quarta-feira, 24 de julho de 2013



TEMPO PARA APOSTAR NOS JOVENS

Jovens do Benfica B que mais qualidade mostraram seriam merecedores de nova oportunidade


Nas últimas semanas tenho defendido fortemente que o Benfica deveria optar por estabilizar uma equipa para que quando a época começar não existam indefinições desse género, mas por outro lado penso que estes jogos válidos pela Taça de Honra da AF Lisboa abriram espaço para jogadores que embora amanhã não joguem contra o Peñarol, em sequer frente a qualquer um dos adversários que os encarnados terão pela frente na sua digressão pelo Algarve, poderiam ter uma oportunidade de mostrar a sua utilidade.
Assim, e sabendo que isso será largamente improvável, posso ainda assim afirmar que gostava de ver jogadores até ao último fim-de-semana pouco conhecidos do universo benfiquista e que surpreenderam pela positiva a evoluir na primeira equipa muito em breve como Nelsinho, que poderia ter a sua oportunidade para se estabelecer como mais uma alternativa a Maxi Pereira, Sílvio e André Almeida na lateral direita, sabendo-se que alinha preferencialmente como médio.

Assim deve ser mantida a linha de pensamento a que se comece a encarar que como defesa central Roderick Miranda não seja inferior, pelo menos pelo que tem sido possível verificar, a Stefan Mitrovic, pelo que neste encontro poderia também jogar mais alguns minutos, sem se esquecer também o caso de Bruno Gaspar.

Uros Matic deixou pormenores de qualidade que valerão a pena rever
Não sendo também ele um lateral esquerdo de origem, o jovem Gaspar poderia alinhar alguns minutos numa posição na qual poderia estabelecer-se, até pela concorrência que encontra pela direita, e ainda porque Bruno Cortez ainda não 'assentou', Sílvio me parece uma opção de recurso para o lugar e Lorenzo Melgarejo está atrasado na sua pré-época, pelo que ainda não se encontra preparado para responder em pleno.

Para o meio-campo, os confrontos da Segunda Liga e mesmo em possíveis oportunidades em provas como a Taça da Liga poderia trazer a público mais duas opções para o futuro, a primeira delas com o polivalente sueco Victor Nilsson-Lindelof, que apesar de cumprir com sucesso várias posições parece possuir equilíbrio táctico e poder físico para se juntar a André Almeida como mais uma alternativa para o lugar de Nemanja Matic, que no futuro até poderia fazer dupla…com o seu irmão.

Menos conhecido e mais ofensivo, Uros Matic também deixou sinais muito interessantes, candidatando-se, quem sabe, a uma possível parceria com o seu irmão na intermediária dos encarnados, assim evolua como se espera no segundo escalão do futebol nacional, o que o poderá também tornar uma alternativa a uma posição bem preenchida por Enzo Perez, André Gomes e Rúben Amorim, o que poderá obrigar o jovem sérvio a esperar.

Continuando a análise sobre irmãos de craques, Filip Markovic mostrou ser pelo menos merecedor de um segundo olhar. Não sendo um extremo avassalador em termos atacantes como um Salvio, o sérvio mostrou ser um jogador esclarecido que no entanto deverá sofrer com o facto de o Benfica possuir um verdadeiro ‘superavit’ de futebolistas que evoluem na sua posição. Ainda assim, será um nome a ter em conta na jovem equipa encarnada…

Futebol nacional poderá beneficiar com o desenvolvimento destes jovens atletas

 
Outro jovem que com o andamento da época poderá começar a criar uma base de futuro será Rúben Pinto, que apesar de possuir a polivalência para evoluir nas alas deverá mesmo emergir na zona central com um estilo que curiosamente se assemelha cada vez mais à figura da época passada no Benfica B, Miguel Rosa. Não terá herdado a sua camisola por mera sorte, mas nos próximos meses estará tapado por Filip Djuricic, Lazar Markovic e Luis Fariña na primeira equipa.

Em terrenos mais adiantados, não comungo com a ‘onda’ que se criou em relação ao atacante Harramiz Soares, que acima de tudo necessita de tempo para crescer numa nova realidade depois de sucessivos anos a evoluir no quarto escalão do futebol nacional. Em alternativa, e a necessitar de atenção estará Sancidino Silva, um extremo dotado de muita técnica e velocidade, características às quais junta um faro de golo que se constatou na Fase Final do último Nacional de Juniores.

Em suma: oito promessas que contam com pouco ou nenhum espaço para crescer na primeira equipa do Benfica, é certo, mas que indiscutivelmente possuem qualidade para sonhar nas próximas épocas. Assim a aposta continue a surgir…



Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário