terça-feira, 30 de abril de 2013

 


REKO, O PRÓXIMO GUERREIRO A DESPONTAR

Plantel de Juniores do Sporting de Braga apresenta Reko como um dos seus valores de maior potencial

Numa altura em que se disputa a Fase Final do Nacional de Juniores, esperam-se ainda novidades sobre as suas performances de uma das revelações da prova que atingiu um nível de popularidade elevado junto dos adeptos do Sporting de Braga depois de na época passada ter realizado um Nacional de Juvenis de grande qualidade.

Luís Silva, mais conhecido por Reko, foi brilhando em vários encontros que não passaram em claro, justificando assim o interesse dos bracarenses apos a sua saída do Sporting, e esse talentoso jogador acedeu a responder a várias questões colocadas pelo ‘Nova Academia de Talentos’ na primeira de várias entrevistas previstas para o futuro.

Como correu a época passada pelo Sporting de Braga?

As coisas em Braga correram muito, muito bem mesmo, fui titular praticamente todos os jogos, só falhei 3 de todo o campeonato, um deles porque já estávamos apurados para a 2ª fase e o Mister justificou o porquê de eu estar de fora (para dar tempo a outros companheiros) e os outros dois porque fui expulso sem motivo aparente.

Fui capitão em um jogo (voto de confiança do Mister devido à excelente época), fui chamado aos Juniores a meio da época e consegui mesmo ser convocado para um jogo contra o FC Porto no Olival e estive no banco, fui ainda referenciado pela Selecção Nacional... Foi sem dúvida a melhor época até hoje,
fiz 21 jogos na 1ª fase em 22 jogos possíveis, na 2ª fase em 6 jogos fiz 4 porque fui expulso. No total nas 2 fases fiz 2 golos, um na 1ª fase e um na 2ª.

Permaneceste, sem surpresa, nos Juniores. Com 17 anos possuis um interessante grau de experiência… Pode dizer-se que essa foi a tua época de referência?



Foi a melhor época até hoje, sem dúvida nenhuma, e ainda sonho com a minha primeira internacionalização, era mesmo um sonho realizado.

Que feitos da época passada relembras com maior carinho?

Essa época correu-me muito bem a nível individual, consegui ser chamado à equipa de Juniores e ainda fui convocado para um dos seus jogos (FC Porto vs Sp.Braga).
 
Chegaste a Braga depois de várias épocas no Sporting, tens mesmo calado algumas desconfianças de quem mostra uma atenção excessiva sobre os três grandes, nomeadamente o próprio Sporting. Como foi que tudo começou?

Comecei a jogar no Gil Vicente aos 6 anos por influência do meu irmão mais velho.

Como é que isso aconteceu, qual foi a importância do teu irmão para que isso acontecesse?

O :)
meu irmão mais velho jogou no Gil Vicente se não me engano 13 anos, e foi por causa dele que eu fui para lá, mais tarde acabou por ir para o Gil também o meu irmão mais novo por influência de ambos.

Como se chama o teu irmão? Quando é que o deixaste novamente sozinho, ou seja, te mudaste para Lisboa?

Ricardo Silva, esse é o Reko original. Na altura quando tinha 12 anos tinha convite do Sporting, Benfica e FC Porto e acabei por escolher o Sporting.


Como foi a passagem pelo Sporting, tens ideia de quantos jogos fizeste e golos marcaste? Enquanto lá estavas tiveste propostas para sair?

Na época passada realizei 28 jogos, 26 deles como titular, nessa altura
jogos devo ter feito em dois anos seguidos cerca de 40, no máximo… golos no total fiz talvez 10. Que eu saiba não tive propostas... só me diziam os dirigentes do Gil Vicente que se eu saisse do sporting tinha as portas abertas e por acaso quando saí de lá houve um conflito porque diziam que era obrigatório eu ir para lá e eu e a minha mãe tivemos de assinar um documento de que era de meu agrado ir para Braga.
Deixaste o Sporting e voltaste ao Minho. Como resumes a tua passagem por Braga, tens tido propostas de outros clubes?

Vai ser o meu 3º ano cá, foi quando saí do Sporting
, na altura o clube falou-me de um empréstimo à Académica mas no aceitei. Acho que não tenho outros interessados, tenho contrato com o Braga e acho que se falassem de alguma possibilidade de saída não me iriam dizer. Acho que não.

Não seria de estranhar se em pouco tempo fosses ‘premiado’ com um contrato profissional, que seria apenas mais uma motivação para que como jogador te sentas bem no clube, parece-me evidente que tens reais possibilidades de o fazer. Isso seria um objectivo para ti? O que podes acrescentar ao meio-campo do Sp.Braga?
 
Temos é de demonstrar que realmente o merecemos. Gosto de jogar nas três posições, a posição 8 e 10 são idênticas para mim mas a 6 é mais recuada... acho que tiro mais partido e retiro mais de mim na posição 6 e é onde me destaco mais.
 
Em que outras posições jogaste na temporada passada?

No ano passado aqui em Braga a táctica em alguns jogos foi 4x1x3x2, o que fazia com que se jogasse com os médios interiores mais abertos e acabariam por fazer a posição 7 o médio do lado direito e a posição 11 o médio do lado esquerdo, cheguei a jogar do lado direito em dois ou três jogos.
 
Como te saíste nesse lugar? Essa experiência beneficiou o teu jogo?

Não jogo muito bem na posição 7 porque não sou muito, muito rápido.

Assim sendo, qual é a tua verdadeira preferência, o lugar no qual mais rendes?

Gosto mais de jogar a trinco…ali cheio de raça no meio-campo.
 
Acreditas que será nesse lugar que a tua carreira ganhará maior dimensão? Tens alguma motivação especial a impulsionar-te?

Não sei se pode chamar a isto já de ‘carreira’, sou um projeto ainda. Mas sim tenho, claro que tenho. A minha Família, a minha namorada e alguns colegas são pessoas que me dão muita motivação e estão lá sempre que preciso e são eles que me dão força para seguir em frente.
 

Tendo em conta a sua qualidade e a ambição demonstrada nestas respostas, resta esperar que Reko mantenha o nível que tem apresentado, encontrando-se na sua terceira época no clube, tendo em idade sub-18 lutado por um lugar nos Juniores dos arsenalistas e obtido os seus propósitos, nunca deixando para trás as qualidades humanas que o caracterizam.

Reko trata-se de um atleta humilde e muito trabalhador que no presente recupera de uma cirurgia ao dedo mindinho de um dos pés, esperando a sua equipa que possa ter uma recuperação rápida e possa ainda ser opção antes do final da presente época.


 
 
Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário