quinta-feira, 30 de janeiro de 2014



DRAGÃO PROCURA FAZER MAIS.

FC Porto procurará voltar à liderança da Liga, se possível com uma melhoria exibicional.

Apesar de nos últimos jogos ter somado vitórias de forma consecutiva, o FC Porto ainda busca por ‘aquela’ exibição, uma performance que possa tornar-se um verdadeiro élan entre a equipa e os adeptos, o que ainda não terá sucedido desde o início da época.

Essa necessidade tem sido constatada pela própria crítica, destacando-se a opinião de Nuno Madureira, que no programa ‘MaisFutebol’ declarou que “olhando para a tabela classificativa é claro que o FC Porto tem plantel e equipa para recuperar do atraso de três pontos. No entanto, terá de jogar muito mais do que o que tem feito até aqui, como é evidente.”

Subida de nível exibicional deverá ser conseguida com alterações em todos os sectores.

À primeira vista não parece que os dragões possam encontrar um ponto de ligação com os adeptos como o lançamento de um talento da sua formação. Assim, Paulo Fonseca terá de encontrar o onze ideal para não só melhorar a qualidade das prestações da equipa como até tentar a recuperar a liderança da Liga ZON Sagres, como é obviamente ensejo no clube.

Para que tal suceda o FC Porto deverá atravessar algumas mudanças. Na baliza, Fabiano Freitas continua a demonstrar que se encontra, pelo menos, ao nível de Helton e a reclamar mais oportunidades. Mais à frente, o quarteto defensivo azul-e-branco parece dividido entre a estabilidade que encontrou nas alas, nas quais tem em Danilo e Alex Sandro dois titulares indiscutíveis na direita e na esquerda respectivamente, e algum desequilíbrio no eixo.

Face ao facto de Maicon não ter convencido em definitivo e Eliaquim Mangala se encontrar ‘preso’ no fogo cruzado que é o mercado de Inverno, no centro da defesa portista poderá existir uma mudança absoluta ao entrarem Nicolas Otamendi e, quem sabe, o reforço Diego Reyes para lugares de maior protagonismo, juntando-se uma muito provável ausência de Fernando, o que poderia precipitar a entrada do restante mexicano da equipa, Hector Herrera, para o seu lugar.

Momento actual convida à aposta em Juan Quintero para a posição 10.

Numa análise de potencial, Herrera parece mais habilitado ao sucesso do que Defour, o que poderá vir a fazer com que forme um inédito trio de meio-campo com Carlos Eduardo, que apesar de vir jogando como 10 passou toda a sua carreira como médio interior, pelo que deverá mesmo ser o herdeiro de Lucho Gonzalez. Com o recuo do brasileiro quem pode vir a ganhar será o jovem Juan Quintero, que finalmente deverá ter a sua oportunidade para vingar na sua posição de playmaker.

Por fim, o ataque deverá reservar menos dúvidas, visto que as presenças do ponta-de-lança Jackson Martinez e do extremo Ricardo Quaresma estarão garantidas. Sobra mais um posto na restante ala, para o qual Josué, que até consiste numa adaptação, parte como maior favorito. Estaria aqui inclusivamente uma oportunidade para transitar para o 4x4x2 – estaria Fonseca nessa disposição? Muito dificilmente.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos?fref=ts

Sem comentários:

Enviar um comentário