quinta-feira, 6 de junho de 2013





MATEUS GUIA PALANCA EM RENOVAÇÃO

Angola renova-se rumo ao Mundial 2014 com Mateus como principal líder em campo

Mais de sete anos depois de ter participado de forma inédita numa fase final de um Mundial, Angola parece agora deter as condições desportivas e futebolísticas para almejar a repetição desse feito, parecendo estar a aprender com erros passados e cada vez mais estar a ‘beber’ da inspiração e maior preparação dos seus futebolistas a actuar na Europa, devendo destacar-se um deles entre todos os que já dão o seu contributo aos Palancas.

Entre todos os talentos que já rodam na Europa, Angola deverá confiar a Mateus o seu papel de líder em campo, sustentando-se na sua experiência futebolística, angariada no futebol português nos clubes que representou e em especial no conjunto no qual ainda evolui, o Nacional da Madeira, e ainda pela sua versatilidade em terrenos mais adiantados.

Criativo tem sido uma das figuras angolanas nas últimas CAN

Dependendo da forma como o seu oponente defende, Angola poderá vir a utilizar Mateus como o seu ‘playmaker’, colocado ao meio sobre a posição 10, ou ainda descaído sobre uma ala, parecendo mais habilitado a alinhar na ala direita, tendo nestas posições sido no passado uma das figuras da equipa angolana nas mais exigentes competições, neste caso as CAN.

Se há dois anos Mateus Galiano dividiu o protagonismo com o ponta-de-lança Manucho Gonçalves, na edição deste ano a influência do jogador foi por demais evidente, especialmente por ter sido evidente um forte desgaste colectivo e táctico numa equipa à qual parecia urgir uma renovação.

Mateus será neste momento o jogador futebolisticamente mais competitivo nos Palancas

Depois do fraco CAN realizado, Angola terá iniciado um caminho de mudança, indicado pelo seu próprio povo e alguns empresários, observadores e especialistas de qualidade, trabalhando no sentido de trazer mais-valias de qualidade para a sua equipa, sabendo-se que os avançados Igor Vetokele e Wilson Eduardo e ainda o extremo Dolly Menga serão os próximos ‘reforços’ para a linha da frente dos Palancas Negras.

Ora, e caso se confirme a primeira internacionalização A de Vetokele, que para já representa a Bélgica no Torneio de Toulon, Wilson, um internacional sub-21 por Portugal, e Menga, que se encontra entre os 150 melhores atletas em idade sub-20 no futebol mundial, Mateus será mesmo o elemento experiente que falta à equipa angolana para que venha a ter um quarteto atacante ao nível das melhores africanas. Assim sendo, porque não chegar ao Mundial?


Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R. (Notícias do Futebol)
Nova Academia de Talentos
Rafaelreis.rbr@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário