quinta-feira, 30 de abril de 2015




Europeu também conta com sub-18

É normal para quem acompanha com mais atenção o futebol de formação o fenómeno de apontar, sempre que os há, os futebolistas de primeiro ano quando estes alinham frente a uma maioria de adversários de escalão etário superior.

Chegando a uma fase mais adiantada da sua evolução, as diferenças esbatem-se e é por essa razão que tal se torna mais recorrente, como poderá aliás suceder na próxima convocatória da Selecção Nacional sub-19 que na disputa da Ronda de Elite de apuramento poderá ser reforçada com vários sub-18. Entre os favoritos estarão:

Fernando Fonseca - Perante o ano a menos a nível etário pesa a seu favor o facto de se encontrar a alinhar a um nível inclusivamente superior ao dos concorrentes um ano mais velhos ao alinhar como habitual titular na direita da defesa do incontestado líder do Nacional de Juniores, o FC Porto. Entre todos os sub-18 será aquele cuja convocatória será a mais altamente provável pois como concorrente apenas terá o sportinguista Jorge Silva.

Yuri Ribeiro - Apesar de ser ainda sub-18 será quem sabe um sério candidato à titularidade no escalão etário superior, tamanha é já a sua importância nos Juniores do Benfica, nos quais assumiu a titularidade ainda na época passada enquanto juvenil. Poderá pelo menos ter a convocatória praticamente garantida ainda que neste momento dispute um lugar com os sub-19 Paulo Henrique, do Santa Clara, e João Serrano, do Sporting.

Denis Martins - Tem vivido uma tremenda ascensão nos últimos meses ao ter passado de um perfeito desconhecido ainda júnior de primeiro ano para titular da equipa principal do Torreense, que alinha no Campeonato Nacional de Seniores, o que em Janeiro o levou a assinar pelo Vitória de Guimarães, onde se divide a equipa B e o plantel de Juniores.

É já falado para o plantel principal a curto prazo; estará bem colocado neste momento, muito embora seja difícil conseguir um lugar num sector que conta ainda com João Lima, Rúben Dias, Ivanildo Fernandes e Diogo Verdasca, entre outros.

João Carvalho - Já seguro com contrato profissional pelo Benfica, o tecnicista médio criativo tem pulado etapas com uma incrível facilidade, o que o leva a ser inclusivamente opção regular na Segunda Liga ao serviço do Benfica B, dividindo presenças nos Juniores encarnados.

Não constituiria qualquer surpresa a sua presença no Europeu, muito embora para o seu lugar ainda existam os companheiros de Benfica Gilson Costa e Renato Sanches, Gil Dias, José Correia, Rui Moreira ou André Horta…

Diogo Gonçalves - Aplica-se na perfeição a este jovem tudo o que foi acima descrito em relação a João Carvalho, com a diferença de Dij alinhar em terrenos mais adiantados e como tal encontrar uma concorrência não menos elevada como a de Sérgio Ribeiro, Romário Baldé, Dálcio Gomes, Diogo Jota ou Rúben Macedo, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário