sábado, 18 de janeiro de 2014








A necessitar de vender para equilibrar as suas contas, o Benfica vê-se agora colocado perante um dilema que se situa entre não mexer mais na estrutura que lidera a Liga ZON Sagres sob pena de uma vez mais perder a conquista da prova, que já escapa há praticamente quatro anos, ou continuar a transacionar elementos valiosos e assim preencher ainda mais os seus cofres com ganhos sempre importantes.


Para começar o mercado de Inverno, os encarnados permitiram duas saídas, uma delas por um elevadíssimo montante e outra numa cedência temporária que se espera definitiva nos próximos meses, passando pelas transferências de Nemanja Matic para o Chelsea e Ola John para o Hamburg.



Neste caso, as duas vagas implicam diferentes necessidades, sendo que as boas relações entre ambos os clubes poderiam trazer negócios de ocasião proveitosos para as águias, uma vez que por verbas pouco avultadas poderiam chegar reforços para o futuro, encontrando-se nas fileiras dos blues jovens com potencial como Gael Kakuta e Ruben Loftus-Cheek.



Mercado poderá ainda levar Garay, Gaitán e Rodrigo.



Começando por Kakuta, este poderia ser um ‘herdeiro natural’ de Ola John, passando pela saída em definitivo do holandês no final da época para eventualmente entrar um jogador com as suas características, mais barato e que poderia procurar baralhar as já complicadas contas de Jorge Jesus para a sua posição, até porque Nico Gaitán possui também muito mercado…



Passando para Loftus-Cheek, aconselho vivamente a visualização de vídeos sobre este jogador que pela sua tenra idade teria forçosamente de passar pelo Benfica B. Disse recentemente Jesus que encontrar um jogador semelhante a Matic é algo de extremamente raro – pois bem, o inglês possui uma estatura parecida e um domínio de bola invulgarmente evoluído para um jogador com as suas características físicas, evoluindo também em terrenos mais adiantados, como sucedia com… Matic antes de chegar à Luz.



Se tal suceder, o Benfica terá de procurar alternativas fora de portas.



As invulgares capacidades deste possante e muito tecnicista médio chamaram já as atenções do Barcelona, o que deveria elucidar os responsáveis encarnados quanto à qualidade do jogador que poderia reforçar uma equipa que poderá ainda perder Ezequiel Garay, uma saída que tornaria obrigatória uma investida pelo mercado, uma vez que parece evidente que Steven Vitória, Jardel e Stefan Mitrovic não garantem a mesma qualidade. Luís Neto seria uma excepcional opção.



Por fim, o ataque. Tal como Gaitán e Garay, Rodrigo seria outro dos jogadores que a lógica afastaria de uma venda. No entanto, caso tal venha a suceder, o Benfica possui duas alternativas interessantes, o espanhol Alvaro Morata e o belga Michy Batshuayi. 



Caso a opção recaia pelo segundo, será recomendável um período de ambientação que faria com que começasse por situar-se abaixo do também promissor Funes Mori na hierarquia. Resumindo, se o mercado levar, também terá de trazer, para que os resultados não se ressintam.



Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
https://www.facebook.com/novacademiadetalentos?notif_t=page_new_likes


Sem comentários:

Enviar um comentário