domingo, 9 de junho de 2013





COMO MENOSPREZAR ASSAIDI?

Tendo em conta as dificuldades do Sporting, menosprezar Oussama Assaidi parece incompreensível

Continua a decorrer a ‘silly season’, sempre tão recheada de especulações e inundada de novos jogadores para os clubes mais representativos. Curiosamente, para além de aumentar o ‘hype’ sobre os jogadores, como é habitual e até compreensível, desta feita parece estar também a aumentar o ‘hype’ dos clubes.

Apenas poderá ser esse o caso do Sporting, que numa temporada na qual apenas terá de pensar humildemente no reforço do seu plantel e aceitar como fonte de motivação que se encontra bastante atrás dos seus rivais de há muito tempo, Benfica e Sporting, continua a ser rodeado por adeptos e ‘conselheiros’ que roçam mesmo a idiotice e continuam a menosprezar alguns dos alvos de mercado dos leões, encontrando-se o caso mais evidente em Oussama Assaidi.

O nome deste extremo marroquino foi referido de forma recente como ‘moeda de troca’ pela cada vez mais certa transferência de Tiago Ilori, esperando-se uma reacção positiva, tendo em conta que se trata de uma possível unidade criativa e um internacional por Marrocos que vale a pena explorar. Puro engano: houve quem comentasse este jogador como ‘refugo’ do Liverpool e mesmo garantisse nem sequer conhecer este jogador.

Pois bem, cá vai: conhecendo este jogador desde há várias épocas na Holanda e principalmente conhecendo o plantel do Sporting, estou certo de que a opinião destes ‘analistas’ que chegam mesmo a avançar que seria mais rentável receber jovens oriundos do plantel de Reservas dos ‘reds’, como se o Sporting não tivesse já os seus jovens prontos a explodir, não poderia ser mais errada – caso assine pelos leões, Assaidi será um provável titular.

Oferta do marroquino parece ainda mais aliciante tendo em conta que Tiago Ilori se encontra em fim de contrato

Será bom criticar um jogador com qualidade para alcançar a titularidade? Não, parece-me até estranho. Mais, sem desrespeito para com o Sporting, quem poderia ver este negócio como um ‘passo atrás’ poderia ser… Assaidi, que deixaria um clube com ambições como o Liverpool para assinar por um clube que alinha numa Liga menos importante do que a Premier League e que nem sequer o poderá valorizar internacionalmente visto que não se encontra sequer apurado para as provas europeias.

Caso existisse alguma ‘frescura de mente’, claramente todos achariam esta proposta do Liverpool por Ilori fabulosa, a todos os níveis, a começar pela verba envolvida, cerca de 4,5 milhões de euros por um futebolista que terminará contrato dentro de um ano, passando pelo facto de receber um jogador já tarimbado em duas Ligas internacionais de monta como a Eredivisie e a Premiership com apenas 24 anos, como Assaidi, e ainda pelo próprio Ilori.

Será de assinalar a naturalidade e prontidão com que o central se assumiu como titular em Alvalade. No entanto, não será um exagero considerar que tal não seria assim tão difícil tendo em conta que as alternativas eram poucas ou mesmo inexistentes (Xandão partiu, Boulahrouz foi um claro ‘erro de casting’, Pedro Mendes foi afastado da equipa por questões processuais e Fabrice Fokobo actua originalmente como médio defensivo).

Comparado a todos os extremos do Sporting, Assaidi apenas teria um estatuto menor do que o de Bruma

Apesar do potencial que lhe é, e justamente, apontado, Tiago Ilori trata-se de um futebolista com algumas imperfeições, sendo que a maior de todas elas se descortina no aspecto mental, mais precisamente nas recorrentes desconcentrações que se traduzem em erros individuais, um aspecto que deve melhorar mas que não torna certa a sua afirmação numa Liga exigente como a Premier League. Como dizer não a uma oferta desta monta?

Deixando Ilori e voltando a Assaidi penso ser evidente que o marroquino encaixaria muito bem no leque de extremos em Alvalade, até porque é capaz de evoluir sobre qualquer uma das faixas, pelo que juntaria a Bruma, este um indiscutível.

A partir daí, o leão possui nas suas fileiras Diego Capel, um canhoto que poderá ser negociado, André Carrillo, um talento que tarda em ‘rebentar’, Jeffren Suarez, um talento inconstante, e o regressado Diogo Salomão, que perderá sob todos os aspectos numa comparação com Assaidi.

Depois, existe ainda Ricardo Esgaio, que apesar da qualidade indiscutível que possui apenas teria a ganhar com um empréstimo num clube de Liga, assim como Wilson Eduardo e Valentin Viola, que poderão constituir opção para o eixo do ataque. Analisadas todas as alternativas para as alas ofensivas do Sporting, alguém se atreveria a recusar o atleta do Liverpool? Só mesmo quem não quer ver.

Texto: Rafael Batista Reis.
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos
rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário