segunda-feira, 20 de outubro de 2014




Numa altura em que continua a ser falada a ‘seca’ de pontas-de-lança no futebol português, o NOVA ACADEMIA DE TALENTOS chegou à fala com um dos goleadores mais promissores dos escalões de formações nacionais, Pedro Alves Correia, mais conhecido por Pedro Martelo, a alcunha da sua predilecção, promessa de apenas 15 anos. Pode dizer-se que nos próximos anos o Benfica e o futebol luso terão à sua disposição um ‘Martelo goleador’.


Foste no ano passado um dos melhores marcadores do Campeonato Nacional de Iniciados, a meio da época já tinhas 15 golos, uma média muito boa, e pelo menos nessa altura eras o melhor marcador do Benfica. Com quantos terminaste?

Não ligo muito a isso, terminei com 22 golos marcados.

Quantos jogos realizaste na época passada? E na época anterior, tens ideia de quantos jogos e golos fizeste?

Na época passada não estou certo sobre quantos jogos fiz. Sei quantos golos marquei, só comecei a jogar a partir de Janeiro de 2012 mas não sei quantos jogos foram ao todo - marquei 14 golos.

Em que clube começaste a jogar e com que idade?

Comecei a jogar no Lusitano de Évora, com 4 anos.

E depois do Lusitano para onde foste?

Fui directo para o Benfica.

Ficaste no Benfica desde essa altura até agora?

Sim, desde Janeiro de 2012  até agora.

E até essa altura jogavas no Lusitano? Durante a tua passagem por lá tiveste convites de outros clubes?

Sim, tive um logo com cinco ou seis anos, do Benfica, foi logo na minha primeira captação que fiz pelo clube, na altura também fiz captações no Sporting, uma delas até com a equipa principal, e fiz também na Dragon Force.

Essas captações no Sporting e na Dragon Force foram com que idade?

Aish… no Sporting foi cm 10 ou 11 penso eu, na Dragon Force foi também nessa altura mais ou menos.

Porque não ficaste nessas três captações? Na altura não agradaste ou não quiseste ficar?

Não tive muita bola, porque os jogadores da minha equipa queriam mostrar-se porque também estavam em captação, mas quando fui treinar cm a equipa do Sporting até nem treinei mal, mas não estava muito habituado ao tipo de jogo deles.

Nessa idade é sempre complicado. Então há duas temporadas chegaste a começar a época nos Iniciados do Lusitano, é isso?

Sim, fiz a primeira volta e mais um ou dois jogos lá.

E começaste logo a jogar pelo Benfica? Foste para que equipa, os Iniciados B1 ou B2?

Fiz o primeiro jogo nos B2, e o segundo, no terceiro fui aos B1 contra o Sporting, depois fui alternando até que chegou uma altura em que tiveram de me pôr nos B2 até ao final da época, ficámos em primeiro do nosso grupo e fomos à final contra o vencedor do outro grupo (Sporting), nesse preciso jogo aos 8 minutos parti o braço e perdemos 1- 0.

Lembro-me bem desse jogo, foi em Moscavide…

Pois foi, no campo do Olivais e Moscavide.

Ficaste mais celebrizado com um golo já nos instantes finais contra o Sporting. Esse foi o teu melhor momento com a camisola do Benfica até agora?

Sim, e também o facto de ter marcado logo na jornada a seguir à União de Leiria.

E esta época, quantos jogos e golos fizeste até agora?

Apenas fizemos um jogo para o Campeonato, joguei nesse jogo e marquei um golo.

E a situação com o Benfica como está? Já tens contrato de formação?

Está bem, não, não tenho nada ainda.

Também ainda é cedo, ainda és sub-16. Como não tens nada assinado, algum clube te procurou esta época? Ou só o Benfica falou contigo?

Penso que o Sporting soube que estava a treinar no Benfica foram falar com o meu pai mas não estou certo disso. O que sei é que o único convite que recebi foi o Benfica, foi o único na altura que me quis.

Esta época por exemplo, ninguém tentou nada? De qualquer forma, ficaste no clube. Como vês a equipa este ano? Achas que têm o que é preciso para ganharem o campeonato distrital?

Não, nunca soube de nada. Penso que sim, temos um grupo muito forte.

Acho que a vossa geração tem muita qualidade. Jogas em outra posição para além da de ponta-de-lança?

Não, jogo apenas a ponta-de-lança.

já foste chamado para algum estágio ou convocatória da Selecção Nacional? Ou nas Selecções Distritais?

Não. Fui convocado para a Selecção Distrital de Lisboa, mas na altura tinha o braço partido.

Essa foi azar… De resto, o que esperas para os próximos anos? Chegar à primeira equipa do Benfica?

Neste momento o meu sonho era fazer a formação toda no Benfica, pelo menos até júnior de primeiro ou segundo ano, claro que gostaria de integrar a equipa sénior do Benfica, mas se não houver oportunidade teria de recorrer a outro clube.

De onde vem a tua alcunha Martelo? Tem a ver com o Vítor Martelo (avançado do Atlético de Reguengos), que penso que é teu primo?

Sim, ele é mesmo meu primo, e tenho esta alcunha porque ele sempre foi uma das pessoas da minha família com quem gostava mais de estar a falar, e depois toda a gente lhe chamava Martelo e o conheciam por Martelo (os amigos) e desde aí comecei a gostar e gostava que também me chamassem Martelo.


Sem comentários:

Enviar um comentário