quarta-feira, 17 de julho de 2013

 



DESORGANIZAÇÃO, DESINTERESSE OU NECESSIDADE?

Causa estranheza o desinteresse do Sporting em relação à Taça de Honra da AF Lisboa


Parece estar a confirmar-se o que para muitos poderá ser o receio de que se poderá vir a assistir a um Benfica vs Sporting de certa forma desequilibrado já no próximo Sábado, fruto de uma inexplicável, ou pelo menos muito estranha, organização de calendário por parte do SCP.

Como já se calculava, por força do estágio no Canadá, os leões não levarão a sua melhor equipa, e Bruno de Carvalho confirmou mesmo que os atacantes Jeffren e Valentin Viola não viajaram com a comitiva para que possam disputar a Taça de Honra. Posto isto, a primeira e irónica reacção dos benfiquistas será a total ausência de medo.

Analisando os benefícios do estágio norte-americano, parece aconselhável perguntar se vale mesmo a pena desperdiçar a possibilidade de disputar um encontro particular perante um rival, nomeadamente o maior rival histórico, excelente para animar os adeptos, em prol de um período de estágio que antes do mencionado encontro frente às águias apenas terá um jogo contra um ‘hiper competitivo’ KW United? No mínimo estranho e certamente invulgar.

Poderá defender-se que os leões pouco ou nada beneficiarão
com a conquista daquela taça. Contudo, pergunta-se: o que ganham em estagiar no Canadá precisamente naqueles dias? Tendo em conta o nome dos envolvidos, certamente encheriam o estádio e animavam o público dos dois clubes. Preferível em termos competitivos que a equipa principal do Sporting jogue contra que oponente, com o KW United ou o Benfica?

Qualidade dos jovens do Sporting B garante que ainda assim se assistirá a um bom espectáculo

Responderão os defensores do estágio que os verde-e-brancos angariarão prestígio internacional, outros que o seu desejo passa mesmo por ver os jovens da formação a jogar contra o Benfica. Neste caso estou de acordo, parecendo no mínimo apetecível vislumbrar promessas como Iuri Medeiros, João Mário, Ricardo Esgaio e quem sabe João Palhinha frente aos encarnados, um bom adversário para a preparação desses jovens.
De facto, os jovens do Sporting B vão ter um excelente teste contra jogadores que actualmente estão acima do seu nível, e tenho a certeza de que alguns serão capazes de deixar vincada a sua qualidade, como Ricardo Esgaio, um valor indiscutível que já teria lugar em quase todos os clubes da Liga ZON Sagres.

Por seu turno, para a equipa principal não me parece bem a decisão tomada, dado que a pré-época serve precisamente para se jogar o máximo de jogos perante adversários que sirvam de real teste às capacidades da equipa. Em poucas palavras: quando podem defrontar um Benfica, os responsáveis do Sporting preferem jogar contra o Kitchener Waterloo...

Leões desperdiçam assim uma oportunidade de iniciar a época com um apetecível derby

Por outro lado, continua a estar garantida uma noite difícil para o Benfica, que terá de batalhar para chegar à vitória e certamente não encontrará facilidades uma vez que os jovens que representarão o Sporting darão a luta possível e procurarão mostrar-se. Contudo, continua a parecer mais aconselhável outra atitude por parte dos leões, que para sua defesa poderão, sem dúvida, alegar que estas datas e a marcação da sua pré-época estavam já delineadas.

No entanto, a marcação deste Torneio já foi agendada há alguns meses. Será que o SCP se conseguiu antecipar? Para além disso, viajará até ao Canadá para ganhar dinheiro e essa será a principal razão pela qual não apresenta a sua melhor equipa perante o seu velho rival ainda que esta análise seja completamente especulativa e por isso sujeita ao erro. De qualquer forma será evidente que qualquer adepto do futebol português desejaria assistir a um SCP vs SLB para iniciar a época…

Sem a primeira equipa leonina, ficará o jogo possível, e o Benfica terá pela frente o Sporting B, que tem uma das melhores equipas da Segunda Liga. Ainda assim, apostaria numa vitória normal e esperada por parte dos encarnados por uma margem nunca inferior aos dois golos de diferença que deverá ser conseguida pela maior experiência que pesará contra a vontade dos pequenos leões.

O brio, como se sabe, conta muito neste tipo de jogos, será de crer que as promessas do Sporting trabalhem bastante pelo resultado, mas não deverá ser suficiente para fazer face aos maiores argumentos das águias.

Texto
: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
Rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário