terça-feira, 3 de fevereiro de 2015




Tanaka desaparece no derby?

Mais do que a sensação do início da época pelo facto de provir do mercado asiático e tentar ser o primeiro futebolista oriundo do Japão a conseguir seguir um caminho promissor no Sporting, Junya Tanaka tem nas últimas semanas que justificou a sua contratação e que se trata de uma opção a ter em conta.

Embora tenham sido raras as oportunidades como titular, Tanaka demonstrou uma grande personalidade para um jogador que vive a sua primeira estada fora do seu país, neste caso particular numa nação bastante distante e com um clima futebolístico completamente diferente em relação ao que estava habituado.

Tanaka não fez por menos: passou num ápice de uma terceira opção pouco ou nada experimentada, sem qualquer ritmo de jogo pois nem sequer beneficiou de rodagem na equipa B, a opção regular por necessidade face à ausência de Islam Slimani.

Ao invés de acusar a pressão, o japonês que deu início à sua carreira com um estatuto especial de futebolista/estudante face não só à sua juventude como ao facto de no momento se encontrar a terminar a sua licenciatura na Juntendo University na sua primeira temporada na J-League, a principal Liga do país, desde logo aproveitou para não deixar os seus créditos por mãos (pés) alheios ao oferecer a vitória sobre o Sporting de Braga pela Primeira Liga.

Desde então que o único licenciado a actuar no plantel do Sporting continuou a mostrar serviço, estando directamente ligado aos golos apontados pela equipa nos jogos seguintes através de golos e assistências, oferecendo não só a melhor alternativa como também folga e até algum afastamento de pressão para com o titular na sua posição, Fredy Montero.

No entanto, com Slimani de regresso e com o importante derby frente ao Benfica pela frente, restará saber se a deslocação ao terreno do Arouca não poderá mesmo ter sido a última oportunidade para Tanaka nos próximos tempos pois será de prever que voltará a ‘cair’ para o estatuto de terceira opção. Para já, o asiático terá de esperar para ver, e continuar a trabalhar com afinco.





Sem comentários:

Enviar um comentário