terça-feira, 4 de junho de 2013





 
UM OSCAR PARA ABRILHANTAR O REGRESSO DE MOU


Stamford Bridge será o palco de uma valorização de plantel ao estilo de José Mourinho


Tal como os títulos, em cada passagem de José Mourinho se encontra um ponto em comum que se situa na criação e desenvolvimento de pelo menos um jogador de topo, futuro candidato à Bola de Ouro, uma situação que voltará a acontecer nesta sua ‘second life’ em Stamford Bridge.

Contudo, boa parte da crítica parece estar a mostrar-se desatenta e parece estar a apostar no ‘cavalo errado’. Com o devido respeito por tudo o que conseguiu mostrar esta época, não creio que Juan Mata possa atingir um nível muito superior ao que tem conseguido uma vez que a sua margem de progressão é inferior à de vários dos seus companheiros, com destaque para aquele que, esse sim, poderá vir a ser o maior projecto futebolístico deste retorno de Mou.

Mourinho terá em Oscar o seu maior projecto de jogador de topo no Chelsea

Habilitador de grandes estrelas, Mourinho poderá retirar um rendimento imenso de um dos talentos puros que mais tem impressionado o futebol internacional – o brasileiro Oscar, que brilhou a grande altura na sua primeira época num meio bem diferente daquele a que estava habituado, o futebol europeu, e desde logo conquistou a titularidade e um título internacional como a Liga Europa.

Para além da capacidade técnica, é no aspecto mental que o criativo brasileiro mais parece habilitado a ser o próximo ‘protegido de Mourinho’, tendo-o provado já por imensas ocasiões apesar da sua ainda visível juventude, ainda antes de chegar ao Velho Continente, encontrando-se um dos casos mais flagrantes na conquista do Mundial sub-20, prova na qual se destacou ainda mais do que aquele que na altura foi escolhido como estrela da competição, o avançado Henrique.

Depois de ter criado polémica no Brasil,  o criativo convence tudo e todos na Europa

Hoje, Henrique ainda não brilha na Europa, Oscar conquista a atenção de tudo e todos, tendo começado a criar a sua marca na final do Mundial ao apontar o hat-trick que impediu que Portugal pudesse conquistar mais um título mundial no escalão de sub-20 pouco depois de ter sido protagonista de uma enorme polémica entre São Paulo e Internacional pelo seu concurso.

Depois de muita celeuma, recurso aos tribunais e vários meses sem poder jogar, Oscar não se desmotivou, surgindo mais forte ao serviço do clube de Porto Alegre para brilhar no Brasileirão e acima de tudo na Copa Libertadores e na Recopa Sul-Americana, provas nas quais convenceu os ‘blues’ de que valia a pena investir forte na sua contratação. Valeu a pena, por completo, e certamente valerá mais depois de passar pelas ‘mãos de Midas’ de José Mourinho, que irá colocar mais uma estrela no firmamento…

Texto: Rafael Batista Reis
Imagem: D.R.
Nova Academia de Talentos

Sem comentários:

Enviar um comentário