terça-feira, 9 de julho de 2013




ANÁLISE AOS REFORÇOS DO BENFICA

Entre as 10 novidades conhecidas até ao momento no Benfica, a importância de cada um variará

Mesmo com a intenção de manter a ‘espinha dorsal’ da equipa que tão bons resultados conseguiu na época passada sem que contudo tivesse conseguido evitar um final de época tão letárgico quanto trágico e com a consequência de nada ter conquistado embora tenha estado na decisão da Liga ZON Sagres, a Liga Europa e a Taça de Portugal numa questão de dias, ainda assim o Benfica mostrou atenção ao mercado e até ao momento operou a contratação de dez novas unidades.

Ainda assim, entre estas algumas delas iniciarão a sua etapa no Benfica B, onde encontrarão outras novidades no clube que ainda assim não deverão integrar as contas da equipa principal em termos imediatos. Analisemos caso a caso por ordem de importância:

1 -
Filip Djuričić - Será muito provavelmente o mais influente reforço da temporada 2013/2014 na Luz. Arrisco mesmo a dizer que mesmo perante uma temível concorrência será mesmo capaz de conquistar desde já um lugar na equipa titular, ainda que muito sinceramente, e a bem da fluidez do seu futebol, se venha a impor não como o exemplo escolhido por Jorge Jesus, que o apelida de ‘um Saviola’, mas sim como ‘um Aimar’, uma vez que se trata de um 10 capaz de valer ouro.

2 - Lazar Markovic – Qualidade não falta também a este jovem de 19 anos, que neste caso se trata de uma verdadeira incógnita em termos de posição mas que dentro do ramo das probabilidades deverá encontrar o seu espaço como segundo avançado, pelo que acentuará a concorrência para jogadores como o par de Rodrigos que se conhece no plantel benfiquista, o espanhol Moreno e o brasileiro Lima. Certamente que o ataque encarnado sairá beneficiado…

3 – Sílvio –
Recentemente confirmado na equipa, trata-se de um curioso caso no qual se trata de um reforço precioso em termos desportivos ao mesmo tempo que a nível de conjectura parece um negócio estranho de explicar, dado que poderá vir a valorizar-se… para o Atlético de Madrid. Ainda assim, no que ao campo diz respeito, consiste num internacional por Portugal completamente habilitado para competir com Maxi Pereira pela lateral direita e Lorenzo Melgarejo pela ala contrária.
 
4 - Lisandro Lopez – Acima de tudo a sua vinda transmite-se como um excelente ‘golpe’. A sua afirmação dependerá bastante da permanência (ou não) de Ezequiel Garay, mas para lá dessa questão parece garantido que El Negro ganhou um concorrente à sua altura, um substituto de qualidade indiscutível sempre que não possa dar o seu contributo ou até um sucessor com valor, detentor de garantias de internacional A pela Argentina.

5 - Miralem Sulejmani – Se Markovic pode ser visto como uma incógnita por não ser conhecida a sua posição, o seu caso também não difere pelo facto de ser capaz de evoluir tanto pela direita como pela esquerda, posições nas quais a concorrência é mais do que muita e de grande nível. Contudo, possui argumentos técnicos para conquistar o seu lugar e garantir um estatuto de estrela na senda dos craques que têm representado o clube.

6 - Steven Vitória – Apesar de este 6º lugar poder indicar uma importância relativa, essa questão poderá ser pouco mais do que virtual, uma vez que este defensor chega com a missão de render o capitão de equipa, Luisão, com exibições de referência. Tendo em conta que o Girafa começa a acusar sinais de veterania, quem pode impedir o ex-Estoril de sonhar com oportunidades maiores dentro da equipa titular?

7 - Stefan Mitrović – Apesar dos bons sinais que aparentemente vem deixando nos treinos de pré-temporada, dificilmente terá espaço para se impor, pelo menos para já – em princípio será uma das pedras basilares do Benfica B, sendo que para lá desse estatuto poderá também ganhar o estatuto de quarto central da primeira equipa caso Garay venha a abandonar o clube. Mais do que isso seria efectivamente uma surpresa…

8- Uroš Matić
– Pelo menos para já será somente conhecido como uma espécie de ‘Matic Junior’, ainda que possa ser capaz de deixar um impacto interessante em relação ao seu nome, pelo menos atendendo aos bons sinais que deixou na Eslováquia ao serviço do Kosice e ainda no período experimental que cumpriu ainda na temporada passada. Será um dos pontos de interesse da temporada do Benfica B, da qual poderá ascender caso confirme qualidade…

9 - Jorge Rojas – Deu muito boa conta de si no Mundial sub-20, mas como pedir que venha a conseguir espaço numa equipa que possui Nico Gaitán, Lazar Markovic, Ola John, Miralem Sulejmani, Eduardo Salvio e Urreta para a posição de extremo sem que nunca tenha sequer evoluído no futebol europeu? Perante esta evidência, o paraguaio terá o Benfica B como destino mais do que provável, podendo vir a ser uma das grandes surpresas dessa mesma equipa e conquistar oportunidades num futuro a longo prazo…

10 - Filip Marković –Entre todos os reforços será o menos conhecido e também o que menos expectativas parece gerar, principalmente por até ao momento pouco mais ter mostrado do que ser o irmão (mais velho, por sinal) de Lazar Markovic, sendo que o facto de na passada temporada ter estado cedido pelo Partizan ao seu satélite Teleoptik pode mesmo significar que se trata de um jogador curto para este tipo de exigências. No entanto, o tempo pode revelá-lo como surpresa…


Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário