceu futebolisticamente e é uma bagagem importante para poder passar a disputar uma Liga de maior exigência. O FC Porto está a acertar nas contratações de jogadores colombianos, seguramente com Pedro Franco voltará a acertar.

É a competência de Zapata e Murillo, que frente ao Brasil estiveram muito bem defensiva e ofensivamente, que adia a titularidade de Franco na selecção?

Pekerman apostou na titularidade dos dois, mas com a Colômbia a seguir em frente e ao ter passado a primeira eliminatória seguramente veremos Pedro Franco a jogar em algum momento. Cada partida é uma história diferente e Pekerman contou com ele já pelo facto de o ter convocado para a Copa América. Zapata e Murillo já jogaram nas maiores Ligas da Europa.

Outro jogador que busca uma oportunidade, tendo jogado frente ao Peru, é Santiago Arías, que é hoje um dos de bons laterais direitos da Eredivisie holandesa. Todavia, não conseguiu jogar com regularidade no Sporting e é o habitual suplente de Camilo Zuñiga na selecção. O que lhe está a faltar para que possa explodir em definitivo?

É um jogador habilidoso e desequilibrante. Deve melhorar o aspecto defensivo ainda que no PSV tenha amadurecido bastante. Nos laterais o primeiro que têm de saber é que são defesas e não atacantes.

Outro jogador que tarda em conseguir o seu lugar em Portugal é Juan Quintero. Pelo que conhece do seu talento na Colômbia, esse facto é uma surpresa para si?

Juan Fernando Quintero está a jogar uma média de 20 partidas por temporada. É uma cifra algo baixa mas se tivermos em conta a competição que tem no FC Porto isso pode valer-lhe para crescer. Esta temporada deve explodir. Para mim não é surpresa devido ao facto de o FC Porto ser um dos grandes da Europa.

Continuando no FC Porto, na sua equipa júnior brilhou o jovem Leonardo Acevedo. Conhece-o? Tem potencial, na sua opinião, para chegar à primeira equipa do FC Porto?

É um bom dianteiro e com golo que é o que realmente se pede. Potencial tem.

Menos conhecido em Portugal, Joao Rodriguez não conseguiu realizar sequer um minuto no Vitória de Setúbal apesar de ter sido titular pela sua selecção no Mundial sub-20. Como explica isso?

No caso de Joao Rodriguez vejo-o um jogador com muito potencial mas com o seu processo travado pela pouca participação em partidas profissionais. O jogador de Cali há que conhecê-lo, tem muito boa condição física e alguns estão tão desenvolvidos que marcam diferença nas camadas jovens. Ao chegar ao futebol profissional se não tiverem a qualidade suficiente é muito difícil jogarem. Creio que o seu processo até ao momento não foi o mais adequado.

É normal que conheça melhor o que sucede no Envigado. De entre os talentos que existem no clube, quais deles aponta como mais capacitados para jogar na Europa?

Daniel Londoño (lateral esquerdo), Jefferson Gomez (central), Yoni Gonzalez (médio centro) e Michael Nike (avançado).

Cristian Bonilla é o mais jovem da comitiva colombiana na Copa América. Prevê-lhe qualidade para no futuro jogar também na Europa?

Isso já o vejo mais difícil. Já tem 22 anos e ainda não saiu da Colombia para jogar no exterior. O nível de guarda-redes na Europa é muito alto e a sua preparação é cada vez mais planificada e muito mais ordenada. Segundo o meu ponto de vista o seu processo devia ter sido outro.

Sebastián Ayala será o próximo colombiano a jogar em Portugal, reforçando o Nacional de Madeira. O que pode dizer sobre ele?

O Nacional é uma equipa onde pode disputar muitos minutos. Sempre teve muito talento e com a base de partidas com o La Equidad ganhou em maturidade e presença no terreno de jogo. É um centrocampista de muito bons recursos técnicos.

Agregando todos os clubes da Liga colombiana, que jogador entende ser o próximo a estar preparado para partir para um destino como Portugal?

Os que nomeei anteriormente do Envigado FC poderiam estar. Também se destacam Santos Borre (Dep. Cali), Jair Quiñones (At. Nacional), Alfredo Morelos (DIM), Andres Murillo (La Equidad)... Apostaria neles.

Sem comentários:

Enviar um comentário