terça-feira, 9 de dezembro de 2014





Na segunda parte da entrevista exclusiva ao NOVA ACADEMIA DE TALENTOS, Romário aproveitou para deixar várias recordações da sua carreira ainda plena em potencial na qual se cruzou com vários valores do futebol brasileiro, português e internacional, um deles uma das figuras do Benfica como é o caso de Anderson Talisca, um amigo pessoal ao qual atribui grande mérito pela carreira que até ao momento tem vindo a conseguir no nosso País, onde espera vir a regressar em breve.

Recordo-me que o Audax esteve perto de ascender à Primeira Divisão Estadual mas não o pôde fazer devido a um jogo polémico. Sei que no passado foste pretendido em outras Ligas europeias como a belga ou a dinamarquesa, mas não aceitaste ir. Esses campeonatos não te cativam?

Penso que na época eu estava muito feliz no Audax, eu tinha acabado de voltar de Portugal e naquele momento eu não tinha interesse em voltar para a Europa.

Achas que foi bom para a tua carreira regressar ao Brasil depois de teres ido para Portugal muito jovem?

Penso que se tivesse continuado em Portugal teria sido muito melhor para a minha carreira, pois já estava adaptado ao futebol português, e voltando para o Brasil tive de começar do 0 e me adaptar novamente ao estilo de jogo do Brasil.

Pelo meio ainda jogaste no Brasileirão, representando o Bahia. Até que ponto esta oportunidade foi importante?

Foi uma oportunidade boa para a minha carreira ter o prazer de jogar com os grandes jogadores do Brasil, foi bom para o meu amadurecimento como jogador!

Como recordas essa equipa do Bahia em que jogaste?

Tenho boas recordações daquela equipe, tinha grandes jogadores como Kleberson, Cláudio Pitbull, Mancini entre outros, jogadores com quem tive o prazer de conviver e aprender muito com eles!

Esse plantel era composto por vários jogadores de qualidade como o Gabriel, o Mancini, o Kleberson e o Ryder Matos, ou outros que já jogaram em Portugal como o Zé Roberto, o Filipe Augusto, o Fahel, o Lulinha, o Souza e o Pitbull. Que opinião guardas desses jogadores?

Que são todos excelentes jogadores, e que cada um tem sua história e sua marca no futebol brasileiro e mundial.

No Bahia também te cruzaste com um mais jovem na altura Anderson Talisca. Que tens a dizer sobre ele?

Talisca é merecedor, menino de bem, merece. Jogámos juntos no Bahia, era um dos jogadores com quem mais conversava, ele sempre foi um talento de jogador, naquela época ele estava naquela transição de ficar no profissional um tempo e voltar para a formação e depois voltar novamente a profissional.

Conversávamos muito, sempre lhe dava conselhos para que ele tivesse paciência que a hora dele iria chegar, na época seguinte eu saí do Bahia e ele passou a titular no clube! Hoje vejo-o fazendo muitos golos aí no Benfica e fico orgulhoso de ver o quanto evoluiu!

No Red Bull Salzburgo joga outro antigo companheiro e grande amigo, o André Ramalho. Esperas voltar a jogar com ele? Até onde pensas que ele pode chegar?

O André Ramalho é um grande jogador, merece estar onde está pois é um ‘cara’ trabalhador e humilde, virtudes de um grande jogador, penso que logo logo ele estará num grande clube da Europa.

Pensas a curto prazo chegar aos palcos mais altos no futebol brasileiro? Ou achas que pode vir a demorar mais tempo?

Estou apostando tudo nesta próxima época, o Campeonato Paulista é uma grande vitrina e penso em fazer um grande campeonato e partir para uma grande equipa do Brasil.

A tua carreira corresponde ao que esperavas neste momento?

Não muito, esperava estar em um patamar maior, mas acredito que tudo acontece no seu tempo, e com paciência e trabalho acredito que a minha hora vai chegar.

Como te defines como jogador? Pode dizer-se que a cultura de passe e a marcação são os teus pontos fortes?

Eu cresci no futebol acreditando que a função de um bom lateral é primeiro defender bem, ter uma ótima qualidade de passes, e depois quando tiver brechas atacar, fazer grandes cruzamentos e golos! E é assim que me defino, um lateral que tem uma ótima marcação e um ótimo passe!

Como te descreves como jogador em termos físicos? Tens tido lesões nos últimos anos?

Sou um jogador que tenho uma condição física privilegiada, apesar de não ter uma estatura muito alta, ao decorrer da minha carreira até agora nunca tive uma lesão séria, se fiquei parado em departamentos médicos foi no máximo por 30 dias e por alguma dor sem muita importância!

Estás prestes a começar a época no Red Bull Brasil. Quais são os teus objectivos para a época, a manutenção na Primeira Divisão Estadual?

O meu objetivo é chegar às finais do campeonato e se possível ser campeão, e fazer um bom campeonato para atingir níveis maiores na minha carreira!

Que ideia guardas dos teus treinadores, como o Rui Gomes, com quem foste campeão nacional no FC Porto, e o Maurício Barbieri, o teu actual técnico? O relacionamento com eles é o melhor?

Guardo um aprendizado muito grande do meu treinador no FCP, o Rui Gomes, tínhamos uma relação tranquila, ele foi um grande treinador, evoluí muito com ele, principalmente na parte da marcação! E a minha relação com o meu treinador da Red Bull Brasil é uma relação mais de parceria, ele é meu treinador desde os 15 anos, então ele dá-me muitos conselhos diariamente e sem dúvidas o Maurício e o Rui Gomes foram os 2 melhores treinadores com quem tive o prazer de trabalhar!

Consideras a chegada de reforços determinante para esses objectivos que apontas para a equipa?

Acho muito importante a chegada de reforços para qualificar a equipa, reforços de qualidade são sempre bem vindos!

E quanto à chegada de um concorrente directo, consideras-te preparado para conquistar o teu lugar mesmo que chegue outra opção para a tua posição?

Trabalho sempre buscando o meu melhor, então com a chegada de outro lateral esquerdo quem vai ganhar é a equipa pois será uma disputa sadia por posições e vai jogar o que estiver melhor, só quem ganha com isso é a equipa!

Como decorre a pré-época neste momento?

Tranquila, ainda estão a ir chegando os novos jogadores, então estamos trabalhando mais a parte física.

Apesar de o teu clube ser modesto, estás habituado a jogar num meio profissionalizado. Tens empresário?

Tenho sim, tenho 2 pessoas que me ajudam aqui, e já estou muito habituado a esse meio de profissionais.

E quanto ás propostas que tiveste para esta época, se é que tiveste alguma?

Eu tive uma proposta do ABC de Natal para jogar a Série B do campeonato brasileiro, mas na oportunidade decidi continuar no Red Bull Brasil jogando a Copa Paulista.

Consideras que no Brasil te podes aproximar de uma oportunidade como a de atingir um lugar na equipa principal de uma equipa de primeiro plano europeu?

Considero, pois o nível do futebol brasileiro é muito alto e tem grandes jogadores, o jogar no Brasil é uma porta para os grandes clubes europeus.




Sem comentários:

Enviar um comentário