quarta-feira, 24 de julho de 2013



CENTRO DA DEFESA… E DAS DÚVIDAS

Ainda se encontra em dúvida a definição do lote de defesas centrais no Benfica

Dentro das contratações já feitas pelo Benfica até ao momento, incluindo Bruno Cortez como o último a chegar e como um futebolista que necessita ainda de tempo, a colocação de cada nome no terreno permitirá facilmente perceber que vários reforçaram o eixo da defesa, e por sua ordem cada um desses atletas possui diferentes expectativas quanto à sua importância para a equipa.

Observa-se pelo trabalho que tem desenvolvido nos últimos tempos que devem alimentar-se grandes esperanças em Steven Vitória, que a médio prazo poderá tornar-se uma boa opção e o futuro ‘patrão’ da defesa encarnada, um estatuto ao qual não pode aspirar no imediato, pois nota-se a partir das palavras de Jorge Jesus que neste momento será a 4ª opção para o eixo, disputando esse mesmo posto com Jardel.

Em relação a Jardel, não se conhece o seu futuro. Dificilmente caberá no plantel, mas ainda depende de dois factores, primeiramente a permanência ou não de Ezequiel Garay e depois pela própria hierarquia, que por exemplo, por vezes poderá levar Steven Vitória a também ser uma alternativa para a posição 6, mas mesmo assim seria de apostar que sairá até ao final da pré-época encarnada.

Parece garantido que quem sairá é Jardel, e nunca Steven, uma leitura que parece bem nítida a partir do estágio, que mostra qual será a hierarquia dos centrais e que parece partilhada pelos próprios adeptos, até porque existe um bom feeling em relação ao que o português poderá vir a fazer depois de suscitar a opinião de que se trata de um bom jogador que se realmente Garay vier a sair, esperará confirmar os seus créditos e demonstrar a sua boa forma.

Ainda não são conhecidas as decisões finais do Benfica para esta posição em concreto

Tal como Steven surge o argentino Lisandro, que mostra que o lugar de central em dupla com o ‘Girafa’ Luisão poderá mesmo vir a alternar entre os dois, tal como aconteceu na época passada com o lugar de lateral direito, o que apenas parece beneficiar a equipa por poder estar sempre a refrescar-se e também pelos jogadores, que incessantemente terão de lutar por esse lugar.

Para já dá a entender que finalmente o eixo da defesa encarnado está bem preenchido, pois qualquer dos jogadores que existem para o lugar dão garantias. Com Garay e sem Garay, neste caso um jogador muito apreciado mas que parece ter quase como uma certeza absoluta a sua não continuidade na época se avizinha ou pelo menos na próxima, atém porque o clube parece agora necessitar de vender e o próprio jogador também deverá querer jogar num clube de uma dimensão superior.
No entanto, é certo que há poucas equipas de grande dimensão a necessitar de centrais nesta fase. Ainda assim, será de crer que vá assinar pelo Manchester United num negócio que não renderá uma fortuna às águias mas mesmo assim poderá mesmo ser a transferência anual de que o clube precisa para equilibrar o balanço de contas.

Parece garantido que o Benfica precisa de fazer mais em vendas, pelo menos a partir de alguns dos jogadores que manteve emprestados, esperando que possam render a partir de uma venda ou pelo menos num novo empréstimo, sem esquecer casos como os de Oscar Cardozo e Nico Gaitán, jogadores que se poderão ver obrigados a sair para que o clube possa manter as contas equilibradas. Quanto a Garay, renderá aquilo que é possível, até porque já deu muito somente em rendimento desportivo.

Todos concordarão com o facto de ser uma pena Garay não sair da Luz com um título nacional conquistado, mas de qualquer forma o central foi desde os seus primeiros jogos um dos destaques da equipa. Se sair ainda dará ainda algum lucro a ganhar e espera-se que seja o único a sair do plantel.

Soma considerável gasta no mercado torna muito provável a saída de Ezequiel Garay

Qual a razão? Porque interessa que o plantel esteja o mais forte possível para que seja exequível a reconquista da Liga e ainda fazer a melhor carreira possível na Champions. A final joga-se na Luz e por isso há que fazer o melhor que se puder, mesmo que possivelmente sem Cardozo, que parece muito inclinado para a saída apesar de os grandes especialistas considerarem possível a sua permanência, no que será a grande dúvida para o Benfica 2013/2014.

Poderia assim prever-se que Cardozo sairia mais rápido do que Garay, até porque é muito importante o rendimento desportivo, é verdade e sem dúvida alguma, mas o factor económico é também muito importante e o Benfica não foge a essa máxima, terá de vender obrigatoriamente e até agora ainda não existe nada de relativo em relação a vendas, ao contrário das compras, que contam uma soma bem avultada.

Na verdade, o Benfica até gastou mais do que se poderia esperar, e acredito sinceramente que Cardozo ainda possa sair. Agora, no que se pode chamar de feeling, não creio que o Benfica se ‘desfaça’ de Cardozo e Garay ao mesmo tempo, numa avaliação sujeita ao erro. Ainda assim, será mais de crer que jogadores como Nico Gaitán possam ficar ao invés de Garay, que nesta fase parece ter tantas certezas quanto à sua saída como Cardozo.

Qual o significado disso? Ainda não é sabido, poderá significar a partida de ambos, ou a permanência de ambos, mas veremos como decorrem as negociações... Certo é que em finais de Julho é a defesa que mais indefinições reserva.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário