quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015



Benito sob constante reserva

Contratado pelo Benfica no início da época, Loris Benito começou por aproveitar a inexistência de qualquer outro elemento que consigo pudesse concorrer por um lugar como lateral esquerdo na equipa encarnada, pelo que foi o escolhido para a função durante toda a pré-temporada.

No entanto, ainda antes do mercado de transferências tudo mudou para o jovem esquerdino suíço contratado ao Zurich e uma das grandes esperanças do seu país, tendo já feito parte de convocatórias para a selecção principal da Suíça, prevendo-se que venha a tornar-se o principal concorrente de Ricardo Rodriguez, um jogador que ainda assim se encontra um patamar acima em termos competitivos e que curiosamente estará em Portugal em breve para defrontar o Sporting.

Embora Benito actue em Portugal, será claramente mais expectável que Rodriguez venha a defrontar os leões antes do seu compatriota do Benfica uma vez que têm sido raras as aparições na Primeira Liga embora seja sabido que se trata de um futebolista do agrado de Jorge Jesus pelo seu posicionamento e polivalência pois embora milite preferencialmente como lateral esquerdo Benito reúne também capacidades para jogar no lado contrário e até como central.

Ainda assim, nem sequer a polivalência tem valido ao suíço visto que no plantel do Benfica… praticamente todos os laterais reúnem essas características, desde André Almeida e Sílvio e até ao titularíssimo Maxi Pereira, sobrando apenas Eliseu como o único lateral incapaz de jogar também no flanco contrário, o que faz com que Loris Benito não passe deste momento da quarta opção para a ala esquerda defensiva dos encarnados.

Curiosamente, as suas hipóteses têm vindo a aumentar na posição de defesa central, na qual as alternativas à habitual dupla formada por Luisão e Jardel, Lisandro Lopez e César, nem sempre têm estado à disposição do treinador, o que tem tornado o jovem suíço uma importante reserva para esse posto em particular.

Apesar das dificuldades em obter o seu lugar na equipa do Benfica, não é crível que Benito venha a sair muito embora seja neste momento pretendido pelo Dínamo de Zagreb em função de provir de uma das poucas nações que ainda mantêm o seu mercado aberto, uma vez que se trata de uma aposta de futuro que levou a uma disputa com os ingleses do Tottenham pelo seu concurso e ainda possui uma oportunidade de competir ao mais alto nível.

Com a continuidade das águias na Taça da Liga, Loris Benito poderá ter nesta competição a sua oportunidade para chegar à equipa titular, resguardando os titulares Eliseu e Maxi Pereira e até o habitualmente utilizado André Almeida, tendo acesso juntamente com Sílvio ao que poderá ser uma rara ‘montra’.

Depois, e novamente pela sua polivalência, deverá estar entre os habituais 18 para cada jogo, inclusivamente o próximo ante o Sporting. Quem sabe se não será uma improvável hora para Benito aparecer?

Sem comentários:

Enviar um comentário