quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015




Início oficial do sonho de Odegaard

Confesso que o meu maior receio quanto à evolução de Martin Odegaard nem sequer se encontra tanto na pressão desportiva que o rodeia - basta reparar que o jovem jogador compete há algum tempo num ambiente de I Liga muito embora seja na Noruega, e na pouco mediática Tippe Ligaen ao serviço do modesto Stromsgodset, convenhamos, e ainda em idade juvenil é já internacional sub-21 pelo seu país e no Verão se estreou mesmo como internacional A apenas com 15 anos..

Ao ter escolhido entre as dezenas de propostas que certamente tinha em carteira, Odegaard optou pelo Real Madrid, que em muito boa hora planeou para o prodigioso atleta que ele pudesse ficar num ambiente de desenvolvimento ao invés de um empréstimo que o obrigaria a nova adaptação de realidades e um acompanhamento mais distante por muito bom que o clube escolhido pudesse ser e por muito próximas e dedicadas que fossem as observações.

Imediato do jovem norueguês poderia até passar pelos Juniores para competir na Youth League

Como tal, é de saudar a sua integração na segunda equipa ’merengue’, o Real Madrid Casstilla, equipa pela qual já efectuou a sua estreia frente ao Athletic de Bilbao B e na qual terá todo o espaço para aprender, errar como será natural num jovem da sua tenra idade, e desenvolver-se num espírito profissionalizado como o que encontra na II Divisão B espanhola.

De qualquer forma, e para que não perca o ’tacto’ aos grandes palcos, seria importante que continuasse a disputar os grandes torneios, pelo que não seria de descurar a sua integração nos Juniores para por exemplo disputar a UEFA Youth League, apesar de há muito alinhar entre profissionais e auferir um salário já ao alcance de poucos.

Para que se tenha uma ideia, o vencimento da coqueluche norueguesa é superior ao que é praticado com os seus companheiros de equipa B do Real quando apenas contabiliza… 16 anos. Caso a tal estreia na Liga dos Campeões para Juniores venha a acontecer, Odegaard terá o seu baptismo já na terça-feira de Carnaval frente ao português FC Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário