quarta-feira, 17 de julho de 2013




ENTREVISTA COM NICSON CASSAMÁ


Para além do acompanhamento ao futebol jovem português, dos restantes países europeus e continentes como a América do Sul, o Nova Academia de Talentos segue também com atenção, como se comprovou com artigos publicados num passado recente, o futebol africano, em especial os países de expressão portuguesa como a Guiné-Bissau.

Desse país chegam regularmente vários jovens jogadores com talento e é nele que se destaca no seu Campeonato Nacional o promissor Nicson Cassamá, o mais velho elemento de uma família que conta com jogadores ao serviço dos poderosos Sporting e Benfica e que aceitou conceder uma entrevista na qual revela indicações sobre a sua carreira e a intenção de seguir o exemplo dos seus familiares.

Já jogaste em Portugal? Nunca te convidaram, algum clube português, para vires jogar para cá?

Vives em Portugal? Sim, já. Estou na Guiné, nunca estive aí. O meu tio está em Portugal, disse que ia conversar com dirigentes do Marítimo, mas até agora nada me falou.

Se calhar precisa de tempo…

Sim, vou aguardar. Não me disse mais nada, não sei nada sobre isso.

Que idade tens?

Chamo-me Nicson Pedro Soares Cassamá, tenho 21 anos, penso que estou a perder muito tempo aqui na Guiné…

Concordo contigo, mas por exemplo se o Marítimo se confirmasse ainda irias bem a tempo de ter uma boa carreira, tem a equipa B para te preparares, por exemplo.


Sim, estou à espera de algo, não sei se o meu tio já falou com os dirigentes do Marítimo.

Talvez até ao fim do Verão já estejas por cá. Jogas em que posições?
Deus te oiça… Jogo como ponta-de-lança ou defesa central.

É engraçado, serem posições tão diferentes. Sentes-te igualmente bem nessas duas posições?

Sim, é igual.

E agora como vão as coisas? Esperas mudar de clube? Estás a jogar agora?

Sim, está tudo a correr bem, jogo no UDIB Bissau.

Vários jogadores já saíram desse clube para jogar aqui em Portugal...

Sim, é verdade.

Estás a pensar ficar aí por muito tempo? Ou tens ofertas aqui da Europa?

De momento não me apareceu nenhum convite.

Estás a jogar o Campeonato Nacional da Guiné?

Sim.

Quantos jogos fizeste e quantos golos marcaste esta época até ao momento?

Num total de 18 jogos, joguei 12, no resto estava lesionado, marquei 5 golos em 7 jogos como defesa central e outros 5 como ponta-de-lança.

E na época anterior? Já estavas no UDIB?

Só joguei uma época na equipa juvenil do Sporting de Bissau, o resto da minha carreira só na UDIB.

Começaste a carreira no Sporting de Bissau?

Sim.

Quando saíste para a UDIB, tinhas outros clubes interessados em ti?

Sim, o Bula FC, da terra do meu pai, e o Ténis Clube da Guiné-Bissau.

Já ouvi falar também do segundo abes se algum clube se interessou em ti na época passada?

Sim, o Sporting de Bissau, o Paulo Torres falava comigo recentemente, mas eu estava lesionado.

Já alguma vez representaste a selecção da Guiné-Bissau? As equipas jovens, talvez?

Não, só representei a Selecção do Sector Autónomo de Bissau.

Tens contrato profissional com a UDIB?

Sabes, o campeonato da Guiné-Bissau não é profissional, é amador. Agora estou livre, posso jogar em qualquer clube.

Tens alguma alcunha quando jogas? Ou és só Nicson? Nicson Cassamá talvez?

Bebexto e Jardel, este é o nome que o meu treinador, Sidico Keita Ncona, me chamava - Mário Jardel.

Tens o apelido Cassamá. Aqui em Portugal há dois, o Moreto Cassamá do Sporting e o Eliseu Cassamá do Benfica. Não és da família de nenhum deles, ou és?

Sou sim, o Eliseu é primo do meu pai, o Moreto é meu primo, o pai do Moreto é primo do Eliseu.
Estará o próximo Cassamá a chegar a Portugal? Nunca se sabe. Apenas sabemos que existem talentos puros na Guiné-Bissau, e apesar de tardar em obter uma oportunidade, Nicson trata-se de um dos bons valores do Campeonato do seu país.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário