quinta-feira, 24 de outubro de 2013




ATAQUE DE OURO, DEFESA DE LATÃO

Sector defensivo do Barcelona parece necessitar há muito de novos e mais promissores integrantes.

Para muitos a melhor equipa do Mundo, apesar de nas últimas épocas terem vindo a falhar de forma consecutiva a reconquista da Liga dos Campeões, o Barcelona parece-me neste momento longe de ser uma equipa perfeita e de ter o plantel ideal para atacar a conquista dessa competição, faltando-lhe um ponta-de-lança para cumprir o lugar de Lionel Messi ou juntar-se ao argentino sempre que os imperativos tácticos falem mais alto e, mais importante do que tudo, um defesa central de classe mundial.

Quem seria esse central? Há muito que a escolha parece estar encontrada, passando pelo nome de Thiago Silva, brasileiro cuja qualidade é inatacável. No entanto, o maior problema reside no facto de este jogador se encontrar ligado a um clube endinheirado que por essa razão não se encontra necessitado de vender, o PSG, o que faz com que devam ser observadas as alternativas existentes no mercado, sendo que uma delas, segundo o mercado, não agradou.

Para suceder a Thiago o nome de Eliaquim Mangala poderia ser o próximo a surgir na lista, o que parece não se traduzir na realidade atendendo a que as características do francês não estarão afinal habilitadas ao perfil que os ‘blaugrana’ tanto procuram, pelo que na shortlist poderão estar mais três valiosos defensores como Dejan Lovren, David Luiz ou Mats Hummels, que poderiam resolver de vez o que parece já ser um problema para os catalães.

Defesa do Barça é visivelmente limitada na quantidade dos seus efectivos

A contratação de um central parece obrigatória tendo em conta que neste momento apenas um jogador oferece garantias para o lugar, mais precisamente o internacional por Espanha Gerard Piqué, que não se encontra devidamente secundado nem sequer acompanhado na turma ‘blaugrana’ que teima em possuir o Bola de Ouro e vários possíveis candidatos a essa distinção no seu meio-campo e ataque ao mesmo tempo que vê enfraquecer a sua defesa a olhos vistos.

Começando a analisar os actuais centrais do Barça um por um, deve começar-se por aquele que desde há algumas épocas se trata de uma adaptação mas que há tanto tempo ‘tapa buracos’ que já parece ter-se resignado ao estatuto de central mediano, caso de Javier Mascherano, um jogador que ‘desenrasca’ como central mas parece claramente mais habilitado a jogar como médio defensivo, pelo que deveria concorrer com Sergio Busquets e Alex Song por um lugar.  

Bartra será a única opção de futuro… mas de qualidade duvidosa

Depois, não se deve ainda esquecer o ‘histórico’. No entanto, nos dias de hoje parece já pouco mais do que isso, um jogador muito voluntarioso, com experiência mas já no ocaso da sua carreira como Carles Puyol, que apesar da vontade não parece, também devido às graves lesões que já o apoquentaram, ser capaz de responder às exigências do Barça na posição de titular, pelo menos com a regularidade que as ambições da equipa exigem.

Para fechar o quarteto defensivo, os blaugrana apresentam Marc Bartra, jovem formado no clube e que a seu favor possui a experiência de há vários anos trabalhar com a equipa mas que por outro lado não terá sido devidamente testado nos grandes palcos, com a agravante de pouco se ter destacado quando foi chamado à acção. De outra forma seria desnecessária a adaptação de Mascherano ou os casos extremos já vividos com Busquets, Song ou até Adriano…

Resumindo e concluindo: mesmo na luta por todos os títulos, o Barça é uma equipa ‘coxa’ e curta na sua defesa, tendo por essa razão sido banalizado pelo Bayern na última Champions e provavelmente por isso daqui por uns tempos voltar a soçobrar perante este adversário ou outro desse tipo nas fases mais adiantadas da prova. A menos que se faça algo no mercado de Inverno…

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário