quarta-feira, 11 de setembro de 2013





GOMES E ALMEIDA ENTRE EQUIPAS

André Gomes e André Almeida não têm tido espaço na equipa principal do Benfica

Num plantel tão vasto e dotado em termos de opções como o do Benfica, alguns jogadores teriam de padecer do problema do excesso de opções e da subsequente falta de oportunidades, uma situação que afecta para já a progressão dos dois jovens talentos portugueses André Almeida e André Gomes na primeira equipa dos encarnados.

Apesar de essa situação não ser a mais aconselhável e até a mais desejada pelos dois atletas, os encarnados encontraram para já uma solução para os dois atletas ao colocá-los a rodar na sua segunda equipa, o Benfica B, tendo alinhado como titulares na deslocação ao terreno do Penafiel.

Actualmente ambos encontram-se à procura da sua oportunidade


Como seria de esperar, os dois Andrés destacaram-se na partida, contribuindo para o empate conquistado pelo conjunto formado pelas maiores promessas encarnadas e ainda alguns elementos ligados à primeira equipa que para já não dispõem de espaço de manobra como é o caso desta dupla, devendo realçar-se o movimento que permitiu a André Gomes marcar o único golo benfiquista perante aquele que é já visto como um dos maiores candidatos à subida à Liga ZON Sagres.

Fica o elogio à prestação de Almeida e Gomes. Por outro lado, parece-me algo de normal e mesmo expectável tendo em conta a valia dos dois atletas que nesta fase da sua carreira vivem uma situação invulgar que consiste no facto de se encontrarem ‘entalados’ entre duas equipas – à entrada da primeira equipa, para a qual se candidatam a um lugar pela sua indiscutível qualidade, e qualitativamente bem acima da segunda que por ora representam.

Tal como disse anteriormente, considero o caso de André Almeida o mais flagrante dos dois tendo em conta que nesta fase nenhuma das laterais defensivas no plantel principal do Benfica possui ocupantes em melhor situação física, anímica e desportiva, uma vez que Maxi Pereira se encontra distante do seu melhor momento, Bruno Cortez parece necessitar de mais trabalho até assumir um lugar e Guilherme Siqueira é para já um recém-chegado.

Almeida e Gomes têm rodado na Segunda Liga à espera de uma chamada de Jesus

Por seu turno, e apesar da sua indiscutível qualidade que o levou mesmo a já ter feito parte de uma convocatória da Selecção Nacional, André Gomes possui maior juventude, está ainda a crescer e a desenvolver-se como jogador e vai ganhando o seu espaço na Selecção Nacional sub-21. Com isto, tem direito a ainda mais tempo para progredir, e poderá mesmo ter nestas oportunidades no Benfica B bons testes para cativar a atenção de Jorge Jesus.

Por fim, quem sai beneficiado é mesmo o Benfica e a própria equipa B, que ganha dois reforços de luxo. Ainda assim, convém aos responsáveis encarnados não esquecerem que tanto André Almeida como André Gomes são dois jogadores de Selecção e por isso merecem jogar na primeira equipa.   

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário