sábado, 20 de julho de 2013




CONSELHOS TRAEM BRUMA E OBLAK

Jan Oblak e Bruma serão mais tarde ou mais cedo traídos pelos maus conselhos que recebem

Que ideia se deve retirar dos casos Bruma e Oblak: em suma, trata-se do exemplo no qual dois miúdos não sabem ainda estar em futebol, em especial o primeiro, que seria de longe o melhor jogador do Sporting e parece preferir andar ‘fugido’ como se de um renegado se tratasse.

No que concerne ao segundo, este possui todas as condições para ser o guarda-redes titular do Benfica, mas prefere permanecer pela sua terra a treinar em solitário, quem sabe se para ir para um entre tantos clubes balcânicos que o pretendem. Como se costuma dizer, dá Deus nozes a quem não tem dentes...

Voltando a Bruma, muitos poderão questionar a sua inteligência face a ter no Sporting a utilização que faltou a Oblak na Luz, onde, convenhamos, Jorge Jesus não apostou nas suas capacidades, pelo que o extremo se trata de um jogador que, numa ideia geral, não terá tido o justo reconhecimento por tudo o que o Sporting lhe proporcionou, contrariamente ao que se verificou no caso de Eric Dier, que consiste num jogador completamente reconhecido ao clube que o criou.

Enquanto Dier está agradecido ao SCP, no que diz respeito a Oblak, tanto benfiquistas como rivais como adeptos neutros estarão de acordo quando se afirma que detinha capacidades para se tornar um jogador com um futuro bastante risonho no clube da águia, mas visivelmente não o quer fazer, abrindo como única opção ao Benfica a disposição de apostar em outro jogador que possa ocupar o seu lugar e possivelmente receber bem menos do que o esloveno aufere.

Em defesa do guarda-redes pode admitir-se que Oblak nunca teve uma real oportunidade no Benfica, principalmente quando esperaria que no ano passado pudesse permanecer no plantel, acabando preterido pela contratação de Paulo Lopes para suplente quando as águias poderiam ter ficado com o jovem guardião que será um guarda-redes superior ao veterano português, que agora beneficiará do facto de Oblak este ano nem sequer ter querido esperar por uma oportunidade.

Situações complicadas de ambos os jogadores foi permitida pelos próprios

A meu ver, e pelo que vejo segundo também a opinião de muitos, apenas terá faltado alguma humildade ao guardião, que provavelmente se tivesse integrado os trabalhos da equipa seria capaz de tirar desde já o lugar que tem sido pertença de Artur Moraes, até porque de resto é bem superior a Paulo Lopes, um outro tipo de jogador com o qual nem sequer deve ser comparado.

Muitos questionam essa atitude por parte do Benfica, não compreendendo a preferência, se Oblak é na realidade superior a Paulo Lopes qual a razão para os encarnados terem preferido ir buscar o segundo na época passada ao invés de ter ficado desde logo com Oblak. Por tudo isto, o caso do guarda-redes e do extremo são muito parecidos… mas por outro lado bem diferentes, mais ainda quando não parece aconselhável comentar tanto um caso como o outro como certezas absolutas.

Isso é certo - não sabemos o que se passa realmente no interior dos clubes. No que se conhece do caso Bruma, podem ser tidas em conta duas interpretações, a primeira de que o atacante não valoriza o Sporting como clube pelo que apostou nas suas capacidades, e a segunda que será o Sporting quem também não se encontra completamente interessado na sua continuidade uma vez que boa parte da iniciativa nas negociações… partiu do próprio jogador.

Recorde-se que Bruma inclusivamente rescindiu com o seu empresário para facilitar as negociações e mesmo assim o Sporting não deu o passo definitivo, terá facilitado e provavelmente não esperaria que o jogador reagisse da forma como reagiu e por isso só terão tido aquilo que colheram.

Regressando ao caso entre Benfica e Oblak, a história é outra, na qual também não é certo o que realmente se passou mas será de compreender que o jovem pretendia mais oportunidades e terá previsto de antemão que não as iria ter, o que ainda assim não o ilibará de críticas, pois poderia pelo menos ter esperado para saber se realmente seria integrado no plantel e depois sim, tomar uma decisão, até porque claramente tinhas as suas hipóteses de ficar.

Boa parte dos especialistas considera mesmo que Oblak tiraria o lugar a Artur. Assim sendo, não parece exagerado afirmar que tanto no seu caso como no outro de Bruma, a origem é mais do que simples, ambos estão a ser mal informados e seduzidos por dinheiros que podem provir de outros clubes.

Uma vez mais o problema está nos empresários, que não defendem os superiores interesses dos atletas

De qualquer forma, no seu caso o Benfica acabou por não falhar com Oblak, pois na época passada as suas hipóteses de jogar eram praticamente nulas pelo facto de Artur ser a aposta, e o certo é que o empréstimo ao Rio Ave apenas o valorizou, dado que fez uma grande época e foi um dos melhores guarda-redes da Liga. Não parece o comportamento de quem maltrata um jogador...

Quem sabe para o esloveno não teria bastado só aproveitar a oportunidade de fazer a pré-época e mostrar que é melhor e que seria capaz de agarrar o lugar de guarda-redes principal, o que agora não passará de uma previsão como outra qualquer, sem dúvida devido aos maus conselhos dados pelos empresários que não se interessam com o futuro dos jogadores que representam e neste caso não colocaram o potencial de Oblak em primeiro lugar.

Provam estes casos que a maior parte dos empresários apenas pretende saber de si próprios e especialmente dos seus rendimentos, os jogadores são uma espécie de ‘mercadoria’ que cada vez menos é devidamente defendida, verificando-se que os interesses dos jogadores não são respeitados de uma forma deplorável por um empresário que deveria, por uma questão ética, tentar tratar do futuro do jogador que representa e procurar colocá-lo num clube que lhe proporcione a melhor vida possível.

Tanto a nível familiar como em termos desportivos, o melhor deve ser oferecido ao jogador por parte do agente, mas tal não se vê hoje em dia. A despreocupação pessoal parece personificada em empresários como Pini Zahavi, que parece representar nessa vertente o pior que pode ser visto em futebol, pertencendo ao grupo daqueles que pouco se importam com a reacção dos clubes em caso de litígio ou se estará a lançar os seus jogadores às ‘feras’ com os seus conselhos.

Sim, Zahavi trata-se de um negociador nato… mas mais um entre os agentes que trabalham sem escrúpulos - gente que ainda controla o futebol enquanto alguns jogadores o permitirem. Bruma e Oblak são dois deles.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário