terça-feira, 21 de julho de 2015




Li do Mar para… o Rio

Contam-se nesta altura por várias dezenas os futebolistas oriundos da China a evoluir em Portugal, e infelizmente grande parte sem a mínima qualidade para alinhar nos diversos campeonatos nacionais. No entanto, não é esse o caso de Yuanyi Li, que pode ser visto como o mais promissor futebolista jogador chinês entre os muitos que neste momento competem no nosso futebol mesmo após não ter tido espaço nem oportunidades no Boavista e cumprido uma temporada de empréstimo ao Leixões na qual a sua utilização foi crescendo com o decorrer da época.

Desta forma, quem sabe se no futuro e com a progressão que poderá ter no nosso País se a previsão um dia feitapor Paulo Futre não poderá a médio prazo conhecer contornos de realidade com o extremo a candidatar-se a esse epíteto de 'melhor jogador chinês da actualidade'. Para o conseguir, esta temporada terá pela frente uma temporada por inteiro de Segunda Liga depois de ter deixado boas indicações na segunda metade da época transacta.

Yuanyi Li, de 21 anos, não irá fazer parte do plantel do Boavista, como de resto indicou o facto de não ter iniciado os trabalhos de pré-época junto do grupo às ordens de Petit. No entanto, com a metade final de época bastante positiva o jovem atleta chinês optou por desvincular-se dos axadrezados com o intuito de jogar com maior regularidade na nova época, recusando um regresso antecipado ao seu país, onde tem mercado, para se juntar em definitivo ao Leixões com o claro objectivo de ser titular e concretizar o seu grande objectivo para 2016.

A ambição de Li passa por continuar a merecer a confiança do seleccionador da equipa olímpica chinesa que durante o mês de Janeiro disputará o Campeonato Asiático da categoria que garantirá três vagas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Como tal, tudo fará para conquistar o seu lugar ao Sol em Matosinhos para que também os Bebés do Mar contem com a proeza de oferecer um dos seus activos ás Olimpíadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário