sábado, 8 de março de 2014





SEIS PROMESSAS BRASILEIRAS NA FORMAÇÃO EUROPEIA

Muito conhecido ponto de partida no que respeita à selecção e prospecção de inconfundíveis talentos para a prática do futebol, o Brasil possui futebolistas espalhados pelos quatro cantos do planeta, especialmente na Europa, onde grande parte dos craques conhecidos possuem já idade sénior e evoluem nas grandes Ligas internacionais. 

No entanto, o profissionalismo e capacidade de deteção dos grandes clubes levam a que cheguem bem jovens ao Velho Continente várias promessas de elevado gabarito que pretendem seguir o exemplo de jogadores como Thiago Alcântara ou o seu mais jovem irmão, Rafinha.

De entre um leque de escolha cada vez mais elevado, poderão destacar-se dez elementos que merecerão especial atenção pela sua qualidade e potencial que não tornam casualidade o facto de evoluírem já na base dos mais ambiciosos clubes europeus, que em breve deverão lançar estes ‘diamantes’ na sua incessante busca por títulos. A partir do que tenho vindo a observar desde a Europa considero aconselhável um olhar mais atento a:

Diego Lopes – Rio Ave (Portugal)

O criativo trata-se de um jogador há muito conhecido nas camadas de formação do Benfica, cabendo-lhe um papel de relevo nos Juniores dos encarnados, na qual obteve regularmente bastantes golos ainda que acima de tudo se destaque ainda mais a oferecer com assistências lances de golo para os seus companheiros, revelando uma muito interessante capacidade ofensiva assente em muito talentoso e qualidade técnica.

Esses aspectos levaram Diego Lopes a atuar como o organizador de jogo da equipa sub-19 benfiquista, detendo um mecanizado entendimento com os extremos que o levou a rubricar um contrato profissional com o gigante português até Junho de 2016 que acabou por não ser cumprido, uma vez que no início desta época partiu para o Rio Ave.



Matheus Pereira – Sporting (Portugal)

Começa a merecer um maior interesse esta temporada especialmente depois de ter brilhado num sempre muito seguido derby entre Sporting e Benfica no escalão de Juvenis B há duas épocas, um encontro que terminou com uma igualdade a duas bolas.

Bastante volátil e dotado de um excelente toque de bola, Matheus Pereira, de 17 anos, poderá competir em diferentes lugares no meio-campo para a frente, possuindo uma assinalável eficácia goleadora nas partidas de maior exigência, fazendo parte do lote de atletas que interessou ao Sporting segurar com contrato profissional, pois promete levar a sua invulgar eficiência a concretizar tendo em conta que se trata de um centrocampista para patamares mais elevados.

Raphael Guzzo – Benfica (Portugal)

O médio pontificou como um dos valores de maior precisão e objectividade no plantel de Juvenis A, onde desenvolveu uma produção bastante elevada que leva a representar de forma habitual as Selecções Nacionais portuguesas ainda que tenha nascido em território brasileiro, um sucesso que o levou a já ter rubricado um contrato profissional com as águias, que vislumbram para o centrocampista de 18 anos um futuro brilhante.

Guzzo identifica-se como uma opção muito interessante para o futuro, um feito que ilustra a sua qualidade e atributos inerentes à formação de um médio moderno e versátil que se destacou bem cedo na Associação de Futebol de Vila Real.

Gabriel Appelt – Juventus (Itália)

Revelou-se ao serviço do Resende, que anunciou a sua transferência com o orgulho de poder eventualmente ter revelado uma estrela do futuro no futebol europeu, constuindo-se Gabriel, de 20 anos, um médo centro que se destacou como figura na participação do conjunto brasilero no Estadual do Rio de Janeiro do ano passado juntamente com o seu irmão um ano mais velho, Guilherme Appelt, também negociado para o emblema transalpino que esta época o emprestou ao Spezia.

Rodrigo Ely - AC Milan (Itália)

Encontra-se cedido pelo AC Milan ao Varese, embora essa situação esteja longe de ser justificada por falta de qualidade, mas sim pelos condicionalismos que afectam o plantel ‘rossoneri’, que face a um negócio de ocasião estiveram perto de perder um dos mais interessantes defesas centrais brasileiros para os próximos anos com destino ao Cagliari, que por outro lado se poderia revelar até o passo mais acertado para o jovem defesa, que poderia ter pela frente uma hipótese para jogar com maior regularidade.

Um dos destaques do plantel Primavera do AC Milan, Rodrigo Ely poderá seguir com alguns companheiros já com experiência de primeira equipa para a sua etapa inicial como sénior, que em pouco tempo o poderá tornar uma figura defensiva na Serie A.


Lucas Piazon – Chelsea (Inglaterra)

É há algum tempo visto como uma jovem estrela em ascensão para o Brasil e também um exemplo recentemente seguido por vários emblemas do Brasileirão para evitar que pudessem suceder destinos semelhantes ao seu com vários companheiros de selecção, especialmente aqueles que com ele participaram no Mundial sub-17, constituindo-se Lucas Piazon um exemplo para os seus companheiros face a ter abandonado o São Paulo para abraçar uma transferência vários meses antes confirmada por parte do Chelsea.

Os londrinos beneficiaram das suas qualidades nas suas equipas de formação, pretendendo concluir a sua formação como atleta depois de se ter deparado com um futebol cerebral dotado de uma frieza invulgar tendo em conta que se trata de um jovem sul-americano, razão pela qual o atleta foi cedido ao Vitesse.


Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos

Sem comentários:

Enviar um comentário