quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015





Bastam 90 minutos para mudar estados de alma

Encontravam-se em jornada a meio da semana duas equipas com estados de espírito completamente diferentes, sendo que a equipa da casa, o Oriental, iniciava o encontro depois de três encontros consecutivos sem vencer, colocando-se perante um V. Guimarães B em excelente momento e vários resultados gordos a seu favor.

No entanto, bastam 90 minutos para tudo mudar - e foi mesmo o que aconteceu, ainda que tenha pertencido à equipa visitante a primeira ocasião de perigo num livre directo cobrado por Denis aos 6 minutos ao qual o Oriental respondeu com duas tentativas de meia distância e em seguida o golo, criado num passe longo de Hugo Grilo para Saleiro, mais lesto que o marcador Lima Pereira, desmarcando-se em seguida para picar a bola sobre Miguel Silva para abrir o marcador ao minuto 16.

Ao minuto 28 a equipa da casa quase aumentou a vantagem graças a uma inesperada parceria entre Valdo e o forte vento favorável que fez com que o livre cobrado pelo médio orientalista quase surpreendesse o guardião contrário, suscitando ainda algumas celebrações de golo nas bancadas, respondendo o Vitória na jogada seguinte protagonizada por Areias que após colocar-se em excelente posição acabou por desperdiçar a oportunidade ao atirar junto ao poste esquerdo.

Dez minutos volvidos o Oriental voltava à carga, novamente com o vento como aliado de um livre cobrado por Amorim que obrigou Miguel Silva a nova defesa atenta que se repetiria já na segunda parte, desta feita a um pontapé livre apontado por Hugo Grilo aos 51 minutos.

Cinco minutos depois, novamente num lance de bola parada, Tom atirou junto ao poste para nessa altura dar por terminados os lances de real perigo com o jogo a perder qualidade e o Oriental passar a gerir e controlar o ritmo do jogo perante um Vitória sem ideias e apenas capaz de bombear bolas para o ataque sem quaisquer efeitos até aos minutos finais, altura em que Bruno Aguiar poderia ter concretizado o 2-0 não tivesse desperdiçado a ocasião em posição privilegiada. 

Campo Eng. Carlos Salema - Lisboa

ORIENTAL
12- Mota
15- Amorim
4- Yago Fernandez
44- Hugo Grilo
25- João Pedro
7- Tiago Mota ©
2- Tom Tavares
(6- Bruno Aguiar, 71)
10- Valdo
17- Leonel
9- Carlos Saleiro
(8- Pedro Alves, 86)
23- Henrique Gomes
(11 - Evandro Roncatto, 63)
Treinador: João Barbosa
4x3x3

V. GUIMARÃES B
56- Miguel Silva
29- Alvin Arrondel
4- Lima Pereira
35- Denis
5- Luís Rocha
(17- Cláudio, 79)
42- Helinho
(41- Domingo, 59)
58- João Pedro ©
33 - João Vigário
(19- Isaac, 66)
21 - Fábio Vieira
18- Ricardo Gomes
49 - Rui Areias
Treinador: Armando Evangelista
4x2x3x1

Arbitragem: Rui Oliveira (árbitro principal), Carlos Campos e Jorge Silva (árbitros assistentes) - AF Porto
Disciplina: cartão amarelo para Yago Fernandez (5), Valdo (26), Helinho (35), Lima Pereira (51), Rui Areias (51), Fábio Vieira (67) e Leonel (90)
Marcador: Carlos Saleiro (16)

Figura - Hugo Grilo - Oriental

Intratável no centro da defesa na marcação perante os jogadores que surgiram na sua frente, casos de Vieira, Areias e Ricardo, destacou-se ao jogar em antecipação, o que permitiu várias importantes dobras, e foi ainda capaz de criar desequilíbrios ofensivos ao assinar a assistência para o golo e ter ainda obrigado o guardião contrário a uma boa defesa.

Declarações

João Barbosa - treinador do Oriental

Jogo muito equilibrado e justiça foi feita porque tivemos mais eficácia. Quando alteramos os jogadores não temos nenhuma substituição pré-concebida, mas sempre de acordo com o que o jogo nos está a dar, ainda assim penso que correu tudo bem nas alterações que fizemos e quando as faz o treinador quer sempre que assim corram, quem entrou fê-lo bem e para ajudar e percebeu aquilo que a equipa necessitava naquele momento. 

Armando Evangelista - treinador do V. Guimarães B

Foi um jogo contra uma equipa muito complicada que soube aproveitar da melhor forma as dimensões do seu terreno de jogo. Penso que existiram dois factores, o mérito da defesa do Oriental pela sua solidez e uma tarde menos feliz por parte dos nossos jogadores de ataque sendo que o nosso adversário, ganhando vantagem cedo, soube fechar com grande mérito a sua baliza e apesar disso nós conseguimos criar algumas ocasiões.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: Cortesia Clube Oriental de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário