segunda-feira, 3 de junho de 2013




MATIC, O MELHOR DA LIGA


Melhor jogador da última edição da Liga Zon Sagres terá sido Nemanja Matic

Terminada a época em Portugal, e numa altura em que se vive a habitual ‘silly season’ que se conhece sempre que o mercado se aproxima, parece também tempo para se realizar um balanço da temporada a nível individual, sendo que o detentor daquele que terá sido o melhor jogador da última edição da Liga Zon Sagres será mesmo o Benfica.

Como melhor jogador na Liga e provavelmente o mais valorizado jogador dentro do mercado em todo o plantel, os encarnados terão Nemanja Matic, que se distinguiu perante todos os outros, incluindo aquele que por muitos tem sido apontado como o melhor em termos individuais, o portista Jackson Martinez, que conquistou a Bota de Prata.

Única pessoa a não se ter rendido ao médio será mesmo… o seu seleccionador

No entanto, para além dos muitos golos marcados, parece difícil encontrar uma explicação para que se possa considerar o colombiano o melhor do último campeonato até porque, convenhamos, depois de uma entrada alucinante na competição a perda de gás, o desgaste acumulado e a desinspiração prejudicaram claramente a sua segunda metade de época.
Pelo contrário, Matic não cedeu a qualquer pressão ou desgaste e manteve um nível competitivo elevadíssimo, ao nível do melhor que existe na Europa na sua posição, podendo dizer-se que a única personalidade desportiva que não se rendeu à qualidade foi mesmo Sinisa Mihajlovic, que teima em não convocar o médio para representar o seu país, a Sérvia.

Desconheço se a Liga Zon Sagres será transmitida nos Balcãs; de qualquer forma, isso não servirá de desculpa, uma vez que nesse país certamente se assistirão aos encontros da Liga dos Campeões e da Liga Europa, nos quais Matic brilhou a grande altura numa época na qual de repente, sem que ninguém o esperasse, se tornou fundamental para o Benfica por assumir o lugar antes entregue a Javi García e tornar-se praticamente na única opção para a posição 6.
 
Qualidade do sérvio sobrepôs-se ao fatídico fim de época para o Benfica
Desde o primeiro momento da época até ao último, nunca Matic acusou a pressão – pelo contrário. Mesmo quando as decisões eram importantes e os adversários exigentes, o sérvio assumiu constantemente as funções de figura da equipa e um misto de primeiro organizador de jogo e um exímio recuperador de bolas, especialmente nos encontros de maior grau de exigência, independentemente dos resultados colectivos.

A inteligência de Nemanja Matic estendeu-se mesmo aos momentos de maior desgaste, nos quais se soube poupar sem que o seu jogo perdesse eficácia, em especial os seus passes longos e as suas incursões com a bola jogável que tantos aplausos mereceu por parte da crítica. Pela regularidade que mostrou, o balcânico foi bem mais determinante do que Jackson. Não se deve esquecer que os golos permitem obter vitórias, mas são jogadores como Matic que equilibram toda uma equipa.

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário