sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015




Quem tem assistido aos jogos desta edição da CAN compreenderá o porquê de tanta gente apreciar a competição, tendo para já entre as dezenas de jogos disputados ficado a clara convicção de que quase todos foram muito competitivos e denota-se o trabalho do futebol europeu no futebol destes jogadores africanos e em cada um dos quatro grupos que se disputaram sendo que no Grupo A se defrontaram Gabão, Guiné Equatorial, Congo e Burkina Faso, equipas muito similares.

À primeira vista, a equipa da casa, Guiné Equatorial e Congo, seriam as menos favoritas a passar; no entanto, foram mesmo estas as apuradas, sendo que os primeiros ainda se encontram em prova, tendo marcada presença nas meias-finais após um apuramento muito polémico e colectivamente imerecido.

Passando ao agrupamento B, Cabo Verde e Tunísia pareciam as equipas mais equilibradas mas ainda assim os Tubarões Azuis desiludiram em contraste com a RD Congo, uma das surpresas da competição que acabou por retirar aos cabo-verdianos a vaga de apuramento para os quartos-de-final, fase que ultrapassaram mesmo com sucesso.

Já no C tudo poderia acontecer com Argélia, Senegal, Gana, onde André Ayew se encontra em grande forma, e África do Sul, que tem vários jovens que prometem bastante. Apesar de as previsões se terem confirmado e os Bafana Bafana terem mesmo apresentado várias promessas como Mandla Masango, que apontou um golo de antologia contra o favorito Gana, acabaram mesmo por ser argelinos e ganeses os apurados.

Deste grupo saíram dois candidatos fortíssimos ao título embora apenas o Gana esteja ainda em competição, tendo ultrapassado a Guiné-Equatorial para se apurar para a final num encontro que teve de tudo, incluindo cenas dramáticas e lamentáveis.

Por fim no agrupamento D apesar do equilíbrio, pela História que possui a Costa do Marfim, com jogadores como Yaya Touré e Gervinho (que depois da expulsão mais infantil da sua carreira compensou o erro com um regresso imponente à competição) tinha a obrigação de se apurar no seu grupo.

Esse foi um feito que os Elefantes conseguiram com sucesso, logrando atingir a final, onde a espera o Gana. Aguarda-se um enorme jogo de futebol dominado pelos craques que jogam na Europa, com favoritismo repartido entre um Gana eficaz no ataque e uma Costa do Marfim de processos de jogo extremamente bem assimilados.   

Sem comentários:

Enviar um comentário