quarta-feira, 29 de abril de 2015



Diji, jovem águia em destaque

Camadas jovens do Benfica revelam Diogo Gonçalves como uma suas das esperanças de futuro

Uma das sensações da actualidade nos escalões de formação do Benfica tem vindo a passar por Diogo Gonçalves, que acabou por se tornar um dos grandes destaques depois de há duas épocas ter bisado ao serviço dos Juvenis B benfiquistas frente ao Manchester City e assim justificar a sua presença entre os atletas convocados pelo seleccionador nacional sub-16 na altura, Hélio Sousa.

Nessas listas que reservaram vários jogadores e mereceram um olhar mais atento e ainda hoje brilham em escalões superiores já nessa altura estavam presentes uma série de atletas ligados ao Benfica sendo que nesta altura o maior destaque poderá mesmo ser o talentoso Diogo Gonçalves, conhecido por Diji, que por essa razão em idade sub-16 passou a evoluir com regularidade nos Juvenis A dos encarnados.

Hoje bem mais adiantado, o extremo que atravessa actualmente uma fase importante do seu desenvolvimento físico e táctico desempenha o papel de uma das figuras do seu escalão etário, muito embora em concreto seja um jogador sub-18 que não apenas alinha como indiscutível pelos Juniores como mereceu já o seu vínculo profissional em virtude de ter já tido diversas oportunidades de alinhar pelo profissional Benfica B.

Extremo prepara-se para as mais elevadas exigências com uma qualidade assinalável

Como tal, as listas das quais vinha fazendo parte desde os sub-16 compreenderam várias promessas de grande potencial que desenvolvem as suas qualidades nos três ‘grandes’ do futebol nacional e ao mesmo tempo reforçaram a importância do talentoso Diji em futuras presenças entre convocados para os habituais estágios da equipa nacional Sub-18, mantendo ainda vivas as esperanças de vir a fazer parte da equipa sub-19 que lutará para disputar o próximo Europeu.

Não persistem dúvidas de que o extremo benfiquista virá a desempenhar um papel importante, mesmo o de protagonista, nos encontros disputados por Portugal na preparação para outras exigências.

Nos estágios que decorreram por organização das Selecções jovens portuguesas o muito promissor Diogo Gonçalves insistentemente foi marcando o seu impacto, deixando assim sinais muito promissores na frente de ataque, o que será importante pela versatilidade que lhe permite jogar também por ambas as alas.

Diji lança-se para uma época ainda assim sem títulos após há duas épocas ter conquistado a Divisão de Honra da AF Lisboa ao serviço dos Juvenis B do Benfica, onde se encontra desde idade infantil. Dessa forma o jogador com apenas 15 anos pôde merecer chamadas ao escalão seguinte, no qual também ganhou espaço com brevidade, e assim tornou possível o convite obviamente aceite para rubricar uma ligação profissional para os anos que se seguem.

Face à realidade hoje conhecida parece evidente que valeu bem a pena o esforço patenteado há alguns anos pelo Benfica, que antes de fazer o jovem atleta partir definitivamente para o Caixa Futebol Campus promoveu tanto a Diogo como ao médio Guga a possibilidade de ainda jogar no CFT Algarve.

Essa tratava-se de uma equipa pertencente ao Benfica e por isso denominada por Benfica do Algarve por ter sido criada especificamente para que os jovens sinalizados pelas águias nessa região pudessem evoluir sem pressões, garantindo uma época completa até que Guga e Diogo Gonçalves se destacaram em relação aos demais e asseguraram em conjunto a sua presença até hoje no Caixa Futebol Campus.

Após essa época de rodagem, tanto o médio como o polivalente avançado viajaram desde o Sul do Pais para o Seixal mesmo perante a cobiça do Sporting, também atento à qualidade de ambos, dando assim início a uma etapa que parece recheada de sucesso para os dois atletas e para o próprio Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário