quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015




Benfica apostará nas capacidades de Bruno Gaspar

Após ter participado em 9 jogos, sem ter apontado qualquer golo, Bruno Gaspar via-se aos 18 anos na sua última temporada como júnior obrigado a travar uma época que parecia a bom ritmo ao ter-se lesionado me num encontro frente ao Casa Pia, tendo sido mesmo operado e enfrentado um processo de recuperação que evoluiu favoravelmente para um regresso à competição que decorreu já a meio da época.

A longa paragem numa fase tão importante da sua afirmação causou algum temor de que o atleta pudesse não vingar enquanto profissional, o que felizmente não aconteceu - pôde regressar ao estado de forma que o tem tornado um dos jovens atletas mais elogiados do clube da Luz mesmo não fazendo nesta altura parte do plantel principal.

Bruno Gaspar iniciou a sua carreira nos Canaviais de Évora, clube no qual começou a competir aos 8 anos, seguindo poucos anos depois para o Benfica  num percurso que apenas contou com esses dois clubes até ao momento em que vários emblemas se candidataram ao seu empréstimo neste Verão, já o jogador cumpria a sua segunda época como sénior, acabando por ser o Vitória de Guimarães a ganhar a corrida pelo projecto desportivo que oferecia.

Curiosamente, o jovem atleta chegou a ter em mãos um convite do Sporting antes de rumar aos encarnados. Bruno Miguel Boialvo Gaspar chegou ao Benfica na sua última época como Infantil, mostrando uma versatilidade que ainda hoje o torna um dos elementos de maior futuro no clube encarnado, tendo no seu período no Futebol de 7 jogado como médio direito para passar a actuar em exclusivo como extremo.

Passou apenas como Iniciado A a desempenhar também posições de lateral, tendo mesmo jogado como defesa esquerdo, lugar que continua a desempenhar com sucesso na actualidade embora não seja a sua posição primordial.

Na sua época de Juvenil B o jogador passou novamente a jogar como extremo e até como ponta-de-lança em algumas ocasiões depois de uma época antes ter competido como lateral direito toda a época, o que não sucedeu como Juvenil A, ano no qual jogou como extremo e médio interior, tendo nos Juniores passado novamente, e em definitivo, para a lateral direita, o posto no qual acabou por se fixar como profissional.

Lateral tem sido alvo de vários convites nas últimas épocas que não passaram de meras possibilidades, exceptuando o V. Guimarães

Essa será claramente a sua posição preferencial neste momento, e como lateral teve bem mais próxima uma transição de sucesso para o futebol sénior depois de já ter somado muitos encontros oficiais nos escalões de formação benfiquistas desde o seu primeiro ano como Iniciado, o que lhe valeu um acordo profissional registado na sua primeira época como júnior.

Nessa altura o lateral recebeu vários convites, tendo decorrido algumas conversas, embora não tenham passado de meras possibilidades. Em completo acordo com o seu agente, Bruno Gaspar preferiu manter-se no clube da águia, que o levou pela sua regularidade a estrear-se pela Selecção Nacional sub-19, pela qual continuou a jogar até final da sua última época como júnior antes de integrar o futebol sénior num destino que se previa que fosse a equipa B dos encarnados.

Foi mesmo a disputar a Segunda Liga que tal veio mesmo a suceder numa época na qual até jogou em grande parte adaptado, o que nem assim evitou que conquistasse interessados como o Vitória, que o levou a estrear-se na Primeira Liga, a conquistar um lugar de destaque na equipa titular e até nas contas da Selecção Nacional sub-21 para o Europeu da categoria.

A afirmação de Bruno Gaspar leva a que o clube da Cidade Berço deseje prolongar o empréstimo por mais uma época sem no entanto estar certo do sucesso nos seus intentos, pois Jorge Jesus poderá vir a equacionar incluí-lo nas contas do Benfica 2015/2016, fazendo assim concorrência a Maxi Pereira, até porque Sílvio se encontra apenas cedido e Loris Benito deverá partir, por empréstimo ou mesmo a título definitivo no final da época.

Sem comentários:

Enviar um comentário