segunda-feira, 9 de setembro de 2013




ENTREVISTA COM TIAGO NEVES

Prestações de Tiago Neves levaram-no a juntar-se aos Juniores do Sporting de Braga

Nas últimas épocas os adeptos do futebol de formação nacional tiveram a oportunidade de se cruzar algumas vezes com um jovem atleta que tornou um costume seguir os seus jogos pela sua regularidade tanto quando representava o Benfica como especialmente quando esteve em Sacavém ao serviço do clube representativo dessa cidade, o Sacavenense, pelo qual impressionou na época passada em encontros como aqueles que o colocaram perante os ‘grandes’.

Entre vários encontros, Tiago Neves, de 16 anos, deixou traços da sua qualidade na partida disputada ainda na 1ª volta do último Nacional de Juvenis contra o Benfica, no qual teve o apoio do também ex-Benfica e dono da camisola 24, o guarda-redes Pedro Gonçalves, e ainda do central e camisola 3 João Rodrigues foi capaz de segurar uma equipa que meses depois haveria de se sagrar campeã nacional.


Percebeu-se nesse tipo de momentos que o número 2 de Tiago poderá mesmo vir a dar que falar, o que justifica a atenção do NOVA ACADEMIA DE TALENTOS, que dialogou com o jovem jogador numa entrevista que visa apresentar e valorizar a sua carreira até ao momento.

Como é que correram as coisas em Sacavém? Tudo bem?

Foi tudo óptimo, obrigado.

Fico muito contente com isso, sempre te achei bom jogador. A ideia passava por continuar por lá ou tinhas mais alguma coisa em vista? Tiveste outros convites ou algo do género?

Vou ser sincero, gosto muito do Sacavenense, mas para quem quer ser alguém no futebol o Sacavenense não chega para isso, algumas coisas em vista não tinha…

Moro perto de Sacavém, conheço bem a realidade, é difícil um jogador poder ser profissional jogando no Sacavenense, infelizmente...

Sim é verdade, mas em termos de formação é das melhores de Lisboa e do país. Nestes últimos anos provou isso mesmo, com os escalões todos ou quase todos nos Nacionais.

Tem uma formação excelente, não me admirava nada que este ano surpreendesse ainda mais… Por exemplo, a vossa equipa teve potencial para chegar bem longe no Campeonato Nacional…


Pois tem, mas também fomos logo calhar numa Série onde estava Benfica e Sporting e onde só passam duas equipas e digamos a verdade! Um sporting ou um Benfica não ir à 2º fase para poder ir um Sacavenense é complicado… e isso notou-se todos os jogos com os árbitros a partir de dada altura.

Pois, era quase um escândalo essas equipas não passarem, mas não me surpreendia assim tanto, especialmente com o Benfica, que se sagrou campeão nacional, vocês mostraram em vários momentos que não são inferiores...


Pois, por isso mesmo…

Nunca se sabe, mas o que é verdade é que vocês chegaram mesmo a assustar (risos). No que dependeu de mim assisti ao maior número de jogos vossos possível, e o jogo em casa com o Sporting foi para não perder de certeza.

Isso trouxe lá muita gente (risos), podia decidir algum lugar.

No jogo contra o Benfica ainda te vi, mas estava alguma confusão, acho que o Bernardo e o Rafael Lopes não se deram lá muito bem…

Pois não (risos).


Curioso depois ter sido ele a fazer a assistência contra o Sporting... está vingado.

Pois, e ainda bem.

O Sporting foi dos vossos últimos jogos da 1ªvolta, se não me engano.

Sim, foi o penúltimo.

Como caracterizas o trabalho no Braga até ao momento? Muito exigente?

Tenho treinos às 16 e de manhã ginásio, ainda não sou profissional, sonho com isso e luto todos os dias para que isso aconteça, o Braga já é um grande de Portugal, logo tem que exigir dos seus jogadores o máximo a cada dia, pois os objetivos traçados são sempre a vitória.

Voltando mais atrás, começaste a jogar em que clube?

Comecei no Odivelas FC com 7 anos, idade essa com a qual não podia competir ainda, apenas treinava, depois fiz uma época a competir apenas.

Ainda te vi jogar no Odivelas antes de ires para o Benfica. Foste directo para lá, não foi?

Foi isso mesmo.

E na altura só tinhas essa possibilidade? Ou tinhas outras propostas?

Até ao momento em que assinei só havia mesmo o Benfica interessado, mas o Sporting mostrou-se interessado depois, mas já tinha assinado e não voltaria atrás por nada, o Benfica é o clube do meu coração e para uma criança de 8 anos isso tem muita importância.

E depois do Benfica acabaste por sair para o Sacavenense... Nessa altura mais alguém chegou a falar contigo?

Em concreto não, mas geralmente um jogador que sai de um clube como o Benfica tem lugar em clubes ditos mais "pequenos" com mais facilidade, mas não recebi nada além da proposta do mister Luís Nunes do Sacavenense.

E agora nesta época, na altura em que te surgiu o Braga, mais algum clube concorreu pela tua contratação?

Em concreto também não, só mesmo o Sporting de Braga, falava-se do Sporting, FC Porto, Nacional da Madeira, mas isso são apenas especulações, pois realmente só surgiu a proposta do Sp. Braga.

Que ligação tens com o Braga? Tens algum contrato, de formação ou profissional?

Sim , tenho contrato de formação com duração de 2 anos.

Sempre te vi jogar como lateral direito. Que posições podes cumprir em campo?

Eu no ano passado no Sacavenense pouco joguei como lateral, joguei quase a época toda como médio interior, até mesmo como número 10 e número 6, mas as duas posições onde me sinto muito bem a jogar é como lateral e defesa central.

Como tem sido a tua situação nas selecções jovens? Já foste contactado por alguma?

Nunca fui chamado à Selecção Nacional, nem anteriormente à de Lisboa.

De resto, tens alguma alcunha em campo ou és mesmo só Tiago?

Aqui não, mas no Sacavenense era chamado pelo Lulas.

Aí subiste de estatuto (risos)…

Não, mas foi uma brincadeira, num jogo com o Sporting e a partir fui o "Lulas".

Então, marcaste tão em cima que parecia que tinhas tentáculos? Essa ainda não percebi…


Não (risos), o jogador do Sporting estava de 1 para 1 comigo e eu tirei-lhe a bola e quando o fiz disse "queres é lulas" e o corte foi feito ao pé do nosso banco e ouviram isso, a partir desse dia fui o "Lulas’.

Essa é daquelas que o pessoal diz quando joga com os amigos, imagino a cara do teu adversário…

Não sei se ele ouviu, dentro do campo é normal.



Foi assim dessa forma descontraída que Tiago Filipe Alves Silva Neves, que fez uma muito boa época na época desportiva passada, terminou esta entrevista bem merecida pela forma como se destacou nos vários jogos acompanhados pelo NOVA ACADEMIA DE TALENTOS, que prevê a Tiago Neves um futuro bastante risonho depois de ter reforçado os Juniores do Sp.Braga.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário