quarta-feira, 16 de outubro de 2013





ENTREVISTA COM HUGO PINTO.

Por entre os vários clubes que com qualidade trabalham no futebol semi-profissional e nas divisões inferiores do nosso futebol podem encontrar-se talentos com valia para um dia mais tarde virem a dar um merecido salto, constituindo um deles o caso de Hugo Rafael Jesus Pinto, de 21 anos, que depois de passar por vários emblemas de nomeada vai evoluindo no Alcochetense.

Hugo Pinto acedeu a prestar uma entrevista ao NOVA ACADEMIA DE TALENTOS, na qual comentou vários aspectos e momentos da sua carreira como jogador, que para já apresenta um guarda-redes de elevado potencial e uma das figuras do conjunto de Alcochete.

Como tem corrido o início de época no Alcochetense? Quantos jogos já realizaste?

- Tem corrido bem, vim para o Alcochetense onde encontrei um grupo muito forte (jovem) e coeso, no qual dá gosto trabalhar todos os dias para conseguirmos conquistar os objectivos para esta época. Joguei 2 jogos contra o Grandolense e Olímpico do Montijo.
E na época passada, quantos encontros realizaste ao serviço do Loures?
- Realizei 18 jogos.
Voltando mais atrás, em que clube começaste a jogar e com que idade?
- Comecei a jogar com 8 anos no Atlético Clube da Arrentela, com os misters Baltazar e Calila.
Começaste a dar nas vistas enquanto Iniciado ao serviço do Corroios…

- Na altura tive um mister, (Ramalho) que treinava a equipa dos Juvenis B, e que na maior parte das vezes o Guarda Redes que ficava de fora da convocatória nos iniciados (por gestão através da rotatividade) ia jogar pelos Juvenis B’s, ainda fiz alguns jogos pelos Juvenis.
Em Juvenil passaste a ter uma experiência num ‘grande’, ao passares a jogar no Benfica. Achas que te mudaste para um clube de tamanha grandeza na altura certa?
- Sim, creio que sim, e a passagem pelo Sport Lisboa e Benfica enriqueceu-me a todos os níveis, aprendi/evolui muito como jogador, bem como pessoa, só tenho a agradecer a forma como fui recebido e a oportunidade que me deram de aprender durante o tempo que lá estive.
Para além do Benfica tiveste mais alguma proposta pelos teus serviços?
- Nesse ano não.
Ao final de duas épocas, sem teres sido utilizado com muita regularidade, regressaste ao Corroios. Existiam ofertas superiores ou foi mesmo uma escolha tua?
- Na altura a competição era muita e foi-me informado que se me mantivesse no clube iria jogar com pouca regularidade, então pedi para sair para um clube inferior de modo a que pudesse jogar com regularidade e ganhar minutos de jogo para evoluir/crescer cada vez mais. Na altura houve a proposta do Amora e do Barreirense, mas preferi voltar ao Ginásio Clube de Corroios, clube que disputava na altura o Campeonato Nacional de Juvenis.
Logo no ano seguinte deste outro ‘salto’ ao assinares pelo Belenenses. Existiam outros interessados em ti?
- Não, falei com um colega (Pedro Bizarro) para saber se podia fazer uns treinos de captação, ele falou com o mister (Rui Jorge – actual seleccionador sub – 21) e o mister aceitou, treinei e fiquei a fazer parte da equipa.
Na tua época como sub-19 chegaste mesmo a fazer parte da equipa principal. Foi este o momento mais alto da tua carreira?
- Sim, na altura fazer parte da equipa principal de um clube como o Belenenses foi algo maravilhoso, poder conviver com os jogadores profissionais, mais velhos com muita experiência que nos podem auxiliar e fazer com que cresçamos, foi deveras gratificante.
Sem espaço no Belenenses enquanto sénior transferiste-te para o Amora. Existiram outras ofertas para além desta?
- Existiram outros clubes mas mais uma vez o factor jogar com regularidade, aliado a ser próximo de casam fez com que me transferisse para o Amora.
Apenas uma época passaste a jogar pelo Sesimbra. O facto de jogar uma divisão acima pesou na tua decisão?
- Sim, na altura surgiu a hipótese de ingressar no Sesimbra e aceitei com muito gosto.
Depois do Sesimbra, passaste a representar o Loures. Esta era a melhor possibilidade que tinhas na altura para a tua carreira?
- Sim, em Dezembro surgiu a hipótese de me mudar para Loures um clube que estava a lutar pela subida de divisão, apostava forte e acabamos por conseguir subir para o Campeonato Nacional de Seniores e inclusive vencer a Taça de Lisboa.
No Loures sagraste-te campeão distrital da AF Lisboa e ajudaste a garantir a subida ao Campeonato Nacional de Seniores. Porque motivo não continuaste, o Loures não pretendeu a tua continuidade ou saíste por iniciativa própria?
- Saí pois tive propostas superiores e mais próximo de casa, onde dava para conciliar com a minha actividade laboral.
Depois de deixares o Loures foi noticiado que treinaste à experiência no Sporting B. Confirmas essa informação? Se sim, como correu?
- Sim, o Sporting comunicou ao Loures que queria que fosse fazer uma semana de treinos na Academia com a equipa B, na qual correu muito bem.
Como foi o teu percurso ao nível das Selecções jovens? Representaste alguma selecção distrital ou nacional?
- Infelizmente não tive o privilégio de representar nenhuma selecção.
Chegaste ao Alcochetense no início da época. Foi a melhor oferta que recebeste? Porquê esta escolha neste momento?
- Não, surgiram outras ofertas mas das quais não se concretizaram, e o Alcochetense entrou em contacto comigo, apresentaram o projecto do qual achei logo desde início muito aliciante e aceitei o desafio pronto a ajudar o grupo a conseguirmos obter todos os objectivos propostos.
Qual é a tua ligação ao clube, assinaste algum acordo, profissional ou amador? Até que época te encontras vinculado?

- O meu vínculo será até ao final da presente época.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.

Sem comentários:

Enviar um comentário