quinta-feira, 25 de julho de 2013






ESQUERDA RESOLVE-SE DE FORMA CORTEZ

Entre as opções para a lateral esquerda do Benfica, Bruno Cortez parece realmente a mais adequada

Entre as posições mais carenciadas do plantel do Benfica desde o final da última temporada, a lateral esquerda surgia como hipótese mais premente, não só pelo facto de nos últimos anos, e apenas com a descoberta de Fábio Coentrão pelo meio, ter sido o foco das maiores preocupações dos seus responsáveis e adeptos, como também por até há pouco tempo apenas possuir um nome credível para o posto, o habitual titular da época passada, o adaptado Lorenzo Melgarejo.

Assim, para competir com Melgarejo vários nomes se perfilam no plantel benfiquista, encontrando-se várias diferenças entre todos estes atletas. Já se conhecem os escolhidos para os últimos jogos, mas ainda assim parece adequada uma selecção entre os esquerdinos apresentados no clube nas últimas semanas:

BRUNO CORTEZ – Em poucas horas foi anunciado como a escolha primordial por parte das águias e uma mais-valia que assim se tornou reforço. À primeira vista, mesmo com os problemas que tem sentido no Brasil, concordo com a escolha, principalmente pelo que mostrou nas últimas três épocas, nas quais suscitou o interesse de vários ‘tubarões’ europeus. Tendo em conta que a questão que o apoquentava no São Paulo pode ser complexa, concluo que não terá regredido em termos de qualidade…

LORENZO MELGAREJO – Foi o jogador mais utilizado na época passada nesta posição, o que lhe valeu, numa opção acertada, um lugar no plantel. Depois de ter vencido a concorrência de Luisinho, terá agora de lidar com a chegada de Bruno Cortez, que neste momento leva vantagem sobre o paraguaio pelo facto de se tratar de um lateral de raiz e ainda por ter iniciado mais cedo a sua pré-temporada, pelo que se encontra numa melhor condição física.

SÍLVIO – Tal como Bruno Cortez, assinou mesmo com o Benfica, também num acordo de empréstimo por uma temporada, com a particularidade de também a sua contratação ter sido apontada ao lugar de lateral esquerdo. Analisando a sua carreira, verificar-se-á que a sua ‘luta’ será pela direita com jogadores como Maxi Pereira, André Almeida e João Cancelo, mas será um ‘outsider’ que ameaça desde já roubar minutos a Cortez e Melgarejo. 

ANDRÉ ALMEIDA – Terminou a época passada como titular nesta posição, o que se trata de um excelente indicador. Porém, esta época terá responsabilidades acrescidas, e para mais em duas posições, surgindo como o mais que provável ‘12º jogador’ dos encarnados pelo facto de constituir opção para a lateral direita, competindo com Sílvio e Maxi Pereira, e para o centro do terreno, assumindo-se como a alternativa imediata a Nemanja Matic.

BRUNO GASPAR – Poderá constituir a grande surpresa da equipa do Benfica B, na qual poderá aproveitar o facto de se encontrar tapado na sua posição original, lateral direito, por futebolistas como João Cancelo, Victor Nilsson-Lindelof e Nelsinho para ganhar um posto na lateral contrária, no qual ainda terá de concorrer com Gianni Rodriguez e o ainda júnior Pedro Rebocho mas ainda assim pode perspectivar o sucesso face à boa resposta que deixou na disputa da Taça de Honra da AF Lisboa.


Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário