quarta-feira, 24 de abril de 2013






DESTINO AMESTERDÃO COM ESCALA TURCA

Benfica terá na Turquia o último obstáculo que o separa da Liga Europa


“O Fenerbahçe vai apostar tudo na Liga Europa, pois quer chegar à final. Não vai ser fácil, o Benfica vai encontrar um adversário super motivado e que tem uma grande equipa' , foi esta a opinião deixada pelo internacional por Portugal Hugo Almeida em relação ao encontro que se disputará dentro de pouco mais de 24 horas e que poderá colocar o Benfica numa posição mais próxima da final da Liga Europa.

À primeira vista, poderia parecer que o Benfica poderiam estar perante uma verdadeira missão impossível. Pois bem: felizmente para os adeptos encarnados, tal não corresponde à realidade, parecendo mesmo uma vitória no exigente ambiente turco poderá mesmo estar ao alcance de uma equipa rotinada e em forma como a do Benfica, especialmente dos atletas que ainda no passado Domingo defrontaram o Sporting e saíram vitoriosos.

Para além desses atletas, será necessária uma resposta imediata da parte dos substitutos de Luisão e Enzo Perez, Jardel e André Gomes. Conhecendo de antemão as performances conseguidas por ambos os jogadores em estádios bastante complicados no decorrer da época, tudo parece indicar que a águia se encontra preparada para levar de vencida um rival à sua altura, mas longe de ser imbatível ou inacessível a um clube ambicioso como é o caso do líder da Liga Zon Sagres.

Anterior eliminatória exibiu um Fenerbahçe pouco convincente que apenas atingiu um nível suficiente

Analise-se então à lupa este Fenerbahçe: primeiramente, se o Benfica poderá ter de controlar esforços face à cada vez mais próxima conquista da Liga, os turcos poderá olhar exclusivamente para a prova europeia, uma vez que a Liga do seu país se encontra praticamente decidida, verificando-se que o Galatasaray poderá inclusivamente sagrar-se campeão já neste fim-de-semana caso o adversário do Benfica perca o seu próximo jogo.

Face à decepção entre portas para o clube de Istambul, o Benfica poderá ter pela frente um adversário ferido e até mesmo desmotivado. Por outro lado, o Fenerbahçe poderá apresentar-se mais pressionado, até porque ainda não terá convencido por completo ao nível exibicional nesta Liga Europa, tendo na anterior eliminatória afastado uma Lazio que apenas exigiu o suficiente para que o apuramento fosse obtido.

Não parece exagerado considerar, comparando a qualidade exibicional de Benfica e Fenerbahçe nos tempos mais recentes, que a final parece neste momento mais próxima da equipa portuguesa, uma ideia que parece ser partilhada pela crítica internacional em geral.

Resumindo, as palavras de Hugo Almeida tornam-se de alguma forma surpreendentes, ainda que compreensíveis tendo em vista a qualidade global do plantel do Fenerbahçe, que coloca à vista um grupo de atletas de muito boa qualidade mas que desde o início da época deixa uma ideia de reduzido colectivismo, mais um aspecto que as águias poderão aproveitar em seu proveito, assim como um aspecto que tem sido importante e poderá ser mesmo decisivo para um eventual apuramento luso.

Caso afaste os turcos, o Benfica regressa a uma cidade na qual foi muito feliz no passado

Parece faltar um total compromisso e apoio entre a estrutura técnica e as principais estrelas do Fenerbahçe, problema que se deverá em grande parte à inexperiência nestas ‘andanças’ no que concerne ao seu técnico, Aykut Kocaman, que durante a temporada terá tido também a sua quota-parte de responsabilidade para a temporada menos conseguida no que à Supelig turca diz respeito, podendo também no banco de suplentes o Benfica levar vantagem.

Num prisma de comparação entre Kocaman e Jorge Jesus, o português poderá sair a sorrir, abrindo caminho ao apuramento para um encontro decisivo que se realizará numa cidade na qual há mais de 40 anos o Benfica se sagrou campeão europeu e no qual as probabilidades apontam para que possa apontar a uma ‘revanche’ sobre o Chelsea.

Mais importante do que isso, vai parecendo neste momento o Benfica dependente não só da sua reacção ao ambiente turco como acima de tudo dos seus próprios argumentos para que volte às lides às quais esteve habituado e das quais tem estado afastado nas últimas duas décadas.




Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário